Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

As duas falacias da religiao do homem - Mario Persona

As duas falácias da religião do homem - Mario Persona
http://files.3minutos.net/2-falacias-da-religiao-do-homem.mp3


Youtube: https://youtu.be/MFdtUou_VXE

As duas falácias da religião do homem
Mario Persona

Existe um cântico que termina dizendo "estareis com ele no celeste lar onde há paz, regozijo e prazer?" Até o final eu espero conseguir responder esta pergunta. Há duas coisas que  encontramos normalmente nas religiões, dois princípios que regem a religião do homem. O primeiro é, religião é uma coisa pessoal, cada um escolhe a sua, escolhe onde se sentir bem, escolhe a maneira de se relacionar com Deus. Este é um princípio que, basicamente, rege a nossa sociedade e por isto temos várias maneiras de encarar a questão religiosa, por isto existem tantas religiões.

Temos religiões como o cristianismo, onde há um só Deus e onde se crê na Bíblia como a Palavra de Deus e que Deus enviou o seu Filho ao mundo, que é Deus e Homem, Jesus e, vindo ao mundo ele morreu, foi sacrificado no lugar do pecador para pagar pelos nossos pecados. Temos também o islamismo que é, basicamente, uma religião fundamentada no próprio judaísmo, no Antigo Testamento da Bíblia, que traz a mesma noção de um Deus único, porém, não crê em Jesus como Deus, diz apenas que ele é um dos profetas e tem uma série de regras e preceitos. Existe o budismo, onde não há Deus, não se pensa em um Deus pessoal. Existe o xintoísmo, onde tudo é equilibrado na base do ying e yang, duas forças antagônicas que existem na natureza, em todo o universo e que equilibrariam as coisas. Existem as religiões hindus onde há milhões de deuses porque tem muitas ideias de deus, muitos espíritos. Mas o que é, realmente, a verdade?

Se você tivesse que dizer a alguém como estar com Deus no celeste lar onde há paz, regozijo e prazer, o que você diria? Você diria: vá aonde você se sentir melhor, escolha uma religião que faça você se sentir bem, aquela que é a sua maneira, você diria isto? Há uma passagem no livro de Juízes, capítulo17, este capítulo tem uma lição importante para nós; Juízes é um livro que narra uma época depois que os israelitas tinham saído da escravidão, eles estavam escravos no Egito, houve a libertação dos israelitas, o mar se abriu, eles passaram pelo fundo do mar, caíram no deserto, ficaram quarenta anos peregrinando no deserto em direção à terra que Deus havia prometido a eles. Finalmente eles atravessaram o rio Jordão, chegaram à terra de Canaã e ali habitaram, eles tinham o lugar que Deus havia dado a eles mas, como tudo o que se refere ao ser humano, as coisas que começam bem, terminam mal.

Na Bíblia toda é sempre assim. Se desenhássemos um gráfico da atuação do homem na Bíblia, sempre que Deus começa alguma coisa é tudo maravilhoso. Quando Deus criou o homem a coisa era maravilhosa no Jardim do Éden, tudo ótimo, mas aí vem a queda. Quando a situação está muito ruim Deus destrói todo o mundo com um dilúvio, escolhe uma família para começar tudo de novo, passa tudo a limpo e daqui a pouco, degradação. Então Deus pega o seu povo, liberta-o do Egito e o coloca no deserto, em direção à terra prometida, e já avisa que será o Deus deles, que eles seguirão os mandamentos dele; começa tudo bem também e aí, outra vez, degradação. Até nós chegarmos nesse livro de Juízes quando eles estão na terra prometida porém, em um estado de completa degradação.

Nesse capítulo 17 de Juízes encontramos uma história muito triste e começa assim: "E havia um homem da montanha de Efraim cujo nome era Mica, o qual disse à sua mãe: As mil e cem moedas de prata que te foram tiradas, por cuja causa deitavas maldições e também as disseste em meus ouvidos, eis que esse dinheiro eu o tenho, eu o tomei. Então, disse sua mãe: Bendito seja meu filho do Senhor. Assim, restituiu as mil e cem moedas de prata à sua mãe; porém sua mãe disse: Inteiramente tenho dedicado este dinheiro da minha mão ao  Senhor para meu filho, para fazer uma imagem de escultura e de fundição; de sorte que agora to tornarei a dar. Porém ele restituiu aquele dinheiro a sua mãe, e sua mãe tomou duzentas moedas de prata e as deu ao ourives, o qual fez delas uma imagem de escultura e de fundição, e esteve em casa de Mica. E tinha este homem, Mica, uma casa de deuses, e fez um éfode e terafins, e consagrou a um de seus filhos, para que lhe fosse por sacerdote. Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada qual fazia o que parecia direito aos seus olhos. E havia um jovem de Belém de Judá, da tribo de Judá, que era levita e peregrinava ali. E este homem partiu da cidade de Belém de Judá para peregrinar onde quer que achasse comodidade; chegando ele, pois, à montanha de Efraim, até à casa de Mica, seguindo o seu caminho, disse-lhe Mica: De onde vens? E ele lhe disse: Sou levita de Belém de Judá e vou peregrinar aonde quer que achar comodidade. Então, lhe disse Mica: Fica comigo e sê-me por pai e sacerdote; e cada ano te darei dez moedas de prata, e vestuário, e o teu sustento. E o levita entrou. E consentiu o levita em ficar com aquele homem; e este jovem lhe foi como um de seus filhos. E consagrou Mica ao levita, e aquele jovem lhe foi por sacerdote; e esteve em casa de Mica. Então, disse Mica: Agora sei que o Senhor me fará bem, porquanto tenho um levita por sacerdote."

Existem algumas passagens aqui neste livro de Juízes onde uma frase é repetida. Em Juízes capítulo 17 e versículo 6 diz: "Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada qual fazia o que parecia direito aos seus olhos." Há mais duas passagens neste livro (18:1 e 19:1) que  reafirmam que "Naquele dia não havia rei em Israel" e o final do livro de Juízes, capítulo 21 versículo 25 termina dizendo: "Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada qual fazia o que parecia direito aos seus olhos." Esta passagem é significativa; o que é um rei? Um rei é alguém que organiza as coisas, alguém que dirige um povo e, o fato de não haver rei em Israel e cada um fazer o que era bom aos seus próprios olhos, nos mostra um povo totalmente sem direção. Um povo que podia falar assim: vá à religião que mais lhe agradar. Todavia, Deus havia dado a eles instruções muito precisas sobre como eles deviam adorar a Deus.

Esse povo de Israel era o único povo sobre a face da Terra que conhecia o Deus verdadeiro, o Deus único. O mundo inteiro estava imerso em idolatria, no entanto, tinha esse povo singular conhecendo um Deus. Um Deus que se comunicava com esse povo e um povo que podia se comunicar com o seu Deus e sabia exatamente o que eles tinham que fazer e como tinham que fazer. Mas aqui nós vemos uma lista de transgressões, de coisas erradas que esse povo pratica agora querendo criar a sua própria religião. O que acontece aqui?

Essa mulher tinha separado mil e cem moedas de prata, o equivalente mais ou menos a 13 quilos de prata, para um determinado fim, e essas moedas foram roubadas, desapareceram. Ela ficou muito brava e começou a amaldiçoar quem quer que tivesse roubado as moedas de prata dela e Mica, que era filho dela, escutou-a amaldiçoando e deve ter ficado com medo, com receio da maldição que a sua mãe estava lançando, então ele pegou as moedas e falou: olha mãe, sabe aquelas moedas que sumiram? Eu as peguei. Estão aqui, vou devolver para a senhora as moedas que peguei. Ela então, surpresa, abençoou o filho, bendito seja o meu filho do Senhor. Ela abençoou um ladrão com o nome do Senhor.

Em seguida ela diz ao filho o que ela ia fazer com essas moedas; o texto não fala se foi antes delas serem roubadas ou depois de retornarem; ela havia dedicado "esse dinheiro da minha mão ao Senhor", ao Deus de Israel, o Deus verdadeiro. E agora ela pega duzentas moedas, manda o filho levar a um ourives e uma parte, obviamente, ela deve ter pago o serviço do ourives para fazer uma escultura e, da outra parte, ela faz uma imagem de fundição, dois ídolos. Ao que parece, ela quer dedicar dois ídolos ao Senhor, ao Senhor de Israel.

Esses dois ídolos são colocados em um santuário que Mica tinha na casa dele, devia ter lá uma capelinha onde ele coloca essas imagens junto com os terafins. O que eram terafins? Terafins eram deuses da terra, ídolos que os israelitas emprestaram dos pagãos daquela terra e acabaram adotando-os e, tinha também um éfode, que era um manto, mas faltava um sacerdote. Mica então estabelece um dos seus filhos para ser sacerdote. Até aí parece estar muito normal porque as intenções foram as melhores; essa mulher queria honrar a Deus, queria que na casa do filho dela tivesse uma capelinha com as imagens para honrar Deus. Não fala que são deuses pagãos, ela não fez essas imagens com intenção de adorar o sol, a lua, um animal, um boi, nada disso, são imagens com intenção de adorar ao Deus verdadeiro; só que existem problemas aí.

O primeiro é que ela vai usar dinheiro roubado para fazer um ídolo, outro, ela vai fazer um ídolo. No livro de Deuteronômio, capítulo 4, Deus fala a Moisés e ao povo de Israel como deveriam ser as coisas. Veja que para nenhum povo Deus fez tal coisa, para nenhum outro povo Deus deu o que deu para esse povo de Israel. E ele foi dar as instruções de como seria esse relacionamento com ele. O versículo 15 diz: "Guardai, pois, com diligência a vossa alma, pois semelhança nenhuma vistes no dia em que o Senhor, vosso Deus, em Horebe, falou convosco, do meio do fogo; para que não vos corrompais e vos façais alguma escultura, semelhança de imagem, figura de macho ou de fêmea; figura de algum animal que haja na terra, figura de alguma ave alígera que voa pelos céus; figura de algum animal que anda de rastos sobre a terra, figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra; e não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus, e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o Senhor, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus."

Deus foi muito claro. Vocês não viram nada quando eu falei com vocês; eu falei e vocês só ouviram minha voz mas não viram nada, então, muito cuidado, não façam nenhuma imagem de escultura, nenhuma representação de Deus. Esta ordem foi muito clara, os dez mandamentos já falam isto, não adorarás imagens de esculturas, não terás outros deuses diante de mim, não farás para ti imagens de escultura, não as adorarás nem as servirás. Essa passagem é muito usada inclusive no sentido de combater o catolicismo, pois ela diz para não termos imagens. Mas eu a vejo um pouco mais ampla do que simplesmente fazer uma imagem de escultura e ficar ajoelhado na frente de uma imagem e eu vou explicar o porquê.

Mas, pensando novamente lá no nosso amigo Mica, o dinheiro é roubado, esse dinheiro é devolvido e usado para fazer esses ídolos, que são representações de Deus, não são representações de deuses pagãos; eles tinham lá os terafins que eram, mas esses não, esses são para honrar a Deus. A mãe invoca o nome do Senhor para louvar o filho que roubou o dinheiro. Bendito seja o meu filho do Senhor, porque devolveu o dinheiro roubado. Ele primeiro, não deveria ter roubado o dinheiro. Vemos mais erros aqui. Mica tinha um santuário na sua casa, uma casa de deuses, equivalente hoje a uma capela em casa. Mica tinha uma capela em sua casa sendo que Deus havia sido muito claro, havia só um lugar onde o povo de Israel deveria se dirigir para adorar.

Quando eles estavam no deserto havia o tabernáculo, uma grande tenda que eles montavam e ali faziam os sacrifícios, as devoções, as orações, os sacerdotes ministravam nessa tenda. E quando eles mudavam de lugar eles levavam a tenda junto. Quando eles chegaram na terra prometida essa tenda foi armada numa cidade chamada Siló, e eles tinham que ir adorar a Deus sempre nesse lugar que Deus tinha estabelecido.

Deus falava muito claro: não façam os seus sacrifícios em qualquer lugar que vocês encontrarem ou decidirem. Deus tem um lugar onde ele colocou o seu nome. Mais tarde seria em Jerusalém, no templo de Jerusalém. Aqui, Mica tem o seu próprio lugar de adoração, a sua própria capelinha, o seu lugar para honrar ao Deus verdadeiro mas na forma de uma imagem. Além disto, ele consagra o próprio filho, que devia ser da tribo de Efraim, para sacerdote, quando os sacerdotes em Israel só podiam ser os que descendessem de Arão, ninguém mais. Então ele encontra um levita que foi bater na porta dele e, por que o levita foi bater lá?

Porque a coisa estava totalmente desorganizada. Os levitas eram uma tribo que deveria cuidar das coisas de Deus onde estivesse o lugar de adoração a Deus. Eram eles que cuidavam dos utensílios, dos sacrifícios, dos animais para serem sacrificados; eram eles que montavam, desmontavam e carregavam a tenda; isso era tudo tarefa dos levitas; mas pelo jeito a coisa estava tão bagunçada que os levitas tinham que sair como mendigos, viajando, procurando o que fazer, procurando emprego. E ele vai achar um emprego de sacerdote, o que está errado também porque ele não era um descendente de Arão. Veja só a confusão que está esse povo de Israel.

Mica termina toda essa série de erros dizendo em Juízes capítulo 17, versículo 13: "Agora sei que o Senhor me fará bem, porquanto tenho um levita por sacerdote." Agora dará tudo certo comigo, agora terei prosperidade, agora vou curar todas as doenças na minha casa, na minha casa não terá mais problemas porque agora terei um levita por sacerdote. Nós olhamos para este povo lá atrás e pensamos: "mas que povo ignorante, que pessoas ignorantes, estava tão claro na Bíblia o que Deus determinou, como eles deviam adorar, qual o lugar certo para adorar, que eles não fizessem imagens, não fizessem representações de Deus, nós não somos assim". Será? Será que nós não temos os nossos ídolos também?

Um ídolo é tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus na nossa vida. Um carro pode ser um ídolo, tudo aquilo que eu acho que não posso viver sem, que acho que não serei feliz sem, que minha vida não terá significado sem, é meu ídolo. Porém, esta questão do ídolo vai um pouco mais longe porque eu posso não ter um carro como ídolo, ou dinheiro, ou fama ou poder, pois  essas coisas seriam óbvias demais, elas não podem ser Deus verdadeiro mas então eu posso ter o Deus verdadeiro como meu ídolo, e é o que eles fazem aqui. Eles fazem uma representação de Deus, veja que eles não fizeram ídolo estranho, pagão, não, era a representação de Deus, ela fala que ao Senhor ela ia fazer isto, o dinheiro que ela consagrou ao Senhor para o filho fazer uma imagem de escultura e fundição. É o Senhor, Jeová, o Deus de Israel, mas totalmente fora da forma como Deus tinha dado a eles. Então, pode ser que qualquer um de nós tenha um ídolo. O que é um ídolo? O que é uma imagem de escultura? O que é uma imagem de fundição?

É quando nós pegamos o Deus verdadeiro, que está na Bíblia, que nos instrui pela Bíblia, pela sua Palavra e dizemos, eu acho que Deus é assim, e construímos na nossa mente o Deus que nós cremos ser o Deus verdadeiro porém, de acordo com os nossos caprichos. E quando lemos a Bíblia falamos: não, mas eu não acho que Deus ia pensar isso; não é assim, eu acho que isto aqui não é desse jeito, eu acho que Deus é um Deus de amor. Não acho que Deus irá mandar alguém para o inferno, para o lago de fogo, não, eu não acho. Eu não acho que Deus quer que eu me separe do pecado, que eu não peque. Eu não acho que isso ou aquilo seja pecado. E começamos a fundir a nossa imagem, fazemos a forma da nossa imagem.

Essa forma é a nossa cara pois, na verdade, é tudo o que nós gostamos. É como fazer uma dieta onde você só come aquilo que você gosta. Isto não é dieta, geralmente dieta é você comer as coisas que farão você se sentir bem e farão você emagrecer, e não aquilo que você escolhe. Ah, eu gosto de carne de porco, cerveja, linguiça, então vou fazer uma dieta à base de carne de porco, cerveja, linguiça. Não vai funcionar, porque isto não é dieta. Então esse Deus que eu faço à minha imagem, não vai funcionar porque não é o Deus verdadeiro. Isso, inclusive, é uma das alegações dos incrédulos, dos céticos, que dizem que Deus, principalmente o Deus cristão, é um Deus criado à imagem do homem. O homem inventou um Deus.

Este é um argumento totalmente fora porque o Deus da Bíblia é um Deus tão imenso, tão além do homem que é impossível qualquer homem conceber um Deus assim, principalmente um Deus que julga o homem. Um Deus que diz que o homem é pecador. Se eu for na praça Toledo de Barros, aqui em Limeira, e começar a dizer quem quer ganhar dinheiro? Quem quer ficar rico? Quem quer todas as doenças curadas? Quem quer ter sorte no amor?  Aparecerão muitas pessoas interessadas, mas se eu chegar e falar o verdadeiro evangelho que é, todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, estão separados da glória de Deus, e para o pecador a única esperança que existe no seu estado de pecador é o lago de fogo, é o juízo eterno, ninguém ficará perto de mim.

Esse Deus verdadeiro, portanto, não é o Deus que nós gostamos. Nós, humanamente falando, queremos fundir a nossa própria imagem de escultura e fazer um deus ao nosso modo. É essa a concepção que o mundo tem de Deus. Você, do seu coração imagina o deus que você gostaria de ter. Então eu penso ah, eu quero um deus assim, e tiro do meu coração esse deus. E cada pessoa tem um coração diferente, cada pessoa tem as suas preferências, cada pessoa, obviamente, vai dizer como será o seu deus e acreditará piamente que está adorando e servindo ao Deus verdadeiro, o Deus da Bíblia. Mas não está. É uma representação mal feita, uma cópia barata que não é fiel ao verdadeiro Deus, mesmo porque ele falou para não fazermos nenhuma representação. Não era para nós sequer interpretarmos como seria Deus. Fora de cogitação. Nós temos que apenas crer.

Existe, dentro do cristianismo mesmo, alguns cristãos que têm o costume de fazer imagem de Jesus. Muitos falam, nós não fazemos imagens de Deus, mas Jesus sim, pois ele existiu, as pessoas o viram e nós só não temos uma fotografia dele porque não tinham inventado máquina fotográfica, mas ele existiu, as pessoas viram como ele era. Tinha cabeça, corpo e membros. Era um homem, Deus e homem e era visível. Certo, é verdade, Jesus era visível, foi visto por pessoas. Então faz uma imagem e coloca em casa e vai lá orar, falar com Jesus representado nessa imagem e será uma forma de lembrar dele, ter um ponto de contato. Essa é a alegação que normalmente se faz. Está lá esta imagem que é imutável, de pedra, de argila ou de metal, pintada, feita por um artista mas é imutável.

Hoje você está muito feliz, muito contente, tudo dando certo na sua vida, você vai lá agradecer a esse Jesus que você está vendo na forma da imagem. Eu pergunto: a expressão do rosto dele corresponde ao que você está sentindo? Você está tão contente e pensa: ele não está mudando nada no rosto dele, eu queria ver um sorriso, algo assim e não estou vendo. Aí você volta outro dia, você acabou de praticar um crime horrível, você está um bagaço, está péssimo e você entra na presença dessa sua imagem que você acredita ser a representação de Jesus e qual é o rosto dele? Qual a expressão que ele está fazendo? Ele está desaprovando o que você fez? Não, está do mesmo jeito.

A imagem não é sequer capaz de entender você ou de expressar aquilo que você está sentindo, então você está sendo enganado. Se você praticou o pior pecado do mundo e foi lá e viu um sorriso esboçado na imagem, porque o artista fez assim, você vai achar que então está tudo bem, não tem problema esse pecado. Ou se o artista não fez uma imagem sorridente, fez com o rosto mais grave, talvez você chegue lá todo contente e saia cabisbaixo porque não encontrou uma reação como a que esperamos quando contamos a uma pessoa os nossos problemas e queremos ver na face dessa pessoa uma reação. A imagem nunca vai lhe dar isto.

Qualquer representação, seja de Deus, do Senhor Jesus mesmo ou até dos apóstolos, está totalmente fora daquilo que Deus ensina. Se você cria uma imagem você está fazendo algo contrário à Palavra de Deus. Está adotando a mesma coisa que esse homem Mica fez. A mesma coisa que ele e sua mãe fizeram, criando uma imagem do Deus verdadeiro. Então esse conceito que o homem tem de que religião é uma coisa de dentro para fora, você concebe Deus como você quer e o adora como você bem entender, a sua opinião é que vale, é furada. Por quê? Porque o caminho é inverso. Se você quer conhecer o verdadeiro Deus não olhe para dentro de si, você não pode olhar para você, você não pode seguir as suas ideias, você não pode seguir o seu coração, não pode falar como será que Deus é? Não, não sei. Porque Deus se revela.

Jamais homem algum conseguiria saber qualquer coisa a respeito de Deus a menos que fosse revelado, e Deus nos revelou através da sua Palavra. Através da sua Palavra ele revelou quem ele era. E ele foi além, ele revelou a Cristo também. Não contente em se revelar ao povo de Israel da antiguidade, apenas falando com o povo ou através dos seus profetas, mandando mensagens pelos profetas, Deus veio em carne, o Filho de Deus veio em carne a este mundo. É importante entender que Jesus não nasceu neste mundo no sentido humano da palavra, porque ele tinha preexistência, ele era eterno então ele sempre existiu. Obviamente, ele nasceu como uma criança, mas diferente de um ser humano porque ele veio na forma humana, porém ele já existia antes. Algo que a nenhum de nós seria possível, pois nós não existíamos antes de nascermos, antes de sermos concebidos, e ele não foi concebido por homem algum, ele foi concebido pelo Espírito Santo no ventre de uma mulher virgem, Maria.

Deus precisou de uma mulher para entrar nesse mundo mas não de um homem. Ele não tinha um pai humano, é uma entrada em cena totalmente miraculosa, e assim Deus se revelou ao homem. Deus se revelou ao homem primeiramente pela Criação, as pessoas olhavam e falavam deve ter alguém que fez tudo isso, depois ele se revelou por meio de revelações aos seus profetas e ele próprio, a sua própria voz falando com Moisés e com outros no Antigo Testamento e, finalmente, Deus se revelou na pessoa de Cristo, ele se tornou visível neste homem, que é Deus e homem, Jesus, para que as pessoas soubessem que aquele mesmo Jesus que eles estavam vendo ali em carne e ossos, sustentava todas as coisas, sustentava todo o Universo pela Palavra do seu poder.

Aquele mesmo Jesus que andava aqui, às vezes nem notado, o profeta Isaías fala que ele não tinha aparência nem formosura e nós o tratamos como um qualquer, aquele mesmo Jesus era a expressa imagem da pessoa de Deus quando andava aqui neste mundo. Então a revelação de quem é Deus, como adorar a Deus e como ser salvo, como crer, é de fora para dentro, nunca de dentro para fora. Tem um versículo em Jeremias que fala: enganoso é o coração, mais do que todos. Como que eu posso confiar no meu coração, na minha mente, nos meus sentimentos, na fonte dos meus sentimentos para descobrir Deus? Não posso porque meu coração é enganoso, ele vai me enganar.

Eu falei que existem dois princípios na religião humana, o primeiro é esse, a religião humana fala que Deus você concebe, você escolhe como você quer adorá-lo, de que jeito você quer ser salvo, de que maneira você quer ir para o céu onde há paz, regozijo e prazer. Errado. É Deus quem diz isto para nós através da sua Palavra. A segunda concepção errada do ser humano tem muito a ver com um crime monstruoso que aconteceu no Rio de Janeiro, aquele rapaz que entrou em uma escola e matou várias crianças e tinha todo um plano já arquitetado. E todos falam, aquele é um monstro, é uma pessoa completamente fora de si,  fora de controle, não tem nada a ver com os seres humanos dignos e respeitáveis que temos nesse planeta; e já se discute muito como ele chegou a ser assim pois, um dia ele foi uma criança bonitinha, dócil, carregada no colo, brincou, foi uma criança normal como qualquer criança. Como ele chegou àquele ponto? E se discute na imprensa se foi problema de bullying, de abuso de outras crianças que batiam nele, que riam dele, isso pode então ter criado este monstro.

Essa concepção é a mesma que diz que o meio faz o indivíduo. Então uma pessoa má, ela é má porque nasceu em um lugar em condições ruins, de muita violência, de muita fome, de muito terror e então ela será uma pessoa violenta, será um terrorista ou algo assim. Mas se ela nasceu em um berço de ouro ela será uma pessoa boa, respeitada. Essa concepção é a de que o homem é formado pelas circunstâncias que o cercam. Portanto, se por um lado, quando se fala de Deus, as pessoas acreditam que devemos conceber o nosso Deus de dentro para fora, por outro lado, quando falam do homem, as pessoas dizem que o homem é fruto do meio, ou seja, de fora para dentro, é o que entra no homem que o transforma no que ele é e o que sai do homem é que é a religião que todos nós temos que seguir então concluímos que as duas coisas são furadas.

No versículo 18 do capítulo 7 de Marcos encontramos: "E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, porque não entra no seu coração, mas no ventre e é lançado fora, ficando puras todas as comidas? E dizia: O que sai do homem, isso é que contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem." Aqui ele estava em uma discussão com os judeus religiosos que estavam dizendo que os discípulos estavam comendo sem lavar as mãos e ele fala que o que entra no homem não é o que o contamina, mas o que sai do coração do homem, é isto que contamina o homem. E então ele dá uma lista das coisas que existem no coração do homem.

Maus pensamentos. Será que nós já tivemos maus pensamentos? Então isto está lá no nosso coração. Mas quando nós conseguimos esses maus pensamentos? Ah, é porque eu fui criado em uma favela. Não, mas eu não fui criado em uma favela e tenho maus pensamentos. Eu tive uma boa criação, tive uma família que cuidou de mim, não tive problema nenhum na infância, mas eu tenho maus pensamentos. Quem colocou esses maus pensamentos lá? Foi a sociedade que os colocou lá? Não, eu já nasci com eles. No momento em que me dei conta que eu sabia pensar, eu já estava pensando coisas más. Ou alguém nunca fez traquinagens quando era pequenininho? De onde vieram essas traquinagens, como você aprendeu a fazer traquinagem?

A criança já vem com isto e você tem que educar a criança. Os adultérios, será que nós já tivemos adultérios na nossa vida? Será que nós já adulteramos? Antes que alguém fale que não, tem uma outra passagem em que o Senhor Jesus diz que, se alguém olhar para uma mulher com pensamento impuro, já adulterou com ela. Assim sendo, acredito que não tenha ninguém que não seja adúltero. Todos nós já olhamos para uma mulher bonita e já pensamos coisas também. Quem pôs esses pensamentos dentro de nós? Eles estavam lá. As prostituições? A mesma coisa, já estavam lá também. Os homicídios? Ah, não, isso não. Eu nunca matei ninguém e nem pensei em matar. Não? Você nunca quis que alguém morresse? Aquele cara que fechou você no trânsito? Você já xingou alguém? O Senhor Jesus fala em uma passagem: alguém que maldisser outro é culpado, é homicida.

O homem é homicida por natureza. Os furtos, melhor nem perguntar, mas nós já furtamos, você não? Alguém já declarou imposto de renda? Alguém já deixou de pagar imposto alguma vez em alguma venda ou alguma compra? Nós furtamos, nós somos ladrões. A avareza, o que é a avareza? Excesso de amor ao dinheiro, amor exagerado à riqueza. As maldades, o engano. Nunca enganamos ninguém? A dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura, todos esses males procedem de dentro e contaminam o homem. Eles já estavam lá no nosso coração. E como é que eles foram parar lá? Foram por causa de um negócio chamado pecado.

Lembrem-se que há duas palavras. Uma na Bíblia é chamada pecado, no singular, e outra a Bíblia chama de pecados, no plural. No livro de Romanos encontramos a diferença entre essas duas palavras. Até um certo capítulo ele fala do pecado e depois desse capítulo em diante, não sei se do capítulo 11 em diante, ele fala dos pecados. O que é isto? Até um certo ponto ele fala do pé de limão e daí para frente ele fala dos limões. O pé de limão é a raiz, a árvore que dá a fruta limão. De um pé de limão só nasce limão, não nasce melancia. Não estou falando de enxerto ali. De um pé de limão nasce limão, então o que se espera que um pé de limão dê? Limões. Se você pegar um pezinho de limão bem pequeno, pegar a folha dele e amassar nas mãos e cheirar, você logo reconhecerá que é limão. É muito forte o cheiro. O que você espera quando ele crescer? Limões.

Uma criança, se tivesse uma folhinha da criança e você arrancasse a folhinha da criança, espremesse no dedo e cheirasse, você diria: ah, é um pecador. O que ele vai produzir quando crescer? Pecados. É assim que é o homem. Do coração do homem é que saem todas essas coisas. Elas não entraram, elas saem, elas são produzidas de dentro para fora. A adoração verdadeira a Deus é produzida de fora para dentro porque é Deus quem revela quem ele é, como ele quer ser adorado e como podemos ser salvos. Não somos nós que inventamos ah, eu quero ser salvo desse jeito. Não, Deus fala que a salvação é só pela fé em Jesus Cristo que morreu para levar os nossos pecados sobre si, para ser julgado e condenado no nosso lugar. O homem não fica mau com o que entra nele, ele é mau já dentro, e põe para fora só o que ele já tem dentro dele, que é o pecado.

Veja que coisa totalmente antagônica o pensamento de Deus que nós encontramos na Bíblia e o pensamento dos homens. São totalmente inversos. Eu posso acreditar no meu coração? Não. Olha o currículo do meu coração aqui; se eu for para o livro de Romanos eu encontro um currículo ainda mais detalhado de quem eu sou e eu não estou sozinho nesta. No livro de Romanos, capítulo 3 e versículo 10, vemos: "Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer." Péssima notícia para você que achava que sendo justo você teria o favor de Deus e iria para o céu. Deus está falando que não há um justo sequer!

"Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; com a língua tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; e não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos." Isso sou eu. Esse é o meu currículo. Posso colocar aqui o Mário é assim. Eu sou assim na minha natureza e não tem como eu me livrar disto. Eu não tenho como arrancar isto de mim. Porém, aí entra a boa nova do evangelho. O que é evangelho?

Evangelho é uma palavra de origem grega que significa boa notícia. O que é boa notícia? Ah, Mario, então você é assim? Então você vai ter que melhorar. Como que eu vou melhorar se eu já sou assim? Imagine uma criança com as mãos cheias de barro e ela quer arrumar a cortina da sala da casa da mãe dela. Como é que vai ficar essa cortina? Em tudo que ela puser a mão ficará sujo. Se eu tentar me arrumar, eu já sou sujo, minhas mãos estão sujas, minha boca é suja, minha mente é suja, meu coração é sujo, eu sou assim, como que eu vou me limpar? Então eu preciso de alguém de fora para me limpar e, quem é esse alguém? É Jesus Cristo!

Deus vendo que não havia um homem justo na face da terra, que ninguém seria salvo, Deus envia o seu Filho a este mundo para morrer no lugar do homem. O único justo, o único que não tinha pecado, o único que não tinha essa natureza que nós temos, lembre-se ele não nasceu, não herdou de um homem a sua natureza. Maria foi um receptáculo, ele não era descendente de Adão, no sentido de DNA, Maria era um receptáculo de Deus para trazer Cristo ao mundo e ele não herdou a natureza maligna, natureza caída, natureza pecadora que todo ser humano herdou de Adão. Então esse único justo que não precisaria pagar por pecado nenhum, o que Deus fez?

Deus o pegou como sacrifício, colocou sobre ele os pecados de todos os que creem nele e o julgou ali na cruz. É como se mandasse Jesus para o lago de fogo e em três horas ele cumprisse uma eternidade de sofrimento por aqueles que serão salvos. Essa foi a solução que Deus encontrou porque não havia outra e, quando a gente lê na Bíblia que o sangue de Jesus nos purifica de todos os pecados é verdade porque o sacrifício dele foi suficiente. Deus já estava avisando que ia fazer isto. Você pergunta, mas então antes de Cristo ninguém foi salvo? Foi. Foi porque Deus já vinha avisando isto desde os primórdios da humanidade. Se você ler lá no começo da Bíblia você já vai encontrar pessoas fazendo sacrifícios de animais no lugar do pecador. Uma pessoa pecava e o que fazia? Ela precisava pegar um animal puro, sem mancha, sem defeito e oferecer aquele animal em sacrifício para Deus. O que era isto?

Deus estava apontando, estava falando: olha, um inocente morre no lugar do culpado. O culpado passa a sua culpa para o inocente e o inocente é sacrificado. Milhões de animais foram mortos em toda a antiguidade até que Cristo entrou no mundo e João Batista olhou para ele, apontou para ele e falou: eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Por que cordeiro? Esse é o derradeiro sacrifício, o verdadeiro sacrifício. É como se Deus falasse vocês lembram quantos animais vocês mataram para substituir o pecador? Agora está aqui. Aquilo lá era uma representação daquilo que eu iria fazer. Agora estou fazendo.

Portanto, antes de Cristo, quem creu que Deus ia prover um sacrifício, foi salvo. Nem sabia do nome de Jesus, nada, mas foi salvo crendo no que Deus ia fazer, na graça de Deus que proveu um substituto. E quem depois de Cristo, uma posição muito mais privilegiada que nós temos hoje, olha para trás e crê em Jesus, é salvo, tem os seus pecados pagos, perdoados lá na cruz. Foram todos pagos lá e você é perdoado de todos eles na hora em que você crê em Jesus como seu Salvador. Lembre-se disto, qualquer concepção que você fizer de Deus que não seja aquela revelada nas Escrituras é a mesma coisa que Mica fez. É uma imagem de escultura, uma imagem de fundição. E qualquer coisa que você pense que entra em você e transforma você em uma pessoa má ou você deixa de ser bom, é um engano tremendo, nós nascemos pecadores e só tem uma coisa pra gente fazer: crer em Jesus para sermos salvos.


Você não está entre dois caminhos, deixa eu ver, devo crer em Jesus ou devo ir para o inferno, para o lago de fogo e ser condenado eternamente? Não existe isto, nós já nascemos condenados e só existe uma saída agora, crermos em Jesus, sermos salvos. E é ótimo isto porque Deus deu uma opção que não tem nem o que pensar. Deus pergunta você quer ser salvo? Quero! Tem mais alguma opção? Não, só tem a opção de ser salvo. Então eu escolho esta! Crer em Jesus Cristo como o Salvador, esta é a única opção para o ser humano.