Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Caim e Abel - Mario Persona

Caim e Abel - Mario Persona (mp3)
http://files.3minutos.net/Caim_Abel.mp3



Youtube: https://youtu.be/adUnjeghyKE

Caim e Abel
Mario Persona

Outro dia experimentei algo que nunca tinha experimentado antes que é, dor. Eu pensava que soubesse o que era dor até que um cálculo renal decidiu fazer o download e eu não tenho banda larga, meu ureter é mais estreito e, quem já passou por isto, sabe o que é um cálculo renal e a dor que a gente sente com isto. Estas coisas nos surpreendem porque a gente acha que já passou por tudo na vida, que já conhece tudo e, de repente, vem uma experiência totalmente diferente. Alguns dizem que a dor é igual a dor de parto, eu não sei porque eu nunca passei pela dor de parto e, se tiver outra pedra, eu prefiro adotar. Por que passamos por dor?

A gente acha que dor é uma coisa natural, mas não é. A dor é uma coisa estranha, por isto a gente sente tanto a doença, a enfermidade. São coisas estranhas. Deus não é um Deus sádico que falou assim: Vou criar pessoas para sofrerem dor, para morrerem, para sofrerem bastante, para amargarem uma vida de miséria nesta terra e depois lançá-las no inferno, no lago de fogo. Não, esse não é o Deus da Bíblia.

Deus criou o homem com um objetivo em mente e todo ser humano quer saber qual é esse objetivo. A Bíblia é muito clara em dizer que esse objetivo era que Deus buscava adoradores. Deus buscava pessoas, seres feitos à Sua imagem e semelhança com os quais Ele pudesse se comunicar e os quais também se comunicassem com Ele e pudessem viver junto com Ele, em harmonia, em alegria, em paz, em felicidade completa, sem dor, sem doença. Esse foi o projeto original de Deus. Em nenhum momento Deus quis projetar o ser humano do jeito como nós encontramos aqui neste mundo. Isto jamais teria sido o propósito de Deus, mas o ser humano hoje é assim e nós sabemos, pela Bíblia, que isto foi decorrente da queda do homem, do pecado que entrou na criação.

A palavra pecado é uma coisa meio fora de moda hoje porque as modas mudam, a cultura muda constantemente e, o que era pecado ontem, deixa de ser pecado hoje, segundo os padrões culturais, mas é importante entender que o pecado é a raiz de todos os males, a raiz de tudo o que acontece de mal hoje no mundo, a raiz dessa perversão do ser humano, dessa deterioração do ser humano e, não só do ser humano, mas de toda a criação. Isto tem a sua origem no pecado, o pecado é onde tudo começou.

Se voltássemos ao plano original de Deus, veríamos que Deus queria aquilo que nós também queremos: ser feliz. Se perguntar a qualquer pessoa na rua o que ela quer, ela dirá eu quero ser feliz, quero felicidade, uma felicidade completa, quero viver feliz, sem dor, sem doenças, sem problemas. Todo ser humano quer isto, quer ser feliz. A felicidade é a busca constante do ser humano e isto é o que Deus também queria que o ser humano tivesse, Ele queria que fôssemos felizes mas, infelizmente, o pecado pôs o pé na frente e o homem caiu, e hoje o homem é infeliz.

Na realidade, todos nós somos infelizes em vários aspectos da nossa vida porque nós não somos configurados para viver neste mundo e viver neste formato que vivemos. Alguns acham que a felicidade possa estar na liberdade, se tivesse liberdade para fazer o que quer então seria feliz. É um conceito interessante da liberdade porque a liberdade não traz a felicidade.

Eu sou livre neste exato momento para sair daqui e ir até ao bar da esquina, tomar cinco garrafas de pinga mas, daqui a meia hora alguém poderá dizer que eu sou feliz? De jeito nenhum, só criei mais um elo na corrente que me prende e daqui a meia hora estarei menos livre do que estou agora. Ou eu posso sair com todas as mulheres do mundo, serei mais feliz? E tenho liberdade para isto. Tenho, posso sair, procurar, mas daqui a alguns dias estarei menos livre também, criarei outros elos porque nós sempre estaremos presos a alguma coisa.

A felicidade é um conceito que, às vezes, a gente não entende como liberdade. Digamos que o prefeito de Limeira decida hoje, ali onde está fazendo aquela reforma na passagem por baixo da linha férrea; como ele construiu também o anel viário e toda aquela pista, ele pode decidir que, já que tem a pista bonita, toda asfaltada, vamos libertar o trem dos trilhos e ali, em vez de continuar, fazer um desvio e desembocar o trilho do trem no asfalto, assim ele liberta os trens dos trilhos e os trens poderão viajar como caminhões pelo asfalto. Sabemos que seria um desastre, é até um absurdo falar nisso. Seria liberdade para o trem? Não, de jeito nenhum.

Se eu chegasse no mar e falasse para os peixes: amigos, hoje vou dar  um jeito de libertar vocês desse mar, libertar vocês da água, vocês vão poder viver aqui, ao ar livre. Tiro todos os peixes da  água, ponho na terra e digo: agora vocês estão livres. O que acontece com os peixes? Eles morrem, porque liberdade não é sair daquilo para o que nós fomos configurados, e esse é um erro que muito ser humano tem, de acreditar que ser livre é fazer o que quer. Não! Ser livre, a verdadeira liberdade, é você viver exatamente para aquilo que você foi designado. O trem foi projetado para andar nos trilhos, a verdadeira liberdade do trem é se manter nos trilhos pois para isto ele foi projetado. O peixe foi projetado para viver na água e a verdadeira liberdade do peixe é quando ele está na água.

O homem foi projetado para viver em comunhão com Deus, com Seu criador e o homem só é livre quando está em comunhão com Seu criador. Esta é a verdade que a Bíblia fala e esta é a mensagem do evangelho. O evangelho tem um objetivo que é levar o homem à verdade, e a verdade nos liberta, a verdade é Cristo Jesus. Normalmente nós falamos do pecado original que iniciou todo esse problema do ser humano e a gente vai lá em Gênesis, onde fala de Adão e Eva, que foi realmente onde começou a queda do homem. Quando Deus deu uma ordem, eles saíram fora desta ordem, saíram deste trilho que Deus tinha colocado e nós vemos no que deu, e o mundo, desde então, caminha do jeito que o homem quer e não do jeito que Deus projetou.

Mas, às vezes encontramos pessoas que têm dificuldade em se identificar com Adão e Eva, não apenas na questão de acreditar ou não em Adão e Eva, pois hoje até a ciência já admite que todos os seres humanos têm uma origem comum, que se traçar todos os seres humanos eles vão se encontrar em um ser humano, lá atrás. Se nós tivéssemos condições de encontrar um cabelo de Adão ou de Eva, ao analisar o DNA nós descobriríamos que somos todos parentes porque nós viemos todos de um, que é Adão e Eva. Mas alguém poderia dizer que Adão desobedeceu a ordem que Deus deu, ele pecou e assim veio a queda, no entanto, eu não sou Adão, não sou nem parecido com Adão pois eu tenho pai e mãe e Adão não teve; eu não fui criado do barro como Adão, nem de uma costela, como Eva. Tenho pai e mãe, nasci de um parto, como Deus pode me considerar então um pecador?

Porque eu sou descendente de Adão e de Eva e o pecado é algo que nós herdamos, como os filhos que recebem uma herança quando seus pais morrem; não trabalharam nem um pouco para ganhar aquilo, talvez nem mereçam aquilo, mas eles usufruem e nós, cada vez que pecamos, cada vez que cometemos um pecado, qualquer ato de rebelião contra Deus, em desobediência a Deus, nós só estamos endossando o fato de que somos pecadores.

Nós não pecamos para nos tornar pecadores, nós pecamos porque somos pecadores. É como se Adão e Eva nos deixassem uma conta bancária, nossa herança, e a gente falasse eu não quero ser pecador, mas se você já fez algum saque dessa conta do pecado então demonstra que realmente você tem essa origem.

Vamos buscar duas pessoas na Bíblia que sejam como nós, que tiveram pai e mãe, que viveram aqui, andaram aqui, nasceram como bebês, cresceram e vamos ver que um foi salvo por Deus e o outro não. De um Deus Se agradou, do outro Deus não Se agradou. Vamos tentar entender o que aconteceu com essas duas pessoas e a razão pela qual Deus se agradou de um e não de outro. Isto está em Gênesis, capítulo 4, e estamos falando dos filhos de Adão e Eva. Quando nós pensamos que tinha passado tão pouco tempo desde que Adão e Eva haviam cometido o pecado, feito aquela bobagem de desobedecer a Deus, a gente podia pensar que dali para frente, certamente, as pessoas iriam aprender e procurar saber qual era o plano original de Deus e se apegar nesse plano, nesse trilho que Deus colocou, mas não, tão logo Adão e Eva têm filhos, provavelmente os dois primeiros filhos, nós vemos uma tragédia familiar, aqui vemos o primeiro homicídio na Bíblia.

Capítulo 4: "E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um varão. E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante. E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás. E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel e o matou. E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e errante serás na terra. Então, disse Caim ao SENHOR: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada. Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e errante na terra, e será que todo aquele que me achar me matará. O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto, qualquer que matar a Caim sete vezes será castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que não o ferisse qualquer que o achasse. E saiu Caim de diante da face do SENHOR e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden. E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu e teve a Enoque; e ele edificou uma cidade e chamou o nome da cidade pelo nome de seu filho Enoque. E a Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael, e Meujael gerou a Metusael, e Metusael gerou a Lameque. E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá. E Ada teve a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado. E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão. E Zilá também teve a Tubalcaim, mestre de toda obra de cobre e de ferro; e a irmã de Tubalcaim foi Naamá. E disse Lameque a suas mulheres: Ada e Zilá, ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai o meu dito: porque eu matei um varão, por me ferir, e um jovem, por me pisar. Porque sete vezes Caim será vingado; mas Lameque, setenta vezes sete. E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela teve um filho e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outra semente em lugar de Abel; porquanto Caim o matou. E a Sete mesmo também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então, se começou a invocar o nome do SENHOR."

As teorias sociológicas dizem que o meio é que perverte o indivíduo, então uma pessoa nascida no meio de criminosos vai se tornar um criminoso, uma pessoa nascida num lar bom vai se tornar uma pessoa boa e assim por diante; mas isso já se sabe que não acontece pois, numa mesma família você tem uma ovelha negra, alguém totalmente contrário a todas as coisas e aqui nós vemos isto. Caim e Abel, dois irmãos criados juntos, sem influências, alguém poderia perguntar que influências tiveram e outro responder andaram com amigos ruins, mas com quais amigos eles andaram?

Caim e Abel, dois irmãos criados juntos, nascidos dos mesmos pais e, no entanto, um é mau e outro recebe o favor de Deus, é agraciado por Deus. Tudo começa no dia em que eles decidem fazer uma oferta a Deus. Alguém poderia pensar que pessoas religiosas são pessoas que garantem a sua ida para o céu, sua salvação, mas aqui temos dois homens religiosos e os dois vão fazer uma oferenda a Deus, tanto Caim como Abel. Os dois são homens que creem em Deus, Caim não é ateu, ele fala com Deus e Deus fala com ele, e os dois trazem uma oferenda. Sobre a oferenda, o sacrifício que é trazido, no versículo 3 lemos que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor e Abel trouxe dos primogênitos das suas ovelhas a sua gordura, e Deus gostou mais da oferta de Abel e não gostou da oferta de Caim.

Essa passagem é muito usada no sentido de que Caim trouxe algo que era fruto do seu trabalho e da terra que Deus tinha amaldiçoado. Eu mesmo já preguei sobre esta passagem usando esta ideia mas há algum problema com esta ideia. Primeiro é que quando Deus dá a lei aos israelitas Ele manda que eles também tragam ofertas do fruto da terra e a terra é a mesma, a terra não mudou de Gênesis até lá. Outro problema também é que o criador de ovelhas não deixa de ser um trabalho, pergunte a qualquer criador de gado ou pastor de ovelhas se o que ele faz não é trabalho, é trabalho também. Então, o que torna diferente uma oferta da outra?

O problema não estava exatamente na oferta; as duas coisas Deus pede aos israelitas mais tarde em Levítico e Deuteronômio: ofertas do fruto da terra e de animais sacrificados a Deus. Quando a gente tem uma pergunta, uma dúvida na Bíblia, nós buscamos na Bíblia a resposta e a resposta para esta pergunta encontramos em 1 João. É interessante o que diz lá ao falar do amor no capítulo 3, versículo 11: "Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. Não como Caim, que era do maligno e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas."

Um detalhe que às vezes passa despercebido na oferta de Caim é que ele traz o fruto da terra e lá, na Lei dada aos israelitas, era solicitado que eles trouxessem das primícias dos frutos da terra, os primeiros frutos da terra e Abel traz, efetivamente, dos primogênitos das suas ovelhas. Se eu plantar trigo e começar a colheita, a colheita será o todo, as primeiras coisas que eu colher, que poderia chamar de primícias, levar a Deus e depois o restante da colheita ser ensacado e guardado no meu celeiro. Agora, se eu tivesse um rebanho e nascesse o meu primeiro cabritinho lá, minha primeira ovelha, e eu matasse essa primeira ovelha eu correria um grande risco de não ter mais nada porque a primícia num rebanho, o primeiro animal que nasce pode ser a garantia de que o rebanho vai continuar, pois eu posso depois não ter outros, pode nascer morto, as fêmeas podem ficar estéreis.

Então, uma grande diferença entre as duas ofertas é que uma é oferta de fé, a oferta da confiança absoluta em Deus, essa é a oferta de Abel. Abel pega os primeiros que nascem no seu rebanho e sacrifica para Deus. Será que vai nascer mais algum? Deus vai cuidar disso. Caim se mantém, Caim garante o seu futuro. Vamos entender depois que o grande problema de Caim estava nas intenções dele, não era uma oferta de fé, de confiança irrestrita em Deus. E o que foi que causou o pecado? O que foi que causou a queda? Exatamente a falta de uma confiança completa em Deus. Quando Deus falou que Adão e Eva podiam comer de tudo, todos os frutos do jardim do Éden, mas não do fruto daquela árvore, só daquela. Ah, por que será que Ele não quer deixar a gente comer daquele fruto? Veio a serpente: ah, Ele não deixa porque vocês vão se tornar como deuses. Nós como deuses? É, vocês como deuses. E vamos poder fazer o que bem entendermos? Claro, vocês se tornarão conhecedores do bem e do mal. É assim que vocês serão, livres. Livres de Deus.

Esse foi o grande erro do ser humano, achar que se ver livre de Deus fosse liberdade. Aí veio a queda, a ruína do ser humano e que liberdade nós tivemos? Nenhuma. Caim traz daquilo que ele plantou mas ele tem outras intenções, não são as intenções de fé, como as de Abel. Além do fato do tipo maravilhoso que a oferta de Abel representa, de um animal sacrificado. Caim e Abel devem ter ouvido Adão e Eva contarem histórias do que tinha acontecido após a queda. Obviamente eles falaram para os filhos que após a queda eles tinham tentado se cobrir com folhas de figueira mas não tinha dado certo. Deus matou um animal inocente para cobrir de peles Adão e Eva. Há esse tipo maravilhoso na oferta que Abel faz, mas vamos nos concentrar naquilo que diz 1 João, as obras de Caim eram más. Por quê?

Porque não eram obras de fé. Se perguntássemos: o que aconteceria se Caim também oferecesse o primogênito do seu rebanho? Ele continuaria sendo Caim porque a intenção dele não seria uma intenção de fé. Nós vamos entender isto depois da queda; aqueles que acham que Deus é um Deus terrível, um Deus tirano, um Deus que tem prazer em fazer o homem sofrer. Muitos não leem a história até o final e perdem por não lerem como Deus agiu com Caim. Que Deus tirano iria conversar com Caim? Nenhum tirano conversaria com Caim. Deus poderia eliminar Caim na mesma hora, bastaria um raio cair que destruiria Caim. Não, Deus é sempre um Deus de graça. É um Deus que busca sempre salvar, um Deus que busca sempre perdoar e todo esse diálogo que nós vemos depois, de Deus com Caim, é Deus buscando perdoar Caim, é Deus buscando encontrar em Caim arrependimento. É Deus chamando Caim para conversar.

Quando Deus chama Caim e diz: onde está Abel, teu irmão? Quando Deus perguntar alguma coisa para nós, Ele não está querendo saber, Ele sabe tudo. Ele está querendo que nós tenhamos consciência do que fizemos, isto é o que Deus quer. Deus quer que a gente responda para nós mesmos e, o que Caim responde? Matei meu irmão e estou profundamente arrependido. Errei, fiz bobagem, não deveria ter feito isto. Não, Caim responde: "Sou eu o guardador do meu irmão?" Deus poderia falar: É. Você é guardador do seu irmão sim. E disse Deus: que fizeste? Ah, não fiz nada. Fez.  "A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e errante serás na terra. Então, disse Caim ao SENHOR: "É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada." Quem falou isto Caim? Quem foi que disse que é maior a sua maldade que a que possa ser perdoada?

Deus é um Deus de perdão, Deus é um Deus de salvação. Imagine que estamos aqui a poucos minutos da criação do mundo, da queda do homem e da primeira família tentando povoar a terra e Deus já viu que a coisa está toda errada, deu tudo errado por causa do pecado. O que Deus poderia fazer aqui? Vou parar com isto. Chega, não quero mais saber de ser humano. Não! Ele graciosamente está conversando com aquele que assassinou um quarto da população do planeta que eram Adão, Eva e os dois filhos, se ainda não tivessem nascido filhas de Adão e Eva. Ele assassinou uma porção enorme da população do planeta. Deus na Sua graça continua buscando Caim porque Deus é um Deus de graça. Caim, na sua rebeldia, acha que não, Caim diz que a sua maldade é maior do que a que pode ser perdoada. "Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei;" vai se esconder porque você quis. A consequência do pecado é sempre fuga e tentar se esconder de Deus. Sempre que fazemos algo errado e a nossa consciência nos acusa o que nós fazemos?

A primeira coisa é querer se esconder de Deus. Adão e Eva fizeram isto no jardim do Éden quando eles pecaram. Se esconderam no meio das árvores do jardim. Como vamos nos esconder de Deus? E Deus ainda pergunta onde estás Adão? Como se Deus estivesse procurando… Deus sabia onde eles estavam. Mais uma vez Deus pergunta para ele responder para si mesmo, para cair em si e reconhecer que estava errado. Onde estás? Eu estou errado. Eu estou pecador. Eu estou fugindo, me esquivando de Deus. Será que você também está se esquivando de Deus? Será que você está tentando fugir Dele achando que isto é liberdade? Um trem querendo andar fora dos trilhos, um peixe querendo viver fora da água não é liberdade, não há como fugir de Deus. O melhor caminho é o contrário, pois Deus está sempre de braços abertos para receber o pecador, se não fosse assim Ele não teria feito o que fez alguns milhares de anos depois deste episódio quando Deus entregou Seu próprio Filho para morrer numa cruz.

Quando Deus viu que tinham terminado todas as tentativas de tratar com o ser humano, quando Ele deu uma lei para mostrar como seria a vontade Dele, para o homem andar e o homem mostrou que estava completamente fora da lei, distante dos caminhos de Deus, então Deus, não contente com isto, Deus ainda se fez homem. Podemos pensar toda a imensidão de Deus em um corpo humano? Esse é Jesus, Deus e homem, Aquele que não tem origem nem fim, maior do que toda a imensidão do universo, Aquele que sustenta todas as coisas.

Olhamos para o céu e vemos as estrelas nos seus lugares, os planetas, bilhões de galáxias, todas funcionando, Ele que sustenta todas as coisas e, ainda assim, Ele desceu desse lugar tão alto e veio a este mundo tão errado, tão feio, tão deteriorado e se fez homem. O que Deus fez no princípio foi criar o homem à Sua imagem e semelhança. Ele pega outro caminho agora, Ele vem à semelhança do homem, porém sem pecado. Nasce como um ser humano neste mundo, gerado de forma miraculosa pelo Espírito Santo, mas nasce de uma mulher, cresce como ser humano, foi um bebê, foi uma criança, caminhou aqui como qualquer outra pessoa, trabalhou com seu pai, e foi fazer aquilo que nenhum outro poderia fazer que era pagar o preço devido pelo pecado do homem.

Cristo foi até à cruz pagar, derramar o Seu sangue, sofrer no lugar do ser humano, sofrer no lugar de todos os Cains que existem hoje no mundo. Ele foi pagar o preço pelo pecado. Quando lemos nos evangelhos, encontramos o Senhor Jesus andando no meio de seres humanos comuns e não sendo nem mesmo reconhecido como alguém superior aos seres humanos comuns; na escuridão do jardim do Getsêmani, quando vão procurá-Lo para O prender, eles precisam combinar um sinal com Judas. Combinaram que Judas desse o sinal porque senão não saberiam quem era Ele; naquela escuridão, naquelas tochas, Ele era só mais um entre as pessoas que estavam ali. Ele veio, desceu a este ponto e foi até à cruz porque o pecado exigia um pagamento.

O pecado exigia que a justiça fosse feita. Até na justiça humana sabemos isto; se um criminoso matar alguém nós nos indignamos. Essa pessoa precisa ser julgada, precisa ser condenada, precisa de prisão, precisa ir para a cadeira elétrica se for em outro país, ela tem que sofrer pelo que ela fez. Ok, Deus também pensa assim. Mas como nenhum de nós sairia ileso da pena que é devida ao pecado, Cristo foi em nosso lugar! Passou na nossa frente; é como se a gente estivesse caminhando em direção à forca e vem alguém, passa na nossa frente, e vai morrer em nosso lugar! Isto Ele fez para pagar por todos os nossos pecados. O mais curioso é que esse Deus de amor quer salvar Caim mas Caim não quer ser salvo. Caim quer andar segundo os seus próprios desejos, ele tem filhos, constrói uma cidade, começa adornar este mundo para poder ser um lugar para ele viver e cada vez ele se amarra mais. A liberdade que ele busca, na verdade, não é liberdade, ele vai se amarrando mais e mais e deu no que deu até hoje. Apesar desse Deus amoroso querendo salvar Caim, Caim foge de Deus.

Mas ao longo das páginas da Bíblia nós vamos encontrar outros homens, como Abel, que confiaram em Deus irrestritamente. O que é confiar em Deus totalmente? Um missionário cristão foi uma vez, se não me engano na Colômbia, onde tinha uma tribo de índios, e ele foi lá pregar o evangelho aos índios mas, antes disso, ele precisava aprender a língua dos índios e depois traduzir o evangelho para o idioma dos índios. Ele encontrou uma dificuldade porque não havia a palavra na língua indígena e ele tentava alguma palavra que desse o significado de fé.

Ele descobriu que os índios tinham aquela grande oca cheia de pilares de árvores que seguravam toda a estrutura e, à noite, os índios subiam naquelas árvores, amarravam as suas redes entre uma árvore e outra e dormiam lá em cima, bem alto, por causa dos animais, medo dos animais selvagens que entravam e podiam pegar alguém. Uma coisa que estes índios faziam era escolher a madeira para ver se não estava podre, tinham um cuidado muito grande antes de amarrar a sua rede pois, se a madeira não fosse segura, eles não amarravam nela, amarravam em outra. Se o poste fosse muito fino, eles amarravam em outro. Então o missionário descobriu que poderia traduzir fé com a mesma palavra que os índios usavam para falar "amarrar a rede em" porque, se eles amarrassem a rede em qualquer coisa que não fosse totalmente segura, eles podiam cair lá de cima e quebrar o pescoço. Então eles tinham que amarrar a rede em Jesus. E era amarrar em alguém em quem eles confiassem a sua vida completamente.

Caim não quis confiar a sua vida completamente a Deus, tanto na hora em que fez a oferta dele como depois, quando Deus vai conversar com ele. Em nenhum momento ele mostra sinal de arrependimento. Abel, sim. Abel amarrou a sua rede em Jesus.  Abel confiou em Deus totalmente dando os primogênitos do seu rebanho sem saber se viria mais. Isto é fé! A salvação vem pela fé total e irrestrita na pessoa de Cristo Jesus. Fé que Deus vai ser gracioso para comigo, que Deus vai resolver o problema do meu pecado, que Deus vai me perdoar, que Deus vai me salvar, que Deus vai me limpar de todos os meus pecados, que Deus vai fazer tudo isto porque Cristo morreu e o Seu sacrifício vale para mim. Isto é fé.

Este é o caminho da salvação e, quando continuamos lendo, ao longo da Bíblia vamos encontrar coisas curiosas que mostram o caráter de Deus que às vezes a gente não conhece. Principalmente no evangelho de João que começa dizendo quem era Jesus e, logo no capítulo 2, encontramos o Senhor Jesus numa festa de casamento e, no final do relato dessa festa de casamento, diz que aquele foi o Seu primeiro milagre, e por meio daquele primeiro sinal Ele começou o Seu ministério.

Estava lendo por estes dias o evangelho de João, particularmente neste capítulo 2 que tem o relato das bodas de Caná, e tem algumas coisas interessantes neste capítulo. Primeiro que esse Deus que às vezes a gente se engana pensando que é um Deus terrível, um Deus que quer o sofrimento do homem, Ele começa justamente o ministério Dele aqui na terra como homem na pessoa de Cristo não movendo uma grande montanha, apagando um vulcão, eliminando os exércitos romanos com raios, trovões, algo assim, ou desviando um furacão ou curando todos os enfermos, alimentando toda a população do mundo. Não, ele começa participando de uma festa de casamento. Que importância tem uma festa de casamento para que o filho de Deus vindo do Céu comece o seu ministério justamente por aí? E o que Ele faz nesta festa de casamento? Ele cura algum paralítico, algum cego, algum leproso? Não.

Tinha acabado o vinho. Ele resolve um problema que hoje chamaríamos de problema com o bufê da festa de casamento, e Ele foi lá e resolveu o problema da falta de bebida. Ele transforma água em vinho. Por que fazer isto, começar Seu ministério numa festa de casamento? Porque Deus é um Deus de alegria. Deus é um Deus de felicidade. Deus é um Deus que quer que o cristão, que aquele que crê em Cristo Jesus, seja salvo e seja feliz. É por isto que Ele começa numa festa de casamento porque toda a história, lá em Apocalipse, no capítulo 19, vai terminar numa festa de casamento. Só que vai terminar na festa de casamento do próprio Filho de Deus, de Jesus, quando Ele recebe a Sua noiva, vestida, do Céu, e há então as bodas do Cordeiro, a festa de casamento do Cordeiro de Deus.

Começa em festa, começa em alegria o ministério de Cristo nesta terra e termina em alegria. Não podemos dizer que termina porque será por toda a eternidade alegria para todos os salvos. Todos aqueles que amarraram a sua rede em Jesus, todos aqueles que confiaram sem qualquer dúvida em Cristo como seu salvador. Este trecho do evangelho de João tem algumas particularidades interessantes, uma é que Maria, mãe de Jesus, vai conversar com Ele para avisar que acabou o vinho e Ele fala: a minha hora não chegou ainda. Há muitas interpretações para essa hora mas, eu creio que possa ser porque Ele estava em uma festa de casamento e aquela não era a festa Dele ainda. E quando Ele transforma a água em vinho, Ele pede para os servos encherem as talhas de pedra com água até em cima, Ele transforma em vinho e vem o mestre-sala, que seria hoje o gerente do bufê, toma o vinho, que ótimo e vai falar com o noivo.

Geralmente as pessoas servem primeiro o melhor vinho e, quando todo mundo já está mais ou menos "alegre", não está sentindo bem o gosto, serve o pior no final. Você fez o contrário, você guardou o melhor vinho até agora. Nós poderíamos dizer hoje para o mestre-sala que ele não viu nada. Nada do que está guardado, o que está reservado para aqueles que creem em Jesus como seu salvador. E outra, ele foi no noivo errado, não tinha sido o noivo que fez aquilo. Tinha sido o outro noivo, Aquele que aguarda o dia quando Ele vai ter comunhão, uma comunhão tão íntima, que Ele se apraz em se chamar noivo da Igreja que é o corpo, o agrupamento formado por todos aqueles que creem em Jesus como seu salvador. 

Podemos pensar que história linda esta, que começa com a ruína, com o homem trocando os pés pelas mãos, fazendo tudo errado, um irmão matando o outro e, quando parece que tudo está perdido, lá no fim, o próprio Deus se fazendo homem, morrendo no lugar do ser humano para salvá-lo e, não contente com isto somente, quer ser o noivo dos salvos por Ele, do Corpo, da Igreja, da Noiva. Este é o Deus da Bíblia, não um Deus tirano, não um Deus que quer que a gente tenha dor, que a gente sofra. Não um Deus que quer restringir a nossa liberdade, não! Se nós entendermos que liberdade é exatamente vivermos para aquilo que fomos designados, que fomos projetados, que é estar em comunhão perfeita com o Criador, aí sim  somos totalmente, perfeitamente livres.