Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Mais que o Sol - Mario Persona

Mais que o Sol - Mario Persona (mp3)




https://youtu.be/5-sMnyBAJqo


Mais que o sol
Mario Persona

Em Hebreus, capítulo 1, versículo 1 lemos: "Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas; feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles."

E também no capítulo 2, versículo 1: "Portanto, convém-nos atentar, com mais diligência, para as coisas que já temos ouvido, para que, em tempo algum, nos desviemos delas. Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos, depois, confirmada pelos que a ouviram; testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas, e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?".

Esta é uma das passagens mais profundas que encontramos nas Escrituras a respeito de Jesus, o Cristo, o Messias enviado a Israel, o Salvador do mundo. É importante também que quando lemos esta passagem possamos pensar em quem foi esta pessoa.

Tenho um passado de filosofia e esoterismo e na época, antes da minha conversão, acreditava que Jesus era um grande homem, um grande profeta, um grande mestre, que podia ser comparado a algum dos mestres espirituais do Oriente. Considerava-o alguém mais aperfeiçoado, que tinha passado por muitas reencarnações e chegado a um nível espiritual mais elevado e que através dele poderíamos aprender muitas coisas. Depois vi que estava totalmente enganado a respeito de quem é Jesus. E quem é essa pessoa? Em 1969 o homem colocou seus pés na Lua. Foi o primeiro astro conquistado pelo ser humano, primeira vez que alguém colocava seus pés fora da terra, num satélite natural da terra, a Lua, e de lá olhava para a terra. Aquele astronauta teve uma impressão totalmente diferente daquela que qualquer ser humano já havia tido em toda a história.

Depois disto as viagens espaciais continuaram e hoje existem sondas que já chegaram até mesmo em Vênus. Parece-me que já existe uma sonda robotizada neste planeta e inclusive em Marte, que é mais longe do que Vênus, mas que tem melhores condições para pouso, já existe por lá uns tratorezinhos andando pelo planeta e mandando imagens para a terra. E dessa forma, o homem quer continuar. Os cientistas querem explorar mais o Universo. Talvez o ser humano ainda desça em Marte um dia e veremos alguém colocando seus pés naquele planeta, alguém que olhará de lá e verá a Terra como um pontinho, ao contrário do que aconteceu quando o homem esteve na Lua. É difícil achar Marte no céu à noite, ele surge como uma estrelinha muito pequena, um pouco mais vermelha do que as outras e certamente, nem a distância em que este ou outro planeta se encontram de nós, irá diminuir a vontade do homem de explorar o universo.

Mas existe um corpo celeste onde jamais o homem será capaz de colocar os pés, nem mesmo uma sonda poderá ser mandada para pousar lá e enviar fotos e imagens como vemos acontecer hoje com Marte ou com a Lua. É simplesmente impossível pousar neste lugar ao qual me refiro, porque não existe um material conhecido pelo homem que resista chegar até lá e pousar nele. O Sol é um corpo celeste tão fantástico, tão grande, tão quente, com tanta energia e radiação que se o homem conseguisse chegar pelo menos, próximo ao Sol, seria destruído. Como pode acontecer a qualquer outro objeto que se aproxime. Tudo é engolido por suas chamas, pelo seu calor, tudo é pulverizado imediatamente. Então o homem jamais chegará ali. Sabemos que o Sol é o que mantém hoje a vida na Terra. Se ele se apagasse neste momento, daqui a oito minutos, que é o tempo que leva até que a sua luz chegue até nós, o veríamos se apagar, e a Terra começaria a esfriar. Nada mais aqui conseguiria subsistir. Sem o calor e sem a luz do Sol seria impossível ao homem, às plantas e animais sobreviverem.

E o Sol, quando comparado a outras estrelas gigantes que existem no Universo, é muito pequeno. Vemos isso nas reportagens sobre as descobertas com telescópios e sondas espaciais. Ele é uma coisinha de nada e mesmo assim, para nós é uma imensidão. Se olharmos para ele diretamente, pode até nos cegar. Sua luz é tão poderosa que pode queimar nossa retina e destruir o nosso olho. Aqui tão perto, por assim dizer, está o Sol e nós não temos acesso a ele e nunca iremos ter.

Mas e se eu dissesse para você que quero lhe apresentar uma pessoa e começo explicando que o Sol, aquele astro brilhante com todo aquele calor, aquele poder, aquela energia, se transformou num ser humano e quer conversar com você? Certamente você ficaria abismado com isso, muito provavelmente não acreditasse em mim, é impossível que o Sol, daquele tamanho se transforme num ser humano! Este seria então um homem destruidor se tivesse todo o poder e toda a energia desse Sol. Pois bem, quando falamos de Jesus, não estamos falando do Sol transformado num ser humano, mas de alguém muito maior que isso, estamos falando do criador do Sol, o criador de todo o Universo, transformado num ser humano!

Lendo o Antigo Testamento, encontramos Deus se manifestando muitas vezes para o homem e Ele sempre precisava controlar-se para poder se manifestar. Quando Deus encontra Moisés, Ele se manifesta na forma de um arbusto que se queima continuamente e que deixa Moisés maravilhado. Mais tarde, quando o povo de Israel é tirado do Egito, Deus faz abrir o mar para que eles passem em segurança, fugindo dos egípcios. E Deus passa a acompanhar o povo por toda a peregrinação no deserto na forma de uma imensa coluna de fogo durante a noite.

É difícil para nós imaginarmos como isso era possível, mas devia ser impressionante aquela coluna queimando o tempo todo à noite e durante o dia, vê-la na forma de uma nuvem brilhante, que também acompanhava aquelas pessoas. E tamanho era o poder dessa nuvem e dessa coluna de fogo que um pouco antes quando os egípcios estavam alcançando o povo que fugia, a coluna se colocou entre eles e o exército dos egípcios e estes não conseguiram passar. E quando esse mesmo Deus se manifestou em um monte, sobre o qual Moisés recebeu as tábuas da Lei, o monte tremia, fumegava, havia raios e trovões.

Agora podemos imaginar todo esse poder, energia e glória de repente transformada num homem. Num homem acessível! E que é aquele mesmo Deus inacessível ao ser humano. Sim, inacessível, porque ninguém tinha acesso a Sua presença, uma vez que qualquer pessoa que tentasse seria consumida imediatamente se Deus não se controlasse. O livro de Hebreus nos fala isso.

Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais (seriam os patriarcas), pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder”.

Podemos imaginar Jesus, o resplendor da glória de Deus na forma humana, a expressa imagem da pessoa de Deus? É algo que realmente, não podemos entender. E toda comparação da pessoa de Jesus, com qualquer ser humano neste planeta é um contrassenso. Quer seja Buda, Gandhi, Dalai Lama, nenhum deles é a expressa imagem de Deus. Nenhum desses homens ou qualquer outro que já existiu ou virá existir, possuiu ou possuirá toda a glória de Deus. Eles são seres humanos como qualquer um de nós, com falhas, erros, acertos, pecados. Mas Jesus esteve neste mundo como um homem. É Deus e homem. Aquele que desceu do céu, vindo à terra, assumindo a forma humana.

Outra coisa que nos fala essa passagem que é tão profunda, como disse inicialmente, é a maneira como Deus tem se revelado aos homens. Na antiguidade Ele falou muitas vezes e de diferentes maneiras aos homens. Falou pelos diferentes profetas em diferentes épocas e estes sempre diziam: Assim diz o Senhor e prosseguiam falando o que Deus havia lhes dito. Uma das maneiras que Deus também usou para falar ao homem foi através da natureza. Ele falou por raios e trovões, falou por um monte que vibrava. Manifestou-se por anjos. A própria Lei foi dada por anjos a Moisés. Deus se manifestou de uma infinidade de maneiras diferentes, como podemos verificar no Antigo Testamento.

Porém neste texto lemos algo muito interessante “A nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho”. Veja bem, não está sendo dito que Deus está falando pelos profetas, pelas montanhas vibrantes, pelos vulcões, pelos terremotos, mas Deus nos falou pelo Filho! E essa frase tem um significado muito especial. No primeiro capítulo do evangelho de João, diz que no princípio, era o Verbo, a palavra ativa. O que é um verbo? Um verbo é uma palavra que dá movimento às coisas, que tem vida em si mesma. No princípio, era o Verbo, a palavra, e o verbo se fez carne. Deus se manifestou agora pela pessoa de Jesus que é a própria palavra de Deus revelada ao homem. Hoje temos toda a revelação de Deus presente num livro que é a Palavra de Deus, a Bíblia. E Jesus é a manifestação dessa Palavra encarnada, o Verbo que se fez carne. Então temos Deus com todo o resplendor da sua glória, com toda a infinitude de Deus feito carne, uma pessoa. E temos toda a comunicação de Deus também nessa pessoa, em Jesus.

Isso tem uma implicação importante para nós, porque significa que Deus não vai mais falar com o homem de nenhuma outra maneira. Ninguém precisa esperar agora que do céu desça um disco voador e um extraterreno diga que está aqui em nome de Deus. Ou que um anjo apareça e fale que tem uma nova mensagem muito importante para os habitantes da Terra. Não! Deus deu a sua última palavra, deu a sua última forma de comunicação, deu o Seu Verbo, e esse Verbo se fez carne e habitou entre nós. Vimos através do que os apóstolos nos contaram. Então não há outra chance de conhecer a Deus a não ser por Jesus, o Filho Eterno de Deus. Não há qualquer chance de se chegar a Deus por alguma religião ou outra coisa, a não ser por Jesus. "Nestes últimos dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo."

Costumamos ficar impressionados quando conhecemos uma pessoa muito rica. Olhamos seus filhos e pensamos nas muitas fazendas, nos iates, nos helicópteros que eles herdarão. E lemos a Bíblia afirmando que Jesus é o herdeiro de todo o Universo! Apocalipse 5 fala que o poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a honra, a glória, tudo isso pertence a ele. Todo o poder do Universo pertence a Jesus Cristo. Toda a sabedoria, honra e toda a glória são dele, que é dono de tudo! A quem constituiu herdeiro de tudo por quem fez também os mundos. Tudo que foi criado até hoje, absolutamente tudo que existe foi feito por ele e para ele. Tudo o que vemos, aquelas fotos magníficas dos telescópios, do Hubble, por exemplo, todas aquelas coisas fantásticas no Universo, aquelas maravilhosas nuvens, ou cada um daqueles pontinhos que vemos, que na verdade, são sóis, Ele fez tudo aquilo. Através de Jesus foram feitas todas as coisas. "Por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa".


— Mostre-me Deus! — alguém poderia pedir. E o outro pode dizer: — Olhe para Jesus! Ele é a expressa imagem de Deus- Isso dentro da possibilidade que podemos enxergar porque, mais do que Jesus é, não poderíamos ver, porque seríamos consumidos. Deus se fez de tal maneira acessível a nós na pessoa de um homem, Jesus Cristo, Deus encarnado. Isso é o que fala aqui. "E sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder." Algo que ainda é uma incógnita para muitos cientistas é por que as minhas mãos não atravessam uma tábua. Por que meus pés não entram no piso? Nós somos formados por átomos e toda matéria é também formada por átomos. Estes têm espaços vazios, e uma vez que existem átomos formando as moléculas da madeira, as moléculas da minha mão são também formadas por átomos e mesmo assim, a minha mão não consegue atravessar a madeira. Por que os átomos da minha mão não se misturam com os átomos da madeira? Ora, por que Jesus sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder! Hoje já se sabe, por exemplo, que na realidade a própria matéria é energia num determinado ponto do espectro. Sabendo-se que toda matéria é basicamente energia, porque então isso não se mistura? Por que os planetas ficam nos seus lugares? Por que a Lua não cai na terra? Por que existe gravidade? Porque Ele sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder. Que pessoa é esta da qual estamos falando aqui? Jesus! E é sobre este mesmo que a Bíblia inteira fala.

Muitas pessoas leem a Bíblia pensando que ela é um livro de regras, de como devemos agir para sermos felizes. Muito eliminam as partes que falam de coisas desagradáveis e só leem em busca de felicidade. Outros leem a Bíblia como um livro de regras para poderem ir para o céu, procuram regras morais para serem salvos. Ela, é bem verdade, possui também regras e preceitos morais, mas na realidade a Bíblia é um jornal e deve ser lida como tal. Afinal, um jornal é uma notícia de um fato que aconteceu. E toda a Bíblia, do princípio de Gênesis a Apocalipse, fala de um fato: Jesus, o Salvador. Ele é o centro deste livro. Ele é o fato que Deus quer comunicar aos seres humanos, Jesus, o Salvador.

Quando, no Antigo Testamento, encontrávamos um profeta, ele sempre se referia ao que Deus havia lhe falado, avisando inicialmente, “Assim diz o Senhor”, só então, esse profeta trazia a mensagem de Deus. O Senhor Jesus fala uma coisa interessantíssima quando os discípulos voltam de uma missão. Eles haviam sido mandados proclamar as boas novas do Reino e falam da oposição do inimigo, então o Senhor diz para eles que viu a Satanás como um raio cair do céu. Nos perguntamos, talvez, como ele viu Satanás como um raio cair do céu? De que ponto de observação ele estava para ver isso? Será que ele estava se referindo quando Satanás foi expulso do céu, caiu em desgraça por ter se vangloriado e querer ser igual a Deus? De uma forma ou de outra, ou ele tinha um posto de observação muito elevado para poder enxergar Satanás caindo do céu, ou ele transcende o tempo. Sabemos que Jesus não está limitado ao tempo para ver uma era, quando o diabo for expulso da presença de Deus.

Em outra passagem em Mateus 23, versículo 34, ele diz para os religiosos judeus: "eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; e a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade" e no versículo 37: "Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos," se referindo a Jerusalém. Como ele podia dizer essas coisas na primeira pessoa? Por que ele não diz: - eis que Deus vos enviou profetas, sábios e escribas? Por que ele diz EU vos enviei? EU vos envio profetas. E como ele pode dizer: quantas vezes EU quis ajuntar os teus filhos? Deus e homem. E se pudéssemos ter alguma dúvida quanto à existência e a eternidade desse ser que um dia pisou este mundo há dois mil anos, na própria continuação do nosso trecho de Hebreus vimos no versículo 12, mas Tu és o mesmo e os teus anos não acabarão. Ele é imune à ação do tempo porque ele era, é e será eternamente. Aquele que era, é e há de ser, aquele que transcende todo o tempo. Jesus.

Quando entendemos essas coisas, concluímos também que a Bíblia é um livro de fatos, é na verdade, uma boa notícia. Façamos uma comparação com as guerras na antiguidade. Poderia haver dois tipos de mensagens numa guerra. Mensageiros eram enviados para avisar que o inimigo estava vindo para invadir, e que era necessário fortificar muralhas, preparar as armas, enfim. Este era um tipo de notícia. Mas havia outro tipo de mensagem também. Que era aquela trazida pelo mesmo mensageiro comunicando que a guerra fora vencida, que seu exército saiu vitorioso.
A mensagem que a Bíblia traz pode ser compreendida de duas maneiras principais.

As pessoas que a leem considerando-a um livro de preceitos e regras, e que acreditam que se seguirem corretamente o que a Bíblia diz, poderão porventura, num dia desconhecido, chegar ao céu, seria um tipo de mensagem como: o mensageiro vindo da batalha, dizendo: preparem-se, porque vai ficar muito difícil a partir de agora! O inimigo vem vindo aí e temos que nos preparar, façamos isso e aquilo, não façamos isso nem aquilo... A maioria das religiões tem os seus livros sagrados como um mensageiro avisando algo desse tipo. Porém a Bíblia, os evangelhos, mais especificamente, tem outro caráter. Eles trazem o outro tipo de mensagem do campo de batalha: o mensageiro chega dizendo que venceram, que o inimigo foi vencido, que seu general venceu a batalha. E esse general é Cristo.

O evangelho, a própria Palavra, tem esse significado de boas novas. É isso que fala o fim do versículo 3: “havendo (Jesus) feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas." Essas são as boas novas.

Há quem leia os evangelhos, o sermão da montanha, por exemplo, falando que temos que fazer isso e aquilo. Mas isto não são boas novas! Alguém me pode dizer que há uma lista de regras que devemos seguir, caso contrário, estaremos perdidos. Quais são essas regras? - eu pergunto. E a pessoa diz que está tudo no evangelho. Mas evangelho não quer dizer boas novas? Mas que boas novas são estas que ela está me dando? Eu terei de me esforçar de uma maneira infinita para tentar cumprir certos preceitos? Desde quando isso é uma boa notícia?

É por isto que os evangelhos têm esse significado de boas novas. Porque eles anunciam que Cristo já fez a purificação dos nossos pecados e já se assentou no céu. Quando morreu na cruz do Calvário. Quando foi pregado e feito pecado por nós, quando levou sobre si os pecados de todos aqueles que creem nele. Até mesmo os pecados das pessoas que viriam a nascer num futuro muito longe daquela época, ou seja, nós, todos que cremos hoje nele. Todos os nossos pecados foram colocados sobre Jesus e ele foi castigado naquela cruz, durante três horas com uma infinitude de sofrimento que nem mesmo podemos imaginar.

Então as boas novas anunciam que ele pagou os nossos pecados na cruz e que hoje, uma pessoa que crê em Jesus como seu Salvador está salva, tem o perdão pleno e completo de Deus. Sem restrições, um perdão incondicional. É uma pessoa completamente salva. E é sobre isto que o capítulo 2 de Hebreus chama nossa atenção agora. Se eu tenho esta mensagem, este evangelho, estas boas novas, o que devo fazer com ela? Lembremos, portanto, que não devo esperar mais alguém trazer alguma outra mensagem, porque esta já foi enviada. Deus já deu essa pessoa, Seu próprio filho, ao mundo, que morreu e pagou pelos nossos pecados na cruz. Então não devo esperar nada novo. Não espero ninguém maior que o Sol, maior que Jesus! Nunca! Ninguém mais importante, mais sublime, ninguém que tenha maior glória. Nunca existirá, é impossível!

Hebreus 2 diz: "Portanto, convém-nos atentar, com mais diligência, para as coisas que já temos ouvido, para que, em tempo algum, nos desviemos delas. Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos, depois, confirmada pelos que a ouviram; testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas, e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?" Esta é uma pergunta para a qual não há resposta. Como escaparemos? Se não atentarmos para esta palavra, que é o evangelho, que nos apresenta as boas novas da salvação, que Cristo morreu por nós na cruz, levou sobre si os nossos pecados, não escaparemos!

Porque se a palavra ministrada pelos anjos, se referindo provavelmente à Lei, permaneceu firme e toda transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, não há como escapar da lei de Deus. Os mandamentos que Deus deu no AT através dos anjos, nos mostram que não há como escapar, porque eles condenam todo ser humano. Todos estamos condenados pela lei, ela não salva ninguém. A Lei permanece firme, mas não salva, apenas condena. Não queira achar que pode segui-la, porque não pode. - Então, alguém pode inquirir - uma vez que ninguém pode seguir a Lei, estou liberado para matar? É claro que não! Ninguém deve matar. Então posso adulterar? Não, não devemos adulterar. O que quero dizer, é que é impossível seguir a lei por um simples motivo, a própria Bíblia nos fala que se qualquer pessoa transgredir um item da lei, ela é culpada da lei toda.

Na Lei há um mandamento que diz para não cobiçar. Quando descubro que isso significa também, não cobiçar nem mesmo em pensamento, isso mostra claramente a minha impossibilidade de obedecer a Lei. Experimente pensar em não matar. Dou-lhe um segundo para você não pensar em matar. Mas, você já pensou, e agora? Pronto, você já se colocou na posição de um assassino, de um homicida, só de raciocinar a respeito de não matar nós já pensamos na possibilidade. Então é impossível a qualquer ser humano cumprir a lei, e é por isto que Deus veio com a graça salvadora agora em Cristo Jesus, nessa pessoa magnífica, maior que o Sol, em quem está todo o resplendor da glória de Deus. A expressa imagem de Deus. Esta pessoa que veio a este mundo para pagar pelos nossos pecados e morrer por nós. Agora, como escaparemos? Não escaparemos.

Alguém ainda poderia ainda retrucar: - Mas eu não concordo com a Bíblia. Tenho a minha própria opinião e acho que ela tem coisas que não estão de acordo comigo. - Quando Deus nos dá a sua Palavra, que é a Bíblia, e a pessoa de Jesus, que é o verbo divino, o Verbo, Deus tem uma intenção, que é a de ter um relacionamento com as suas criaturas. Deus quer se relacionar com os seres que Ele criou e que estão hoje caídos em pecado. Em todo relacionamento, você sabe que é preciso ceder. Muitas pessoas não concordam com a Bíblia, porque elas têm a sua própria ideia do que seria a palavra de Deus e obviamente, a sua ideia do que Deus diria seria, uma que estivesse em total concordância com os pensamentos dessas pessoas. Uma Palavra de Deus que em momento algum discordasse do que elas acreditam ser certo.

Mas eu pergunto se você conseguiria ter um relacionamento assim com uma pessoa, com outro ser humano? Você consegue se casar com alguém que seja exatamente como você, que fale as coisas que você quer ouvir, concorde com tudo que você fala, com tudo que você faz e em nenhum momento discorde de você? Você gostaria de ter uma pessoa assim na sua casa? Conversar com alguém assim? Você estaria tendo um relacionamento com um robô! Imagine você falar e a pessoa concordar. Então você muda de ideia, ela muda também porque acha que sua nova ideia é mesmo a melhor. Seria horrível, não?! Então o que fazemos? Nós nos moldamos aos desejos dessa pessoa porque sabemos que não vamos concordar em tudo. Então é impossível conceber um Deus com o qual você possa concordar em tudo. Porque no momento em que Deus falar uma coisa que você não concorda, o que você vai fazer com esse Deus? Vai livrar-se dele como você tenta se livrar das passagens da Bíblia que não cabem dentro da sua cabeça, que não gosta, não aceita?

Logo, você pode notar que para ser Deus, Ele obviamente vai pensar diferente do homem, vai ter opiniões diferentes do homem. É claro que muitas das coisas que Ele dirá, serão contrárias às coisas que você pensa. Porque ele é Deus! Talvez você alegue que num casamento, num relacionamento entre duas pessoas, ambas tem que ceder, tem que se moldar, tem que aceitar certas limitações da outra, para poder manter esse relacionamento. E você talvez, complemente sua pergunta com: o que Deus fez para ter esse relacionamento comigo? Onde Ele cedeu? Em quê ele concordou comigo? - É muito simples de ver o que Deus fez, quando entendemos o que Jesus é e o que Jesus fez. Deus cedeu muito mais do que qualquer ser humano poderia imaginar. Sem perder obviamente a sua divindade, sem perder obviamente a sua isenção completa de pecados, sem perder qualquer coisa da sua natureza, Deus se transformou num ser humano! Você conseguiria ceder ao ponto que Deus cedeu? Jamais! Deus se fez carne por você, que discorda dele.

Em Filipenses lemos que sendo em forma de Deus não teve como usurpação ser igual a Deus, mas se humilhou tomando a forma de servo e na forma de servo ele vai se humilhando até a morte e morte de cruz, a pior das situações possíveis. Ele fez isto. Então jamais você poderá dizer que Deus não deu um passo na sua direção. Jamais você poderá pensar que a Bíblia é a Palavra de Deus exigindo de você coisas absurdas e que você não quer acreditar nela porque não entram na sua cabeça e você não concorda. Você não pode dizer isto porque Deus fez uma coisa tremendamente absurda, se transformando em homem para vir salvar você. E isto estaria fora de qualquer concepção que poderíamos ter de Deus, mas é o que Deus fez, Deus se fez homem para nos salvar. Então, pergunto novamente: como escaparemos nós se não atentarmos para uma tão grande salvação?

Quando Jesus se fez carne e se deixou pregar numa cruz pelas suas criaturas esta foi a parte menos cruel da história toda. Porque muitas pessoas morreram mortes mais horríveis do que ser crucificado. Muitas pessoas sofreram mais nas mãos dos homens do que Jesus sofreu, humanamente falando. Mas ali na cruz, depois de três horas sofrendo nas mãos dos homens todo impropério, todo castigo, a Bíblia fala que houve trevas por toda a terra. Aquele que sempre foi um com o Pai, o Filho Eterno de Deus, Deus e homem, durante três horas foi colocado numa solitária. Como um prisioneiro que é colocado num cubículo, onde era largado às vezes por um, dois, três anos e de onde ele, geralmente, saía louco, porque o ser humano não consegue viver muito tempo em solidão, fechado, no escuro, sem relacionamento com ninguém, sem poder conversar com outras pessoas.

Pensemos agora no Filho Eterno de Deus colocado numa solitária como esta, porque aquele que sempre teve plena comunhão com Deus ficou três horas em trevas. Deus precisou voltar a sua face de Jesus, não podia ter comunhão com aquele homem que estava ali carregado de pecados, com os nossos pecados. Deus o julgou e o castigou, o fez pagar e sofrer por coisas que ele não cometeu!

Então você jamais poderá dizer que Deus não tomou a iniciativa para a sua salvação.

O que resta a você fazer agora? Crê no Senhor Jesus e será salvo. Essa é a mensagem do evangelho, essa é as boas novas do mensageiro que vem do campo de batalha para dizer: Amigos, o nosso general venceu a guerra. Estamos livres, estamos libertos. Podemos agora caminhar livres pelos campos porque o inimigo não vai nos pegar! Depois da Segunda Guerra Mundial, cerca de trinta anos depois, encontraram um japonês numa ilha que continuava escondido pensando que a guerra não havia acabado. Esse homem viveu preso numa ilha, passando os piores sofrimentos, sozinho, sem saber que não havia mais guerra. Achando que o inimigo ainda estava lá fora, e que se ele pusesse a cabeça para fora alguém iria atirar nele. Se você hoje tem o receio, tem esse temor de se encontrar com Deus, saiba que a guerra terminou para aqueles que creem em Jesus. Saiba que se você crer hoje, neste momento, em Jesus Cristo como o seu Salvador você vai ter um relacionamento pessoal com esse Deus que se fez homem, que foi acessível, aquele que o apóstolo João fala que as nossas mãos tocaram. O Verbo que as nossas mãos tocaram!



Mais acessível do que isto seria impossível. É este o convite que eu faço a você. Este é o convite que Deus faz a cada pessoa, que cada um creia em Jesus como seu Salvador e receba a salvação e o perdão dos seus pecados.