Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

O Maverick movido a boi - Mario Persona

Maverick movido a boi - Mario Persona


https://youtu.be/VOlek7dnBgI

O Maverick movido a boi
Mario Persona

Quando morava no interior de Goiás,  conheci um rapaz que no início da década de 80 comprou um Maverick, que naquela época já era um carro descontinuado. Esse rapaz mandou alterar o motor do carro para que ele funcionasse com álcool. Não existiam ainda os carros flex, as conversões eram precárias e obviamente o trabalho não ficou bom, o carro ficou péssimo. Certa vez numa viagem, voltando de Brasília, o álcool acabou e como existia uma lei que obrigava os postos a permanecerem fechados nos fins de semana para economia de combustível, o rapaz  não conseguia achar álcool. Então, parou num boteco na estrada, comprou várias garrafas de cachaça, colocou tudo no tanque e terminou a viagem com o motor todo desregulado, mas chegou à cidade com o carro funcionando à pinga! O que faltava para arruinar o motor do carro aconteceu e ele vendeu o Maverick para um homem simples, que não entendia nada de carros.

O Maverick foi parar num lugar chamado Moinho, no baixo de Alto Paraíso. Um dia, quando eu passava por esse lugar, vi o automóvel com seu novo dono que tentava fazê-lo dar a partida, empurrando-o numa estrada de terra, com a família - mulher com bebê no colo e os outros filhos esperando para dar o seu merecido passeio no novo carro. Passei por eles, vi se podia ajudar mas não tendo como fazê-lo,  prossegui a viagem. Quando voltei no final do dia, ao longe avistei-os na estrada. Pensei que ele havia conseguido, bem ou mal, fazer o Maverick funcionar. Mas quando me aproximei percebi o que estava acontecendo. O carro ia bem devagar, a criançada com o rosto colado no vidro, todos alegres. Na frente a mulher com o bebê no colo, o marido na direção e uma junta de bois puxando o Maverick! O homem estava levando a família para passear com o carro que havia recém comprado, sendo puxado por bois! Porque o motor não tinha mais condições de funcionar.

Sempre que lembro desse dia em Goiás,  penso na situação da maioria dos cristãos no mundo hoje. Quando olhamos para a história da humanidade vemos que muitas crenças existentes nas diversas religiões pagãs, ou não, têm uma origem comum. Em muitas religiões por exemplo, indígenas, encontramos a noção de que houve uma queda. São contadas histórias, às vezes, ilustradas, através de várias gerações, com diferentes nomes, mas nessas histórias, houve sempre um declínio, ou seja,  um dia o homem, que vivia num lugar ótimo, devido à ruína, ficou amaldiçoado. Há também outros elementos que existem na Bíblia e que aparecem em lendas. O dilúvio, por exemplo,  é citado em muitas religiões. Entre os Incas existia a noção de que um dia houve um dilúvio universal, que encheu o mundo de água. Há igualmente a noção de um só Deus. O monoteísmo é encontrado no antigo Egito, onde um dos faraós o havia instituído e também entre os Incas, quando um  imperador instituiu o monoteísmo no seu governo. Havia entre este povo, inclusive a ideia de que um dia alguém viria para salvá-los.

Esse mesmo conceito existe em muitos outros povos em todo o mundo. A ideia de que é necessário um sacrifício para apaziguar o deus que essas religiões adotam, é também  encontrada na maioria das religiões. No Brasil- na umbanda, macumba, ou candomblé, encontramos a noção de sacrifício de animais para acalmar a ira do seu deus ou deuses. Logo, é válido afirmar que em todas as religiões são encontrados princípios como os de sacrifícios, que tem uma mesma origem.

Na Bíblia, ao longo do Antigo Testamento, vemos muita imolação de  animais para cobrir o pecado do homem, tentando prover assim, um substituto para a humanidade na forma de um animal sacrificado. Tudo isto na realidade mostra que as crenças, por mais distorcidas que sejam hoje, têm uma origem comum. Obviamente, com o tempo, foram inventadas outras histórias e acrescentadas coisas que deram início a essa profusão que temos hoje de religiões e crenças. A mesma coisa aconteceu nos últimos dois mil anos, quando vemos o cristianismo puro que mostra o princípio básico: o Senhor Jesus veio ao mundo, falou o evangelho e depois foi morto, foi ressuscitado ao terceiro dia, subiu aos céus. Esses fatos foram passados ao longo das gerações, inclusive por escrito, mas mesmo tendo sido documentado, o cristianismo que vemos atualmente às vezes mais parece um paganismo,  com várias lendas embutidas e se distanciando completamente do cristianismo puro e simples que existe na Bíblia.

Então, quando lembro-me da história do Maverick puxado por bois, penso que esse é o cristianismo que muitos hoje adotaram. Eles imaginam que estão no carro dos seus sonhos mas este não passa de um carro de boi ornamentado. Um pouco diferente, é bem verdade. Com vidros que sobem e descem automaticamente, com assentos confortáveis, mas nada além do que um carro de boi, como eram os antigos utilizados em fazendas. E o  que é isso? Simples. Sempre que nos afastamos da origem das coisas, nos perdemos. Por isto é importante voltarmos sempre ao princípio. Podemos nos perguntar, o que é realmente o cristianismo. O que é ser cristão? Será que é oferecer sacrifícios para apaziguar a Deus, o Deus único? Sim, realmente é. Porém, no cristianismo sabemos hoje que esse sacrifício derradeiro e definitivo, já foi oferecido. Não há mais nenhum sacrifício que possa ser feito pelo homem, ou para pagar o pecado deste. Encontramos nos evangelhos e também nas epístolas que isso já era prenunciado no Antigo Testamento na forma de tipos, figuras dos sacrifícios reais de animais. Encontramos Deus vendo que não havia absolutamente ninguém apto para substituir o homem na sua culpa e no seu juízo, ninguém poderia pagar o preço devido pelo pecado. Deus enviou o seu próprio filho, o Senhor Jesus, o Seu filho eterno, uma das três pessoas da trindade que se fez carne, se fez homem, se fez semelhante a nós e que veio a este mundo, pagar este preço.

Se alguém esperava ser necessário fazer alguma coisa, a Bíblia deixa muito claro, essa tal coisa já foi feita! As últimas palavras do Senhor Jesus na cruz foram "Está consumado". Isto significa que está resolvido, é caso encerrado. Porém, ao longo desses últimos dois mil anos o que encontramos dentro da esfera da profissão cristã é a ideia de que precisamos fazer algo mais. No catolicismo, por exemplo, existem as doutrinas básicas cristãs, mas há também as lendas embutidas. Aquelas nas quais, você precisa se afligir,  rezar terço, fazer novenas, rezar por mortos, e aí quem sabe, talvez, numa remota possibilidade, Deus possa pesar os seus pecados e os seus bons feitos e decidir que você foi mais bom do que ruim. E assim, você vai para o céu, porém talvez ainda tenha que passar uma temporada de purificação no purgatório. Tudo isso é coisa completamente estranha ao evangelho. Nada disto existe na Bíblia! São as mesmas distorções que a humanidade e o paganismo causaram nas crenças que tiveram uma origem comum lá atrás na história, quando essas coisas passaram de geração a geração.

Então, o que é realmente esse evangelho? Como sabemos, a palavra evangelho significa boa nova, boa notícia. E o que é realmente a boa notícia?

Imagine se eu lhe falo que tenho uma ótima notícia e que você vai adorar ouvir. Você certamente vai desejar logo saber do que se trata. No meio de sua empolgação, eu digo que você terá que fazer um enorme esforço para ser salvo, que vai precisar passar uma vida de sofrimentos, ter que suar muito a camisa, fazer muita caridade, ser o melhor no mundo para ser salvo. Olha que notícia boa! - Não, isto é uma péssima notícia para a pessoa que se conhece a si mesma, porque ela já tentou fazer isso tudo. Já tentou melhorar, fazer caridade, mas não conseguiu. Muitas vezes quando tentou fazer boas obras isto nada mais era que o seu egoísmo colocado na forma de atitudes benevolentes. Por quê? - Ora, se eu fizer coisas boas Deus vai me perdoar, vai me salvar -  Mas isto não é de forma alguma boa obra, porque não é um ato desinteressado. No espiritismo, por exemplo,  há a ideia de reencarnação e eliminação do carma, a qual fala que através da evolução do ser,  que é entre outras coisas,  fazer uso de caridade para com as pessoas, você vai eliminando o seu carma. Mas essa caridade não é sem interesse, porque se ajudo alguém que está sofrendo a fim de receber algum mérito,  para com isso eliminar o meu próprio carma, os meus pecados, então não estou ajudando a ele que está sofrendo, estou ajudando a mim mesmo. Estou fazendo o bem pra mim e posso até mesmo estar atrapalhando, porque se dentro dessas doutrinas a ideia é de que o sofrimento purifica a pessoa, no momento em que eu diminuo o sofrimento do outro estou dificultando a evolução dele em prol da minha própria suposta evolução. Então, todas essas ideias vêm da cabeça dos homens, e não da Palavra de Deus.

E o que esta Palavra diz está em Romanos, capítulo 8,  e  esta sim, é uma boa notícia! Romanos 8:1 que em diferentes traduções da Bíblia tem mais, ou menos palavras, porque nos textos mais antigos não contém uma parte que aparece na tradução que a maioria de nós usa: "Portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus". O versículo 1, na verdade termina aí. Veja só que maravilhosa notícia! Agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus! Não diz que agora nenhuma condenação há pra quem for bom, para quem for até uma religião, der o dízimo, fazer isto ou aquilo, mas afirma que agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Mas como posso saber se estou em Cristo Jesus? Ora, a única maneira de estar em Cristo é pela fé, crendo em Jesus como o seu Senhor, o seu Salvador. Quando temos essa fé, cremos no Senhor Jesus Cristo. E esse processo de salvação que não vem de nós mas é um dom de Deus, não vem das nossas obras, mas de Deus, por graça somente.

E há uma coisa interessante ainda a observar. Nós recebemos vida vinda de Deus. O homem basicamente, possui uma vida natural herdada de Adão, mas esta vida natural está arruinada, a Bíblia a chama de velha natureza ou simplesmente de carne. Ela está destruída por causa do pecado. É como se uma pessoa tivesse ficado exposta à radiação e depois disto seu organismo adquirisse danos que não são mais possíveis de serem revertidos. Não há mais como consertar. Podem-se fazer uso de alguns paliativos mas não há mais o que se fazer para melhorar. Nós fomos colocados em contato com a radiação do pecado e por isso, já nascemos pecadores, arruinados, a caminho da morte. Nascemos na verdade, mortos espiritualmente e nosso corpo vai seguir esse mesmo caminho da morte. A carne, a velha natureza, esse velho homem, está arruinado, mas Deus promete uma nova vida.

Você se lembra da passagem de João onde o Senhor Jesus encontra Nicodemos e diz que necessário é nascer de novo? Precisava um novo nascimento e Nicodemos tinha que nascer de novo. Então ele pergunta como aquilo era possível, teria ele que entrar no ventre da mãe e nascer novamente? Não Nicodemos, não é isto! O que é nascido da carne é carne, o que é nascido da velha natureza é velha natureza, velho homem. Mas o que é nascido do espírito é espírito. Então, esse era um novo nascimento do alto, de cima pra baixo. E quando nascemos de novo pela fé no Senhor Jesus Cristo nós estamos em Cristo e a promessa de Deus nos fala neste versículo, que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Que bela novidade! Estar em Cristo Jesus é o único lugar seguro.

Dizem que um raio não cai no mesmo lugar duas vezes. Supondo que seja verdade esta afirmação, a não ser nos pára raios,  se você estiver num lugar e ali cair um raio é melhor você permanecer ali mesmo, porque naquele lugar, um já caiu. Um exemplo melhor é com o fogo. Quem já viu um incêndio sabe o perigo que é. Quase todo ano morre alguém devido às queimadas nos canaviais, quando pessoas que vão tentar apagar ou mesmo colocar fogo, acabam  cercados por ele. Numa situação assim, o lugar mais seguro para ficar é onde o fogo já passou. Então o recurso seria a pessoa olhar a direção do vento, por fogo no lugar em que está e depois colocar-se onde já queimou, assim, quando chegar o fogo da queimada propriamente dita, aquele lugar não será  incendiado novamente, pois não há mais matéria inflamável. Uma pessoa que crê em Jesus como seu salvador coloca-se onde o fogo já queimou, onde o raio já caiu. O raio e o fogo do juizo de Deus, cairam na cruz, onde Jesus morreu levando consigo os nossos pecados. Portanto, não há lugar mais seguro do que em Cristo, porque em Cristo nenhuma condenação há. Deus não vai lançar o seu juizo, o seu fogo novamente. Então o pecador que está em Cristo está salvo, nenhuma condenação há.

No  versículo 2 lemos: "Porque a lei do espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto, o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne". Era necessário que alguém de carne, alguém que fosse humano, recebesse esse fogo do juizo de Deus. Por quê? Por que a lei não podia salvar. Quando lemos lei devemos entender que é a lei do Antigo Testamento, os dez mandamentos e seus mais de trezentos preceitos. Ela não podia salvar. A lei é como uma placa que sinaliza a contramão e eu estou em um caminhão enorme numa rua estreita, sabendo pela placa que estou na direção errada. Não posso fazer nada, não há espaço para manobrar, só posso saber uma coisa: estou transgredindo a lei. Então a lei, por ser santa, por ser justa, mostrava ao homem que ele estava na contramão e demandava um juízo.

Um transgressor da lei, um assaltante de banco, por exemplo,  precisa ser julgado e condenado. Também na lei humana é assim. A lei tem poder sobre o homem de condenar, não de salvar. Mas no momento em que sou liberto dessa lei, através de Cristo que já foi condenado em meu lugar, estou livre. Pense na lei da gravidade. Se jogar qualquer coisa para o alto essa coisa vai cair. Mas se eu pegar um passarinho vivo e jogar para cima, ele vai voar. Não vai cair, pelo contrário, sairá voando porque o efeito da gravidade não age sobre ele. O passarinho está sob outra lei agora, uma que o liberta da lei da gravitacional. Essa libertação tem o salvo por Cristo. No versículo 5: "Porque os que são segundo a carne (velha natureza) inclinam-se para as  coisas da carne; mas os que são segundo o espírito, para as coisas do espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus."  Todos nós nascemos da carne, todos somos descendentes de Adão. O que foi dito aqui é que quem nasceu de Adão não pode agradar a Deus. O texto está querendo dizer também que tudo que eu tentar fazer para agradar a Deus com este corpo não terá efeito. Logo, as ideias religiosas  que pregam que se você fizer isto e aquilo, Deus vai olhar para você com um olhar mais benigno e assim irá salvá-lo, é errado,  porque os que estão na carne não podem agradar a Deus. Houve somente um homem que O agradou.

Quando o Senhor Jesus foi batizado por João Batista, os céus se abriram porque havia  alguém na terra por quem valia a pena os céus se abrirem. Ele saiu da água onde foi batizado para cumprir toda a justiça, embora não tivesse do que se arrepender. Ele não possuia pecado. E ao sair da água o Espírito Santo desceu sobre Ele na forma de pomba e uma voz do céu disse: - Este é o meu filho amado em quem tenho prazer, em quem me agrado. Este homem foi o único do qual Deus se agradou. Mas o homem natural, na sua carne, na sua velha natureza não pode agradar a Deus, porque o único lugar seguro para fugirmos do castigo eterno, do juizo eterno de Deus é Cristo, e somente estando nEle podemos de alguma forma, ser agradáveis a Deus. Ele que tomou sobre si na cruz todos os nossos pecados e que se fez a si mesmo,  lugar seguro para todo aquele que nEle crê.  Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.

O versículo 9 fala da nova condição depois que o homem se converte e é salvo por  Cristo: "Vós (falando dos cristãos em Roma que haviam sido lavados pelo sangue do Cordeiro, que tinham crido em Jesus, e que haviam nascido de novo, salvos por Cristo), porém, não estais na carne, mas no espírito, se é que o espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o espírito de Cristo, esse tal não é dele." Isto talvez servisse de alerta àqueles romanos, por que obviamente poderia haver ali alguma mistura. Pessoas que estavam apenas indo às reuniões da igreja, da assembléia em Roma, porém não tivessem se convertido, por isso o alerta. No versículo 10 lemos: "E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu espírito que em vós habita. De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne, porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque todos os que são guiados pelo espírito de Deus, esses são filhos de Deus." O texto diz uma coisa importante no versículo 10. O corpo, na verdade, está morto por causa do pecado,mas se Cristo está em vós, o espírito vive por causa da justiça. Isto significa que há duas coisas diferentes: pecado e pecados. “Pecado”, no singular é a natureza pecaminosa do homem caído, é o motor que nos leva a pecar. Um pouco mais para frente neste livro de Romanos, vemos os “pecados”, que são a consequência do pecado. Exemplificando melhor. Você tem um limoeiro que dá limões. Os limões existem por que ele é um limoeiro, se fosse um pé de abacate não daria limões.

Nosso corpo, nossa carne, a velha natureza, nosso velho homem, tem o pecado em si e não há conserto pra isto. Ninguém fica melhor ainda que se converta a Cristo. É aquele corpo exposto à radiação mortal, que vai decair, degradar, que vai acabar. Não há como melhorar esse velho homem que é ruim e totalmente desgraçado. Não há  o que melhorar nele. E o que Deus fez com esse velho homem? Ele o considerou na morte, quando Cristo morreu na cruz. O pecado aos olhos de Deus tem que ficar na morte. Acabou. Deus perdeu qualquer esperança de consertar esse velho homem. O que Deus perdoa quando nos convertemos a Cristo não é o pecado, pois o pecado Deus lançou na morte. O que Deus perdoa são os pecados, os nossos pecados, que são consequência da velha natureza que trazemos em nós. Uma pessoa que está em Cristo, agora é nova criatura, embora continue carregando esse velho homem em si.

Um pouco antes, no capitulo 7 deste livro de Romanos, o apóstolo Paulo fala de um homem que descobre essa coisa terrível que é ter o seu velho homem em si mas ao mesmo tempo, já recebeu vida de Deus para perceber tudo isto. Esse homem se sente desgraçado e dá um brado. No versículo 23 do capitulo 7: "Mas vejo nos meus membros outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?" Em seguida, vem a resposta: "Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim que eu mesmo, com o entendimento, sirvo à lei de Deus, mas, com a carne, à lei do pecado. Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus". O que este homem está falando? Ele chega à conclusão de que está preso a um corpo que está arruinado. Li certa vez um comentário de que havia determinados povos na antiguidade, onde o castigo para um assassino não era a cadeia, mas sim amarrar o corpo da pessoa que ele matou ao seu próprio corpo, rosto com rosto, de uma maneira que ele não conseguisse se soltar. Ele ficaria respirando aquele corpo putrefato preso ao seu,  até morrer de infecção e teria que gritar exatamente isso: miserável homem que sou, quem me livrará do corpo desta morte. Imagine, o homem caminhando com um cadáver pendurado a si mesmo. Essa é a exata a noção que nos passa esse brado no texto.

Hoje, uma pessoa que se converte a Cristo, obviamente tem uma nova natureza, mas está ainda num corpo de carne, com todas as coisas ruins, todas as consequências que isto traz. Mas ela tem agora uma nova vida em Cristo por que Deus a vê em Cristo e por isto Ele se agrada dessa pessoa. Eu me torno agradável a Deus, no Amado, que é Jesus. Deus me fez agradável a si mesmo em Cristo, Ele pode olhar para mim em Cristo. Não fiz nada, Ele me salvou e me colocou nessa nova posição. E agora tenho então o espírito de Cristo habitando em mim, por que se não tivesse não seria de Cristo. No versículo 14 lemos: "Porque todos os que são guiados pelo espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, pai. O mesmo espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus." Isto é maravilhoso!


Sempre que encontramos a palavra adoção no Novo Testamento ela não tem a mesma conotação da adoção humana. Tenho um filho adotivo e ele tem todos os direitos, todas as regalias dos outros filhos, tem adoção plena mas ainda assim ele não tem o meu DNA, não foi gerado por mim, não tem em si a minha vida. Porém a adoção que fala o texto é no sentido de que antes não éramos filhos, mas que Deus agora assim nos fez. No momento em que recebemos vida de Deus. Um Deus que é pai verdadeiramente e que agora, O temos como tal. Obviamente não recebemos divindade, não temos a natureza divina como Jesus, mas recebemos vida de Deus. Somos filhos por adoção, mas  realmente filhos e não somente isto, somos também  herdeiros de Deus. Quem olha à noite para o Universo, sabe que Deus é o dono disso tudo, já que tudo foi feito por Ele, tudo pertence a Ele e tudo que existe foi feito para ser dado ao filho de Deus, Jesus, em quem convergem todas as coisas que existem. Ele é o herdeiro de todas as coisas. Quando Deus me chama de co-herdeiro com Cristo Ele está me colocando nessa posição elevadíssima de receber tudo o que pertence a Deus. E assim o é também  a todo àquele que crê em Jesus, àquele que é salvo. No versiculo 16: "O mesmo espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados." O apóstolo Paulo mostra como viver nesta nova condição de salvo, porém carregando este corpo que tenho que reputá-lo como morto. Esta carne não precisa dar opinião alguma, porque ela está morta. No versículo 18: "Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada." Ele  fala então não só daqueles que crêem, mas também de toda a criação.

Hoje vemos animais doentes, catástrofes, terremotos, cataclismas, uma porção de coisas ruins não só para os homens mas para todas as criaturas. Versículo 19:" Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus", aqueles que crêem.  "Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção a saber, a redenção do nosso corpo."

Como eu disse, àqueles que crêem em Jesus, e que já se colocaram onde o fogo já pegou, onde o raio já caiu, nenhuma condenação há, porque receberam o perdão dos seus pecados, já estão em Cristo, já são vistos como agradáveis aos olhos de Deus, porém têm um corpo ainda que atrapalha. Você pode perguntar, afinal, porque ainda carregamos este corpo. É que todo este processo ainda não terminou. Posicionalmente já temos tudo em Cristo, porém, a nossa condição é ainda precária neste corpo, por isto aguardamos a rendenção do corpo. E o que isto siginfica? A libertação do corpo, a ressurreição ou o arrebatamento, quando Cristo virá buscar os seus. Aí sim, completa-se todo este ciclo e nós, aqueles que cremos, seremos  como Cristo. Não com divindade, não Deus, mas com um corpo incorruptível assim como é o corpo que Jesus tem agora no céu. Quando Ele ressuscitou e subiu diante dos olhos de seus discípulos, não ascendeu com um corpo de plasma ou algo assim, uma nova energia em forma humana. Não! Jesus Cristo subiu em um corpo de carne e ossos. A Bíblia fala que hoje há no céu um homem de carne e ossos, Jesus. O primeiro de muitos que estarão lá dessa forma, em um corpo material. - Mas espere um pouco, diria você, - um corpo material?  Não estamos falando de coisas espirituais? - Sim, mas Deus nunca falou que matéria é coisa ruim. O que é ruim é a matéria arruinada pelo pecado, por que quando Deus criou o mundo, viu que as coisas criadas eram boas. Quando criou porém o homem Ele viu que aquilo era muito bom. Ou seja, o que Ele criara era bom, mas a condição atual em que essa matéria criada se encontra, certamente, não o é.

Quando Cristo ressuscitou não foi num corpo etéreo, embora fosse um corpo com qualidades que nem mesmo, conhecemos. Por exemplo, após a morte de Jesus os discípulos se encontravam trancados numa sala com medo de serem perseguidos e mortos e de repente, o próprio Jesus apareceu no meio deles, mesmo as portas e janelas estando  trancadas. Mas não era um espírito, pois um espírito não come, não tem as marcas nas mãos que Ele mostrou ao falar para Tomé: Coloque seu dedo na minha marca, na cicatriz aqui do lado. Tem peixe? Me dê um peixe para comer. Tem favo de mel? Me dê um favo de mel para eu comer. - Era um corpo, um corpo humano, um homem, Jesus ressuscitado.
E em seu túmulo, não ficou um cadáver. O túmulo ficou vazio, Deus ressuscitou Jesus e Ele fará isto conosco. Quando lemos sobre a redenção do nosso corpo, no versículo 23, "esperando a adoção a saber, a redenção do nosso corpo. Porque, em esperança, somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê, como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos." O cristão vive nessa esperança. A qualquer momento Cristo virá para nos resgatar, para nos transformar ou nos ressuscitar se nosso corpo já estiver morto, para nos dar essa nova condição agora de ressuscitados como Cristo está. No versículo 28:"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo seu decreto. Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou."

Isto é importante. Note que é um processo, há etapas. Os que dantes conheceu, Deus nos conheceu antes mesmo de existirmos por que Deus é onisciente. Ele também predestinou, ou seja, deu um destino que é a salvação para aqueles que creem em Jesus. Para serem transformados, conformados à imagem do Seu filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos - além de ser o primeiro, é também aquele que tem lugar de destaque entre todos. E aos que predestinou a estes também chamou. E Deus está chamando hoje ainda, para que você creia também em Jesus, que O aceite como o seu Salvador.  Deus está chamando em vários lugares onde este evangelho está sendo pregado para que as pessoas creiam que Cristo já morreu na cruz para pagar os seus pecados. E aos que chamou, justificou. O que é justificar? É reputar por justo. Mas nós somos justos? Não! Na nossa natureza não somos.

Lembro-me da história de um garoto no colegial nos EUA. Ele estava no corredor da escola e de repente pulou no pescoço de um estudante, dando um soco que deixou o outro  desmaiado no chão. O diretor viu a cena e falou pra ele ir a sua sala porque seria expulso. O garoto pediu ao diretor para antes, olhar no bolso daquele que estava desmaiado. O diretor então encontrou uma arma. O aluno explicou que fizera aquilo para impedi-lo de matar alguém. Claro que ele não seria expulso depois disto, afinal, ele estava justificado daquilo que havia feito. É assim com  Deus, Ele nos justifica porque nos reputa por justos. O diretor da escola em um momento considerava o garoto  culpado, ele era réu, seria expulso, mas no momento seguinte aquele garoto não tinha culpa nenhuma, estava plenamente justificado porque o diretor decidiu justificá-lo. E aquele que crê em Jesus é justificado por Deus, é avaliado por justo diante dEle. E só assim podemos entrar na presença de Deus. No fim do versículo 30 lemos ainda: "aos que justificou, a estes também glorificou." Colocou numa situação de glória junto com a glória que há no céu, junto com esse lugar onde Cristo está agora. Aqueles que crêem em Jesus têm tudo isto.
Onde, na religião cristã, na cristandade como um todo, encontramos isto? O que vemos, são  pessoas desesperadas, com medo da morte, temendo serem condenadas, irem para o inferno, pessoas fazendo de tudo para tentar agradar a Deus de alguma forma. Mas não é isto que está escrito aqui. A Bíblia nos mostra que Deus fez tudo, todas as coisas e dá isto gratuitamente para aquele que crê em Jesus. Porque o que tinha de ser feito Ele fez  na cruz.

Lemos no versículo 31: "Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" Levante a mão quem será contra nós. Se o maior de todos é por aqueles que creram em Cristo, os salvos, quem pode ser contra? Ninguém. E o texto continua:" Aquele que nem mesmo a seu próprio filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?" A Bíblia não está falando de dinheiro, de saúde perene aqui nesta vida, de ganhar na loteria. Claro que  não é isto. Todas as coisas espirituais em Cristo Jesus, tudo aquilo que pertence a Cristo nos é dado também de graça, assim como Deus nos dá a salvação. Então, aquele que não poupou a Jesus, seu próprio filho, como não nos dará todas as coisas também? Aquele que fez o que era mais difícil, entregar seu filho justo, santo, perfeito, pra morrer por pecadores perdidos como nós, culpados, como não nos dará todas as coisas? O mais difícil Ele fez, como não faria o mais fácil? No versículo 33:"Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica."

Pense naquele corredor da escola. Qualquer outro aluno que falasse ao diretor que o garoto teria que ser punido ou expulso pelo seu ato, o diretor diria em resposta que ele já havia conversado com o aluno e que ele era totalmente inocente sobre o que aconteceu ali. O culpado é o outro, não ele. Se o diretor o justificou, quem poderia acusar, apontar o dedo contra aquele aluno? Ninguém. Versículo 34: "Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós." Quem pode  condenar se aquele que crê tem a Cristo diante de Deus intercedendo por ele? Se eu creio em Jesus, fui salvo por Ele, meus pecados foram perdoados, o meu velho homem foi lançado numa condição de morte, quem pode acusar alguma coisa? Cristo está me defendendo diante de Deus, não há uma acusação. Versículo 35:"Quem nos separará do amor de Cristo? A resposta é NADA! Nem mesmo a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada. Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia: somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou."  O apóstolo termina quase que dando um brado de alegria, de vitória, quando fala no versículo 38: "Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor."

Quem é que depois de saber isto viveria triste, com medo do seu futuro, medo de algum demônio, algum espírito maligno, algum anjo, alguma dificuldade, alguma falta de qualquer coisa? Quem viveria assim sabendo que Deus entregou o que era mais difícil, o seu próprio filho? Como não nos daria também todas as coisas? No entanto, nós olhamos em volta e vemos muitos Mavericks puxados por juntas de boi. Pessoas que adotaram um cristianismo que não tem motor. Um cristianismo totalmente vazio que não deu a elas nada mais do que aquilo que já tinham. E essas pessoas acham que estão indo para algum lugar, quando não estão. A salvação é uma graça que Deus dá à todo aquele que crê em Jesus como Salvador. E é algo que não é revogável. Depois de salvo ainda que você queira perder a salvação é impossível, porque você se torna um membro do corpo de Cristo e ele não arranca os seus próprios membros e também não permite que alguém os arranque. Não há mais como você separar-se de Cristo, separar-se de Deus. Uma vez salvo, salvo para sempre.

E para isto, qual é o passo que você precisa dar? Unicamente, aceitar a Jesus Cristo como seu Salvador, crer nele, colocar-se no lugar de condenação, que é o lugar onde o fogo caiu, reconhecer e confessar os seus pecados a Ele. E isso é uma coisa somente entre  você e Deus. Creia simplesmente que Jesus levou todos os seus pecados  na cruz e pagou por todos eles, sem exceção, para que você pudesse estar em Cristo e ter total aceitação aos olhos de Deus.