Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Rota de fuga - Mario Persona

Rota de fuga - Mario Persona


https://youtu.be/WSn8AhQuRxM

Rota de fuga
Mario Persona

Acho que todos souberam esta semana de um acidente aéreo. Eu estava vendo um vídeo, o avião chega muito baixo, bate na cabeceira da pista e aí vai deixando pedaços pelo caminho. Perde a cauda e, por fim, entra na parte de terra, viajando alguns quarteirões antes de conseguir parar totalmente e, quando para, tem um princípio de incêndio mas, por incrível que pareça, das 307 pessoas que estavam no avião apenas duas morreram e outras estão hospitalizadas, algumas com queimaduras e outras com fraturas. Conseguiram um feito inigualável, esvaziaram um avião daquele tamanho, um Boeing 777, em poucos segundos. O avião tem as rotas de fuga, saídas de emergência e, quando tem uma queda deste tipo, automaticamente as portas se abrem e lançam escorregadores infláveis por onde as pessoas devem sair em ordem, evitando tumulto, mas tudo tem que ser feito muito rápido para ficar longe do avião antes que venha o fogo pois, fatalmente, o fogo sempre acaba vindo e destrói o avião. 

Eu estava pensando o que aconteceria se nós estivéssemos naquele avião e víssemos o avião bater no chão, pedaços sendo arrancados, uma turbina para um lado, uma roda para  o outro, ele sacudindo todo e a gente vendo que ele ia se quebrar, e na hora que ele parasse e recebêssemos o aviso da tripulação para imediatamente sairmos do avião, seria sensato  falarmos: não, a viagem foi tão tranquila, foi tão boa, o avião é tão seguro, eu estou lendo um artigo, eu queria terminar esta leitura. Estava passando um filme e saiu do ar, dá para ligar de novo para eu ver como termina esse filme? Seria sensato uma coisa assim ou a coisa mais sensata seria obedecer o comando, atender ao aviso e se dirigir às rotas de fuga indicadas previamente? O mais sensato seria obedecer a todos os avisos, cair fora do avião o mais rápido possível.

Nós embarcamos numa grande aeronave, chamada planeta Terra, e Deus está nos dando avisos. Dentro dessa grande aeronave existem outras pequenas aeronaves em que nós estamos e, na verdade, somos nós mesmos nessa nossa fuselagem aqui. Outro dia eu estava comentando que nesta minha idade nosso aviãozinho começa a largar pedaços pelo caminho, deixa uma turbina aqui, uma roda ali e a gente vê isto. Quem está chegando, e quem já passou da minha idade, já perdeu umas peças pelo caminho e continua perdendo, você vai vendo que o avião não é mais aquele zero quilômetro que saiu da fábrica. Qual é a atitude mais sensata nessa hora?

Hoje postei no Facebook um comentário sobre a Bíblia com uns versículos e uma pessoa, que não conheço, está lá no meu rol de amigos que vou aceitando por causa da minha profissão, tem cinco mil pessoas lá e, cada vez que eu posto alguma coisa vem muitos comentários dos mais diversos tipos. Então, quando postei lá muitos curtiram e fizeram alguma observação mas um homem, simplesmente, ridicularizou a Bíblia, ridicularizou Deus e todos os que creem. Eu não o conhecia, cliquei no perfil dele e vi que era uma pessoa mais velha que eu, aposentado. Eu simplesmente apaguei o comentário dele e mandei-lhe uma mensagem particular dizendo: eu sinto muito por você, mas você sabe quanto tempo falta para você se encontrar com Deus? Ele me respondeu dizendo que é ateu e que ele fica indignado por causa dos pastores que ficam tomando o dinheiro do povo e outras coisas mais e, por isto, ele fez aquela manifestação toda porque Deus não existe.

Eu falei para ele: olha, eu realmente não acredito que elefantes voadores existam, mas eu não perco o meu tempo criticando-os ou criticando pessoas que acreditem neles porque elefantes voadores não existem, então por que vou perder meu tempo? Na verdade, não é que você não acredita, você acredita e está preocupado. Mandei alguns links para ele ler e oro para que Deus toque esse coração porque não tem muito tempo para ele não, pela foto, pelo perfil que vi, não tem muito tempo, está chegando a hora de abandonar a aeronave e fazer o que, ir para onde? Felizmente Deus nos dá uma rota de fuga, Deus quer que todos os homens sejam salvos e venham ao conhecimento da verdade, está escrito isso na Bíblia.

Hoje postei algo no Facebook, é interessante que o Facebook é uma plataforma que você pode usar para evangelizar e atingir muitas pessoas, coloquei alguma coisa também sobre adoração e uma pessoa perguntou: Mario, por que é que Deus precisa de adoradores? Eu disse a ele que Deus, na verdade, não precisa, ele procura adoradores. Deus não tem nenhuma deficiência, não falta adoradores para ele ser completo. Ele procura adoradores porque Deus tem um amor tão infinito que ele quer amar, e ele busca pessoas que se candidatem para serem amadas. Deus tem um perdão tão infinito e gracioso que ele quer perdoar, e ele busca pessoas para serem perdoadas. Deus tem bênçãos inimagináveis e ele busca pessoas que queiram receber essas bênçãos. O incrédulo, aquela pessoa que tem medo de Deus, que tem o maior pavor de morrer porque ele não sabe como será, vai encontrar-se com Deus e Deus vai pedir conta dos seus pecados e daí, como fica?

Ele imagina adorar a Deus mais ou menos como naquele filme do King Kong, aquele cenário lúgubre, aquela coisa horrível, cheia de caveiras e aquele povo primitivo adorando o King Kong, tremendo de medo dele e, para aplacar-lhe a ira, ofereciam-lhe seres humanos em sacrifício. O incrédulo, aquele que não conhece a Deus, imagina adoração assim: adorar a Deus seria cair na frente de Deus, tremendo de medo, e falar não, não pise em mim, não me esmague. Adoração não é isto. Deus procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade porque Deus ama. Adoração bíblica é aquela que Jesus garantiu, por sua morte, por seu sangue derramado, o acesso livre e desimpedido à presença de Deus. Em Hebreus fala que temos ousadia para entrar na presença de Deus; homem algum poderia ousar entrar na presença de Deus sem ser destruído, mas o cristão, o que crê, que tem fé em Jesus, tem ousadia para entrar porque ele sabe que não será destruído; então ele se aproxima de Deus.

Tem uma foto do meu filho com meu neto no Facebook, os dois sentados de costas na beira de um penhasco e o Lucas, meu filho, está apontando para o horizonte e o Lucky está olhando o lugar mas está segurando o braço do tio grandão. Achei tão bonita esta foto, não por serem meu neto e meu filho, mas principalmente porque pensei isso é adoração, esse é o relacionamento entre o homem e Deus, uma aproximação tão estreita que você não teme pôr a mão no braço de Deus, chegar pertinho dele, no aconchego dele. Quando João descreve na sua carta o encontro que eles tiveram com Jesus, que é Deus e homem, ele descreve o que é adoração e qual é o caminho que Deus abriu para sermos seus adoradores, não é pensando que vamos entrar na frente do King Kong para sermos esmagados por suas garras; 1 João 1:1-4 "O que era desde o princípio, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada), o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra." Essas mãos tocaram, e João é aquele discípulo que no evangelho é descrito como aquele que se inclinava sobre o peito de Jesus, olha que proximidade Deus permitiu ao homem ter.

O problema é que estamos hoje nesse aviãozinho soltando pedaços pela pista, já quase parando de vez, e nós precisamos procurar a rota de fuga porque a qualquer momento  teremos que sair dele. E qual é a rota de fuga? A Bíblia é um livro maravilhoso e ela nos apresenta esta rota de fuga, Deus não nos deixou no escuro sem uma sinalização clara. Na verdade, se errarmos o caminho é porque nós quisemos, é porque escolhemos não obedecer as instruções que Deus deu.

A Bíblia pode ser dividida em cinco partes. No Antigo Testamento Deus prepara o homem para a chegada de Deus ao mundo, na pessoa do Filho de Deus, Jesus. Todo o Antigo  Testamento apontava para Cristo dizendo ele vem, ele vem e será assim. Há centenas de profecias no Antigo Testamento apontando para Jesus. Os evangelhos trazem a manifestação de Deus com os homens, Jesus vindo ao mundo, manifestado aqui neste mundo ele foi chamado Emanuel, que significa Deus conosco. Uma vez consumada a obra da redenção, Cristo morrendo na cruz e ressuscitando conforme os evangelhos, aí vem o livro de Atos, que é a propagação dessa mensagem. Os discípulos saem pelo mundo levando essa mensagem de perdão e salvação. Aí vêm as epístolas, ou cartas dos apóstolos, que são uma explicação para entendermos o volume todo. Sem as cartas dos apóstolos nós não entenderíamos a Bíblia, nem o Antigo Testamento. Os judeus que escreveram o Antigo Testamento, os profetas que o escreveram, nem eles entenderam muitas das coisas que eles estavam escrevendo. Era preciso Deus terminar a revelação para que existisse entendimento. E, finalmente, em Apocalipse, que é a consumação de todas as coisas, Deus encerra a história do Universo.

Então pense na Bíblia como um trem vindo da eternidade e destinado a eternidade, e ele dá uma paradinha numa estação chamada Tempo. É nesta estação que nós estamos agora. A Bíblia é de eternidade a eternidade e mostra tudo o que precisamos saber a respeito de Deus. Ela tem as divisões macro e tem as divisões micro. Às vezes você pega um livro da Bíblia e ele mostra todas essas partes naquele livro. Se pegarmos o Pentateuco, que são os cinco primeiros livros que Deus inspirou Moisés a escrever, nós encontramos também uma divisão ali. Gênesis é o livro da Criação, onde é relatada a Criação de Deus e a queda do homem. Em Gênesis nós vemos onde começa o problema, não foi na Criação, mas na queda do homem. Aí vem o livro de Êxodo, e nele está a rota de fuga desse avião. Ali Deus dá a ordem e mostra por onde temos que sair.

Êxodo é o livro da redenção, que significa libertação, pagar um preço para livrar, é um livro de livramento. Depois vem o livro de Levítico, e o bonito nessa ordem é que em toda a história do povo hebreu, dos israelitas, eles estavam vivendo como escravos no Egito, sob o domínio do Faraó, e Deus promete libertá-los e levá-los à terra prometida, Canaã, que é um símbolo do céu. O Egito para nós hoje é uma figura do mundo, Faraó é uma figura de Satanás, que mantém os homens presos, escravizados nos seus domínios e Canaã, a terra prometida, é uma figura do céu. E Deus promete libertá-los e levá-los para Canaã. Só que depois de Êxodo, que é o livro da libertação, o livro da fuga, da redenção do povo, não vem Canaã, não vem Josué que é o livro da entrada do povo na terra de Canaã. Vem Levítico, que é o livro da aproximação, onde Deus dá instruções de como ele deve ser adorado, de como os homens poderiam se aproximar de Deus; de como seria construído um tabernáculo onde a presença de Deus estaria com eles ali, de como eles levariam as suas ofertas, os seus sacrifícios, a sua adoração, o seu louvor a Deus. Levítico mostra isso. Por que Deus não os levou logo para Canaã?

Porque Deus liberta primeiro para si, para nos trazer para si mesmo, e depois, para nos levar para o céu. A melhor parte Deus nos dá antes, que é aproximação com ele, e é disto que o evangelho fala. Isso é um privilégio muito grande e muito importante pois isso faz com que a pessoa hoje, que se converte a Cristo, possa, imediatamente, se aproximar de Deus, mesmo não estando ainda no céu, ela está apta a entrar na presença de Deus estando aqui na Terra. Ela tem agora um Pai. O céu não é o máximo da sua expectativa, Deus já dá a comunhão com ele enquanto vivemos aqui. Depois vem o livro de Números, que é uma narrativa preparando como o povo deveria andar pelo deserto, que é o lugar onde o liberto se encontra depois de libertado. Ele sai da escravidão mas, ao invés de encontrar tudo às mil maravilhas, ele se encontra em um lugar que não tem comida, vai depender do maná que cai do céu, Cristo, o pão que vinha do céu, e vai depender da água que saía da rocha, e essa água era Cristo também.

Depois vem Deuteronômio, que é basicamente uma recapitulação de tudo o que Deus disse. Por quê? Porque quando eles entraram no deserto, aquela geração mais velha duvidou que Deus iria levá-los para Canaã, então o que Deus fez? Por causa da falta de fé deles, inclusive Moisés, que feriu a rocha, aquela geração toda não entrou em Canaã. Entrou somente a geração mais nova, até os vinte anos de idade; a Bíblia considera a maioridade aos vinte anos, era a idade que um homem podia pegar em armas para partir para a batalha. Portanto, a geração de vinte anos para trás é que iria entrar, e Deuteronômio foi escrito nessa época para dar uma recapitulação para essa geração, para prepará-los para entrar na terra, tanto é que Deuteronômio repete muita coisa que está em Êxodo, Levítico e Números.

Em seguida vem o livro de Josué trazendo o povo para dentro da terra. Para entendermos essa rota de escape é bom lermos o livro de Êxodo, capítulo 1, lembrando que isto realmente aconteceu e Deus nos deixou como figuras de coisas que iriam acontecer. Como eu já disse, o Egito é uma figura do mundo, Faraó é uma figura de Satanás que oprime, o israelita morando no Egito é uma figura do homem ainda no seu estado carnal, pecador, preso ao diabo, e todos nós nascemos nessa condição, perdidos, e nós vamos ver a condição em que eles se encontravam no Egito em Êxodo 1:13 que diz: "E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza; assim, lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo, com todo o seu serviço, em que os serviam com dureza." Essa era a condição daquele povo no Egito, escravos.

O problema do escravo é que ele se acostuma com a escravidão. Alguém aqui já ouviu falar da síndrome de Estocolmo? Esta síndrome foi diagnosticada por psiquiatras e psicólogos em pessoas sequestradas. A pessoa sequestrada passava, do pavor do sequestrador a uma espécie de vínculo, de identificação com o sequestrador. Eles perceberam isto quando a filha de um dono de um grande grupo de comunicação americano, o nome dela era Patrícia Hearst, foi sequestrada por terroristas e aí pegaram em câmeras ela praticando atos terroristas junto aos seus sequestradores, ela praticamente se apaixonou por eles. Isto acontece muito com pessoas em cativeiro, que acabam por ficar tão submissas aos que as sequestraram que elas perdem a sua identidade e passam a pensar como o próprio sequestrador. O pecador provoca essa síndrome no homem.

Ele acha que não está escravo, ele não sente a escravidão. Eu ganhei um passarinho, um pintassilgo, que nasceu em cativeiro, e eu abria a porta da gaiola e ele não saía. Eu tirava ele com a mão, libertava-o mas ele dava uma voadinha e voltava para a gaiola, ele não conseguia viver fora da gaiola, a gaiola era o mundo dele. Pessoas com autismo têm muito disto, elas têm o ambiente delas e se você as tira do ambiente elas não se sentem bem, elas têm que voltar para aquele ambiente. Elas são metódicas, fazem as coisas numa certa ordem, e se você muda a ordem, cria uma aflição para elas. A pessoa sob o domínio de Faraó, Satanás, no Egito, está assim, dominada sem perceber. Anestesiada, não consegue perceber essa situação. Eles eram escravos como o ser humano é escravo. Em Êxodo 2 vemos uma tentativa de libertação do povo de Israel do Egito. Esse homem que vai tentar libertá-los chama-se Moisés, Êxodo 2:11-14 "E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já grande, saiu a seus irmãos e atentou nas suas cargas; e viu que um varão egípcio feria a um varão hebreu, de seus irmãos. E olhou a uma e a outra banda, e, vendo que ninguém ali havia, feriu (matou) ao egípcio, e escondeu-o na areia. E tornou a sair no dia seguinte, e eis que dois varões hebreus contendiam; e disse ao injusto: Por que feres o teu próximo? O qual disse: Quem te tem posto a ti por maioral e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio? Então, temeu Moisés e disse: Certamente este negócio foi descoberto." Ele fugiu daquele lugar e se escondeu no deserto. Essa foi a tentativa de Moisés para salvar o seu povo da maneira humana. Como o homem tenta se salvar? Fazendo alguma coisa.

Como o pecador tenta sair da sua condição de pecador, separado de Deus, condenado ao lago de fogo eternamente? Ele tenta se melhorar, ele tenta lutar pela sua salvação, ele tenta fazer boas coisas, caridade, ajudar ao próximo, viver uma vida moralmente boa, é a maneira humana de tentar se salvar, e essa maneira não dá em nada, dá em morte. Era Deus quem precisava libertar esse povo e é só Deus que pode libertar o pecador também, mais ninguém. Não é um trabalho humano, a libertação é um trabalho divino. E vamos ver que Deus está muito atento à situação do povo em Êxodo 3:7 "E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores." Esse é Deus. Ele viu a sua aflição, ele ouviu o seu clamor se você clamou a Deus por libertação e ele conhece as suas dores, ele sabe de todas as suas dificuldades, que são resultantes de uma vida ainda perdida, sem Cristo. "Portanto, desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel." Esse é Deus e ele vai trabalhar essa libertação como? Deus vê, Deus ouve, Deus conhece, Deus desce e Deus sobe levando o seu povo. Esse é também o mesmo roteiro de fuga que Deus apresenta hoje através de Cristo Jesus.

Quando você crê em Jesus como o seu Salvador é porque você está crendo numa obra que Deus fez quando ele desceu. O Filho de Deus desceu do céu para vir a este mundo, ser rejeitado pelos seus irmãos, como Moisés foi rejeitado aqui por seus próprios irmãos hebreus, não queriam Moisés libertando eles, disseram você vai nos matar também como você matou o egípcio? Ele foi rejeitado. Cristo veio a este mundo e, embora não tenha matado ninguém, foi rejeitado também. A rejeição dele se transformou na sua morte na cruz e ali ele se entregou a si mesmo como sacrifício perfeito para Deus, pelo pecado e pelos pecadores. Era Deus cuidando dessa obra, Deus descendo para libertar o pecador e agora Deus quer subir e levar o pecador salvo porque Deus quer transformar pecadores inimigos, em adoradores amigos; não só amigos, como também, filhos.

Deus dá àquele que crê uma posição de filho. Há uma posição mais próxima do pai do que um filho? Ah, sim, existe uma posição mais próxima do que filho, esposa. E Deus faz isto também, ele não deixa nada faltar, tanto é que ao conjunto dos salvos hoje neste mundo a Bíblia chama de noiva de Cristo, e haverá um dia que essa noiva, esse conjunto de todos os salvos, chamado igreja, vai se casar com Cristo nos céus. Então sim, além de filhos individualmente, coletivamente noiva de Cristo, e depois esposa de Cristo. Esta é a posição que Deus tem para o pecador, não para o bom, justo ou correto, mas para o pecador que arrependido crê em Jesus como o seu Salvador. Mas o plano de Deus então era tirar o homem do Egito e introduzir o homem onde? Em Canaã.

O apóstolo Paulo diz na carta aos Romanos 8:28-31 "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto. Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?". De que lado você está? Deus chamou e está chamando hoje. Mas para que Deus pudesse tirar esse povo do Egito era preciso derramar sangue. Eles têm que sair do Egito, atravessar aquele mar aberto, todos conhecem a história, mas antes disso Deus precisava de sangue derramado. E o sangue vai aparecer no capítulo 11, Deus anunciando o que ele vai fazer para tirar os hebreus do Egito. Lembre-se que isto aqui também é figura do que Deus iria fazer naquele tempo e agora para nós é passado porque ele já fez há dois mil anos, que era Deus pegar um cordeiro para morrer no lugar do pecador.

Em Êxodo 11:4-6 vemos: "Disse mais Moisés: Assim o Senhor tem dito: À meia-noite eu sairei pelo meio do Egito; e todo primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que se assenta com ele sobre o seu trono, até ao primogênito da serva que está detrás da mó, e todo primogênito dos animais. E haverá grande clamor em toda a terra do Egito, qual nunca houve semelhante e nunca haverá." A morte ia passar, o juízo ia passar no Egito, o avião ia pegar fogo e todo primogênito ia morrer. Versículo 7: "mas contra todos os filhos de Israel nem ainda um cão moverá a sua língua, desde os homens até aos animais, para que saibais que o Senhor fez diferença entre os egípcios e os israelitas." Mas que diferença Deus fez entre os egípcios e os israelitas? O que havia de diferente entre uma família de egípcios e uma família de israelitas?

A diferença estava num lugar que nenhuma das famílias podia enxergar. Os que estavam dentro da casa dos israelitas naquela noite não podiam ver, e os que estavam dentro da casa dos egípcios naquela noite também não podiam ver: Sangue. Êxodo 12:3-14 "Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada casa. Mas, se a família for pequena para um cordeiro, então, tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; conforme o comer de cada um, fareis a conta para o cordeiro. O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras e o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. E tomarão do sangue e pô-lo-ão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem. E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães asmos; com ervas amargosas a comerão. Não comereis dele nada cru, nem cozido em água, senão assado ao fogo; a cabeça com os pés e com a fressura. E nada dele deixareis até pela manhã; mas o que dele ficar até pela manhã, queimareis no fogo. Assim, pois, o comereis: os vossos lombos cingidos (vestidos e prontos para viajar), os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a Páscoa do Senhor (a palavra páscoa significa passar por cima). E eu passarei pela terra do Egito esta noite e ferirei todo primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e sobre todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor. E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo." Deus fala para eles matarem um cordeiro, pegar o sangue e passar no batente da porta, a ombreira ou batente da porta fica do lado de fora, fechar a porta e permanecer dentro da casa comendo a carne do cordeiro, o sangue está do lado de fora.

Deus passaria nessa noite para ferir o Egito com o juízo, uma figura do juízo de Deus que vai cair sobre este mundo e sobre todos os homens. Mas ele fala, vendo eu o sangue, não fala quando os israelitas virem o sangue mas quando Deus vir o sangue do lado de fora, passarei por cima dessa casa e não ferirei essa casa. Você já tem esse sangue para não ser ferido pelo juízo de Deus? Como receber esse sangue? Esse sangue já foi derramado na cruz do Calvário. Quando Cristo entrou no mundo João Batista apontou para ele e falou eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Aquele era o cordeiro. Nós somos salvos hoje pelo sangue de um Cordeiro imaculado. Não somos salvos por tradições vãs que recebemos dos nossos pais, mas pelo sangue de um Cordeiro, que cordeiro? Cristo, o Cordeiro de Deus.

Em Apocalipse, quando João é arrebatado até ao céu e vê aquela visão magnífica do futuro, ele vê o quê? Um Cordeiro como que tendo sido morto. O que é isto? Um cordeiro que parecia que tinha acabado de morrer. Por quê? Porque no céu, o frescor da obra de Cristo aos olhos de Deus vai durar para sempre. Deus vai sempre olhar para o seu Filho como aquele Cordeiro que acabou de morrer pelos pecadores e para glória de Deus. Aqui Deus fala “vendo eu sangue”. Para você ter este sangue você precisa crer em Jesus como o seu Salvador. Aceitando que ele pagou por seus pecados na cruz. Mas eu não estou vendo nada acontecer? Não é para ver, é para crer, por isto se chama fé. Fé é a certeza das coisas que se esperam, das coisas que não se veem. Por isto que eles ficavam dentro de casa. Era para eles verem o sangue? Não; o sangue está do lado de fora. O importante é que Deus veja, não você. Você crê e Deus vê. O único que vê alguma coisa é Deus, não é o pecador, o pecador crê. Crê por fé e por fé vem a Jesus.

Quando você crê em Cristo como o seu Salvador Deus olha para você e fala esse tem o sangue. Lembro-me de um irmão que pregava o evangelho, ele era suíço, e quando pregava para as crianças ele levava o passaporte no bolso, naquele tempo ainda não existia a União Europeia e o passaporte suíço tinha a capa bem vermelha, na tonalidade dos canivetes suíços, e ele dizia que para entrar na Suíça bastava mostrar aquilo e a autoridade na alfândega deixava passar. "Se eu mostrar o verde, o passaporte do Brasil, não entro, tenho que mostrar o vermelho da Suíça. A autoridade olha e fala esse é daqui, esse mora aqui, pode entrar". Vendo eu sangue, Deus fala. E as obras, boas obras? Não; elas vêm depois porque, uma vez você salvo por Cristo você estará à disposição de Deus para ele te usar como um instrumento dele aqui neste mundo, mas primeiro você tem que ser salvo, primeiro você tem que fazer parte da família de Deus, primeiro você tem que se tornar um filho de Deus pela fé em Jesus Cristo. Nascer de novo primeiro, depois então virão outras coisas.

Somos salvos, somos feitura dele para as boas obras que Deus preparou de antemão para que andássemos nelas, mas primeiro somos salvos pela fé em Cristo Jesus. Aí, sim, você vai conhecer quem é esse Deus. Você passa do estado de pecador perdido para o de adorador salvo, e aí você vai adorar a Deus. Aí você vai saber que você tem, reservadas no céu em Cristo, todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais. Em Cristo nada falta para um salvo. E, repetindo aquela passagem de Romanos, se Deus é por nós, quem será contra nós? Uma vez salvo, aquele que você poderia temer, ter medo de, que seria Deus, porque ele pode não só matar o corpo como também lançar a alma no lago de fogo, agora você não  precisa mais ter medo dele porque os seus pecados foram perdoados, foram todos pagos na cruz, o sangue foi derramado, o Cordeiro substituiu você na morte, você não será condenado, não precisará passar pelo fogo porque o Cordeiro passou pelo fogo no seu lugar.

Lembra que os hebreus tiveram que assar esse cordeiro no fogo, não podiam cozinhar? Assaram no fogo, e o fogo é um símbolo do juízo de Deus caindo sobre a vítima. Essa é a rota de escape e o aviso foi dado. Quanto tempo você acha que vai durar o seu aviãozinho? Não vai durar muito. Escute o alerta que Deus dá através do seu evangelho e creia em Jesus  Cristo agora mesmo como o seu Salvador.