Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Servos do diabo - Mario Persona

Servos do diabo (mp3)
Mario Persona


Esse hino que nós cantamos nos fala que Jesus desceu, a Bíblia diz, Jesus morreu, a Bíblia diz, para fazer expiação, a retirada dos nossos pecados, também nos fala que Jesus ressurgiu, a Bíblia diz, que voltará e a Bíblia diz que ele voltará e finalmente, que ele reinará neste mundo. Tudo isso a Bíblia diz. Eu queria começar a falar um pouco hoje por uma passagem e é algo que a Bíblia não diz para depois vermos outras coisas que a Bíblia diz. Existe uma passagem bastante curiosa na Bíblia que é justamente o que ela não diz que é interessante ali, porque por intermédio de outras passagens nós conseguimos montar um mosaico, um quebra-cabeças e ter uma vaga idéia do que a Bíblia não diz exatamente aqui, por que não aprouve a Deus revelar isso, não seria de proveito para nós mas ele deixou algumas pistas que são de proveito para nós até para nós entendermos nossa vida hoje aqui, o mundo em que vivemos e tudo mais. Essa passagem está no livro de Genesis, capitulo 1, versículos 1 e 2: "No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo;".

O que a Bíblia não diz é o que está entre o versículo 1 e o versículo 2. No princípio Deus criou os céus e a terra, essa é a criação original de Deus. Não havia nada e de repente Deus criou tudo, os céus, todas as coisas e a terra, o planeta. Existe um outro princípio, que na verdade não é um princípio, mas uma eternidade lá atrás, quando no evangelho de João vemos: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus" falando a respeito de Jesus, o filho eterno de Deus. Mas aquele princípio ali, na verdade não é começo de todas as coisas não, a eternidade. Então, antes de existir este No princípio aqui, o que temos é um vazio imenso, um nada absoluto, nenhuma matéria, nenhum tempo, nenhum espaço, o próprio Einstein disse que o tempo não existiria sem a matéria, e de repente Deus cria todas as coisas. No princípio criou Deus os céus e a terra.

Aí vem o versículo 2 e fala que essa terra era sem forma e vazia e havia trevas sobre a face do abismo e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Aqui nos fala de água já, então já deveria ter água nessa terra. Mas essa palavra "sem forma e vazia", às vezes dá uma impressão errada, até por problema de tradução das diferentes versões da Bíblia esse "sem forma" não era uma massinha de modelar que Deus depois ajeitou. Esse "sem forma" no original hebraico, pelos comentários que li de pessoas que são especialistas em hebraico, esse "sem forma" tem mais o sentido de desolada, de destruída. Pense na lua a lua é um deserto, sem nada, isolado completamente, com marcas, cicatrizes de destruição dos cometas que bateram ali durante milhões de anos, nós não sabemos exatamente quanto tempo e esse "vazia", também o sentido desse vazia é vazia de vida, de coisas vivas.

Tudo indica por outras passagens que não vamos entrar em detahes aqui, que há muito, muito tempo, tempo inimaginável, Deus criou os céus e a terra e esses céus e essa terra tinha seres vivos habitando os quais não vemos hoje. Talvez a gente veja dinossauros, fósseis, mas são seres cruéis que as próprias camadas da terra apontam para milhares ou milhões de anos atrás, seres estranhos e aí vem esse intervalo, que parece que silenciou tudo, parou tudo e a terra está lá, destruída e vazia, destruída e sem vida. O que aconteceu? A Bíblia não diz o que aconteceu mas a gente tem uma pista de que um dos seres vivos que havia nessa criação original de Deus, ele se rebelou contra Deus. Esse ser que a Bíblia chama de anjo, ser celestial criado para as esferas celestiais se rebelou contra Deus, o orgulho subiu no seu coração e ele quis ser igual a Deus. Ele quis ser Deus.Ele quis estar acima de todas as coisas. E isto deve ter causado um colapso em toda a criação, um cataclisma que destruiu tudo e tornou a terra um lugar devastado e agora Deus retoma essa criação, no versículo 3 quando Deus diz: Haja luz.

Na verdade ele não cria a luz, a luz já existia por isto ele diz Haja luz, apresente-se luz. E aí começa a haver separação do dia e da noite todo um processo que na verdade, é como se fosse uma restauração do planeta para que ele se tornasse habitável novamente. Isto não deixa dúvida quanto as várias teorias dos fósseis, realmente estão lá enterrados no chão, há várias camadas, vários extratos abaixo dessa camada e eles existiram. Mas nessa nova criação agora que Deus vai restaurando essa terra, inclusive algumas palavras no original, quando Deus fala de criar, versículo que cita os grandes animais, ele realmente fala de criação, de criar, versículo 21: Criou as grandes baleias, os grandes seres do mar e todo reptil... esse criou realmente é um criar do nada, porque na verdade ele está criando vida e vida não existia. Mas quando ele vai falar do homem, além de Deus criar a vida do homem, do nada, ele também molda o homem a partir da terra. Deus pega o proprio material desse mundo, transforma aquilo num homem e sopra vida nesse homem.

Então é toda uma criação que é um misto agora de criar do nada quando fala de vida e também criar a partir das coisas que já existiam, terra, água. Só que daquela outra era sobrou alguma coisa e esse “alguma coisa” são os seres que existiam naquela época, que eram seres imortais, que Deus havia criado para não morrer mais, para viver para sempre, que são os anjos. E nessa nova criação agora nós vamos encontrar dois tipos de anjos: os anjos que continuaram fiéis a Deus e os anjos que se rebelaram contra Deus. E eles estão aí, esta sala provavelmente está cheia deles, talvez tenha mais anjos nesta sala do que pessoas, do que seres humanos. Por que eu digo isto? Porque apenas num homem possesso de espíritos humanos, um gadareno, da região de Gadara, nos evangelhos é dito que ele tinha uma legião de anjos ou de espíritos habitando nele.

Uma legião era cerca de dois mil soldados em termos de legiões romanas, então se há dois mil para apenas importunar um ser humano, quantos mais existem por aí, bilhões, muitos. O líder deles a Bíblia chama de Satanás. Um dia recebi um email de uma pessoa falando que os cristãos só falam em diabo, em demônios e Jesus sempre falou em amor, Jesus não ficava falando em demônios. Por curiosidade fiz uma busca na Bíblia eletrônica e a pessoa que mais fala em demônios é o Senhor Jesus. A parte da Bíblia que mais fala em demônios são os quatro evangelhos, então realmente existem, estão aí e são remanescentes daquela época. Mas o que eles têm a ver conosco hoje? Em que nos tocam esses anjos?

Quando Jesus foi tentado, logo depois de entrar nesse mundo e é importante entender que o Senhor Jesus não é um ser humano comum, que nasceu como nós de pai e mãe, que foi criado na concepção como fomos, nós não existíamos antes, fomos criados quando concebidos. Ele não, por ele ser Deus ele desceu da glória do céu, ele é o filho de Deus e veio a esse mundo e foi concebido na forma humana pelo Espírito Santo que usou Maria como receptáculo dessa concepção. Não teve um pai humano envolvido nisso. Por que isso? Por que ele não podia ter o pecado, primeiro por ser Deus jamais poderia ter pecado e outra porque ele veio ao mundo para ser um sacrifício pelo pecado, para pagar a dívida que o pecador devia para Deus. Então não podia ser alguém com pecado senão teria que pagar sua própria dívida e isso já seria impossível.

Então, esse ser santo veio ao mundo, nasceu como criança, e quando começa seu ministério público, por volta dos 30 anos, ele é levado pelo Espírito Santo para um deserto e fica lá 40 dias em jejum, sem comer nada, e o diabo vem tentá-lo. E quando o diabo vem tentá-lo, no capítulo 4 de Mateus ele fala algumas coisas que são dignas de nota, capitulo 4, versiculo 8: "Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares." Em outro evangelho ele acrescenta uma informação, no evangelho de Lucas capitulo 4, versiculo 6: "E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero." Então nós temos um ser com legiões, exércitos de seguidores que é esse anjo caído, que a Bíblia fala que era o anjo mais maravilhoso de todos os que foram criados, o mais formoso de todos, e ele tem todo esse exército a seu serviço e também tem toda a glória e todo os reinos desse mundo nas suas mãos.

O que significa isso? Que todos os países do mundo estão nas mãos desse ser e ele tem o poder sobre eles. E Jesus chama esse anjo em determinado momento no evangelho de João, ele fala: Eu vou agora porque não posso ficar mais porque vem aí o príncipe deste mundo e eu não tenho nada com ele. O príncipe deste mundo é Satanás, o diabo. Então é um ser que além de ser imensamente poderoso ele também detém direitos sobre este mundo, ele é uma autoridade sobre este mundo. E Deus reconhece isso, ou pelos menos permite isso na atual conjuntura desta criação. Quando Adão e Eva eram os únicos seres criados inteligentes no jardim do Éden, havia ali um outro ser inteligente criado também que era Satanás que adotou a forma de uma serpente para enganar Eva e enganar Adão, começa ali já a querer destruir a ordem que Deus havia estabelecido nesse mundo.

A mesma história que aconteceu lá atrás, que nós supomos que tenha acontecido com aquela criação, que houve depois uma destruição completa de tudo aquilo parece se repetir agora com esse anjo sendo um dos protagonistas dessa história. E quando o Senhor Jesus fala que ele é o príncipe do mundo, ele realmente tem poder sobre esse mundo, mas até o que isso me toca? A Bíblia fala que não apenas ele é príncipe deste mundo, em 2 Coríntios, capitulo 4, versiculo 3, diz assim: " Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus." Então ele não é apenas o príncipe deste mundo que tem poder e influência sobre os governos do mundo, porque tem autoridade sobre eles, e uma autoridade tal que o arcanjo Miguel, isso lemos na carta de Judas, o arcanjo Miguel não ousou pronunciar juízo ou repreender a Satanás, mas disse o Senhor te repreenda porque na hierarquia angelical o arcanjo Miguel está abaixo do próprio Satanás, do próprio Lúcifer, esse anjo de luz. É uma autoridade e autoridade potente. Ele é chamado aqui no capitulo 4 de 2 Coríntios de "deus deste século", não é apenas um príncipe deste mundo mas o deus deste século, desta era.

Ora, mas quem adoraria esse deus, quem se submeteria a esse príncipe? Nós nascemos nessa condição, nascemos por natureza separados de Deus pela condição que o pecado nos colocou. O que é o pecado, é algo que fazemos de errado? Não. O pecado é a natureza que herdamos de Adão, o primeiro homem, nosso ancestral lá atrás, todos nós somos parentes aqui, todos nós viemos de um ser humano, um casal que Deus criou no princípio. E este casal quis repetir a mesma dose que Lúcifer, ou o diabo quis fazer antes, ou seja, quis ser como Deus, supremo sobre todas as coisas. Satanás falou para eles se vocês fizerem o que Deus falou para não fazer vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal. Uau, vou ser como Deus? Posso ser dono do meu nariz, não preciso mais adorar a Deus? E isso foi a queda. Deus havia dado uma ordem simples, não comam do fruto de uma determinada árvore do jardim do Éden e eles foram justamente lá e comer justamente o fruto que Deus falou para não comer.

Então a desobediência desse primeiro casal transformou o ser humano num ser caído e arruinado e com essa ruína do ser humano veio também a ruína sobre toda a criação de Deus que era maravilhosa no princípio, com tudo em ordem e harmonia e o homem e a mulher foram expulsos do jardim do Éden e a criação entrou em colapso, hoje temos animais doentes, temos doenças, temos morte, temos terremotos, temos furacões, epidemias, tudo originados naquela queda porque antes Deus sustentava tudo para que não acontecesse isso. E agora quando nós vemos  que esse é o príncipe desse mundo, tem poder de governo, é também o deus deste século, quem o segue? Nós, no nosso estado natural. Nós andando segundo a maneira como viemos a este mundo.

Em 2 Reis, capitulo 6, havia dois exércitos a ponto de se enfrentarem, um era o exército de Deus e o outro da Síria e tem um momento aqui que o profeta Eliseu consegue enxergar além daquilo que é visível. Eu li essa passagem tantas vezes e nunca tinha entendido essa passagem, por isto é importante a gente ler diariamente a Bíblia, às vezes são coisas que estão lá e a gente não percebe. No versículo 14: "Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais chegaram de noite, e cercaram a cidade. E o servo do homem de Deus(Eliseu) se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos?  E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu." Quem eram esses carros e cavalos de fogo? Anjos.

O que eu nunca tinha percebido nessa passagem é que do outro lado também estava cheio de carros e cavalos de fogo, anjos também. Por isto ele fala são mais os que estão conosco do que os que estão com eles. Do outro lado tinha um exército menor, provavelmente com menos anjos, mas também tinha. Havia uma batalha na terra, o povo de Deus estava a ponto de ser atacado por um povo inimigo e ao mesmo tempo havia num outro nível uma outra batalha. Dois exércitos aqui a ponto de se enfrentarem e dois exércitos aqui a ponto de se enfrentarem. Mas no mundo invisível. Pense que essas duas esferas continuam existindo e nesse momento estamos nessa aqui embaixo e tem outra aqui em cima. Então, nós vivemos num mundo que tem duas esferas, uma a esfera material e outra a esfera espiritual, que é invisível aos nossos olhos, mas ela existe. E qual o poder que tem o poder dessa esfera espiritual sobre nós? Em Efésios, capitulo 2, vemos uma outra situação em que Paulo está escrevendo para pessoas que haviam se convertido a Cristo, que um dia eram incrédulos ou acreditavam em diferentes deuses, ideias, filosofias e agora elas se converteram a Jesus.

Eles haviam crido em Jesus, reconhecido que eram pecadores destinados ao juízo de Deus, ao fogo eterno, porém que Deus havia providenciado uma salvação para eles na pessoa de Cristo, alguém que iria morrer no lugar daqueles pecadores para que eles fossem salvos. E essas pessoas, esses habitantes de Éfeso, haviam se convertido, haviam crido, aceitado para si, haviam falado sim para Deus. Primeiro falaram sim eu sou um pecador, sim eu mereço o juízo eterno e depois haviam dito sim, eu creio no Salvador, eu quero crer em Jesus, meu Salvador. Essas pessoas mudaram de lado, fizeram uma conversão, o que é uma conversão? Eu estou indo para lá, faço uma conversão e vou para cá. Deus fez com que essas pessoas passassem para outra situação, para outra condição. E Paulo vai dizer aqui nessa carta o que eles eram antes de acontecer isto. Versículo 1: "E vos vivificou estando vós mortos", eles estavam mortos espiritualmente e agora eles estavam vivos espiritualmente. Eles haviam nascido de novo, haviam nascido de Deus, eles tinham recebido vida, vinda do alto, de Deus.

Eu pergunto, de que lado você está? Se Paulo escrevesse essa carta a você, quem seria você aqui? Os que estão mortos em ofensas e pecados ou os que estão vivificados? Não é possível estar nas duas condições ao mesmo tempo e não é possível estar na segunda condição, vivificado, se você ainda não tomou uma decisão de crer em Jesus como seu salvador. Não é uma decisão do tipo ah, tá bom. Não é isso. Veja que ele fala aqui "mortos em delitos e pecados". O delito e  o pecado é uma ofensa grave contra Deus. Será que realmente já me senti um pecador? Será que em algum momento da minha vida eu senti o peso dos meus pecados? Eu senti que eu vou afundar com eles? Quem já teve câimbra dentro de uma piscina, ou no mar? É péssimo. A sua perna encolhe, você quer nada e a perna não faz nada, ela encolheu, ficou dura e não vai. Parece que ela puxa, a dor é tanta que você começa a afundar em vez de ir para cima. Aí você, se for feliz, põe o outro pé no fundo, dá o impulso e consegue chegar lá em cima. Uau, consegui sair do fundo da água. Mas o que era isso? Uma coisa invisível estava te puxando para baixo. Isso é uma figura do pecado, o pecado nos arrasta à condenação eterna. E Deus sabe que somos pecadores por natureza.

Mas aqui eles tinham sido vivificados espiritualmente, não estavam mortos, tinham vida e uma pessoa viva sente o poder e o peso do seu pecado e então se entrega a Jesus e crê em Jesus como seu Salvador. Mas não só isso, no versículo 2 diz Em que noutro tempo (falando aqui antes da conversão deles) andastes segundo o curso deste mundo. O que é o curso deste mundo? A opinião pública. O curso deste mundo. Como andam as coisas? Ah, agora todo mundo acredita nisso, ah, então vamos acreditar nisso. Agora todo mundo acredita naquilo, ah... quem já viu alguma coisa seguindo o curso.

Certa vez eu estava na minha Kombi no alto de uma serra, lá em Alto Paraíso, levando uma pessoa doente pro hospital e era uma descida muito grande da serra, cheia de curvas, eu tinha colocado até alguns sacos de cimento no fundo, atrás, para fazer lastro e para ela não tombar porque tinha que correr devido ao problema da pessoa ser grave, no fígado, acabou falecendo depois de alguns dias no hospital em Brasília. Mas aí eu coloquei os sacos de cimento, um colchão em cima e correndo. Quando cheguei a descer a serra, com velocidade numa estrada de terra sem pavimentação, sem guard rail, sem nada, sem proteção nenhuma dos lados, só despenhadeiro e fazendo aquelas curvas de repente tinha uma canaleta formada pela chuva, já seca, no meio da estrada aquele canal, aquela depressão por onde a enxurrada corria. Eu nunca passei um apuro tão grande na minha vida, porque caiu a roda da frente da Kombi naquela canaleta e eu não tinha mais direção. Eu ia aonde a canaleta me levava porque eu pisava no freio, escorrega na terra solta e a Kombi ia para lá, ia para cá, eu passava na beirada do abismo e voltava, ia pro meio, quando vi aonde acabava a canaleta lá na frente eu dei um tranco, pensei vou capotar mas pelo menos não caio lá naquele despenhadeiro. Dei um tranco, a Kombi deu um pulo e eu saí da canaleta.

Esse é o curso no qual as pessoas estão e não percebem, o curso desse mundo que leva você para cá, leva você para lá e o que tem no final desse curso? O juízo eterno. O despenhadeiro eterno, onde há fogo, onde há ranger de dentes e onde há solidão. Todos pensam que o lago de fogo deve ser um lugar cheio de gente, todo mundo lá gritando, chorando, um vendo o outro. Não, nada disso. Trevas, absolutamente trevas. Não tem saída e nem tem ninguém ao seu lado. Você fica sozinho por toda eternidade curtindo ali o que você tiver na cabeça, o que tiver levado para lá. E o seu ódio contra Deus, não por que Deus o lançou lá, você sabe por que está lá, mas porque você sempre foi contrário a querer Deus, a buscar a Deus.

Quando o Senhor Jesus fala de uma história de um homem rico e de Lázaro que era homem pobre e mendigo doente que ficava à porta do rico ele conta que os dois morreram e Lázaro foi para presença de Deus e o rico foi lançado no Hades, que é um lugar de morte, um lugar intermediário onde estão os mortos agora aguardando o dia do juízo final. Ali diz que o rico no Hades sentiu sede, falou esta chama me aflige, ele não fala me tire daqui Deus. Ele fala manda Lázaro aqui para trazer água para mim. Ele não quer sair dali, porque sair dali significa ir para a presença de Deus e ele não quer. O ser humano não quer Deus. Em Romanos lemos "não há quem busque a Deus, não há nem um sequer, todos extraviaram, todos se fizeram inúteis, não há um que busque a Deus", e pergunto qual de vocês aqui ou de nós aqui buscou a Deus algum dia? Ninguém. Foi preciso Deus nos falar com força através do evangelho para nos apresentar Cristo, para que crêssemos no Salvador, para que sentíssemos o peso do nosso pecado, para que vida fosse injetada em nós e nós nos sentíssemos realmente pecadores e perdidos e crêssemos em Jesus. E aqui fala andastes segundo o curso deste mundo, a roda da sua Kombi está aonde? Ela vai levar você para ruína total. Ela leva para cá, para lá, tem hora que você se sente seguro, ah, estou no meio da estrada, olha que maravilha, não preciso nem dirigir mais, sem as mãos na direção ela está me levando, parece um autorama, mas de repente ela vira e leva você para onde você não quer ir.

Continuando o versículo 2, segundo noutro tempo andastes (falando das pessoas que já se converteram) andastes segundo o príncipe das potestades do ar. Quem é esse príncipe? É Satanás, Lúcifer, esse anjo de luz dos poderes do ar. Lembra dos exércitos ou das pessoas, seres humanos nesse nível e num nível acima seres angelicais, poderes do ar. Obviamente ele é príncipe apenas dos poderes do ar que se rebelaram junto com ele. O espírito que agora opera nos filhos da desobediência. O que é isso? Esse príncipe influencia aqueles que ainda são desobedientes a Deus. Então uma pessoa que ainda não se converteu a Cristo, que ainda não creu no Salvador, que ainda não tem o perdão dos seus pecados, sem saber ela está sendo influenciada por esse anjo, por esse espírito da desobediência. Sem saber.

Quem aqui já viu uma marionete, aquele bonequinho está lá andando mas tem os cordões que estão na mão da pessoa que está operando para cá, para lá, leva para frente, leva para trás, faz a boca falar, mas é alguém que está fazendo por ele. Esta é a situação de todo ser humano que vem ao mundo, sem exceção é o que diz a Palavra de Deus. Entre os quais - Paulo se inclui também - entre os quais todos nós também andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos. Éramos o que? Por natureza, filhos da ira como os outros. Você está nessa condição? Você está andando segundo o desejo da carne e dos pensamentos, ou seja, você é dono do seu nariz? Você decide o seu destino, você é mais você? Saiba que esta é a parte de baixo da marionete, na parte de cima tem esse príncipe mexendo os barbantinhos. Então, aqui tem você dançando e tem ele fazendo você dançar.

Assim fui eu até os 23 anos de idade, quando dei uma trombada com Deus, quando Deus me encontrou. Quando uma pessoa me falou exatamente as coisas que estou falando para você nesta noite, o evangelho da salvação. Eu estava enfiado em tudo que era filosofia oriental, achava que entendia de tudo, lia o Bhagavad-gita, fazia macrobiótica, queria flutuar, viver de prana, alguma coisa assim. Mas Deus deu uma trombada, para aí cara, eu quero você. E Deus hoje quer você. Nós encontramos nos evangelhos o Senhor Jesus andando por este mundo e ele encontrava doentes, ele sabia o que a pessoa tinha antes da pessoa falar qualquer coisa. Ele encontrava cegos, ele encontra um morto e manda o morto sair da sepultura. Ele encontra um cortejo fúnebre com um homem sendo levado numa rede para o cemitério e esse homem é ressuscitado. Ele sabe que você está aqui nesta noite, o Senhor Jesus sabe, ele sabe do que você precisa e ele sabe em que condição você está. Você já creu em Jesus, você em algum momento já mudou de lado, você em algum momento já se reconheceu pecador e merecedor do juízo de Deus e creu no Salvador? Isso é o evangelho.

O evangelho não é uma lista de coisas para fazer, faça isso ou faça aquilo, ande assim, não, o evangelho é a mensagem simples, Jesus Cristo, o filho de Deus veio ao mundo, morreu numa cruz carregado com os nossos pecados, pagou ali pelos nossos pecados, ressuscitou ao terceiro dia. Deus não o deixou na morte, mostrou que estava satisfeito com a sua substituição, ele substituindo o pecador no juízo, e ressuscitou ele ao terceiro dia e agora ele convida quem crê, quem aceita isso para si, quem compra isso para si mesmo é salvo, é salvo eternamente. Mas, o que eu tenho que fazer? Ele fez, ele fez. Agora você vai viver sob nova direção, mudou o dono, como num restaurante sob nova direção, agora você está sob a direção dele, ele quer agir sobre você para você não estar mais sob o deus deste século, sujeito ao deus deste século, sujeito ao príncipe deste mundo e nas trevas. Tem um versículo que fala que ele nos resgatou das trevas para o reino do filho do seu amor. Ele nos tirou do poder das trevas, do poder de Satanás, mas ele está falando aqui de pessoas que se converteram, de pessoas que agora têm a certeza da salvação.

O que é a certeza da salvação? Se eu perguntar a você agora, digamos que nesse momento aconteça alguma coisa, caia um meteorito aqui, sabemos que a terra é protegida por Júpiter, um planeta maior que atrai vários asteroides e cometas, mas cai um cometa na nossa cabeça, ou um terremoto, qualquer coisa que aconteça e todos nós morremos nos próximos segundos. Alguém vai falar assim, vira essa boca para lá. Por que vira essa boca para lá? Você sabe para onde você iria nesse momento? Num piscar de olhos você estava aqui sentado, escutando e de repente você não está mais aqui. Você já viu alguma pessoa morrer? Você diz fala alguma coisa aí, mas não vai falar mais nada, não tem mais memória, parou. Parou tudo de funcionar, aquela pessoa não pode dizer mais nada para você. É assim, acaba, para a vida naquele momento.

Eu pergunto: Para onde você vai? Você é um ser criado por Deus, um ser inteligente e um ser perpétuo, que nunca mais vai deixar de existir. Para onde você vai, você sabe para onde você vai? Ah, eu acho que eu vou pro céu. Por que? Ah, por que eu sempre fui uma pessoa boa - ótimo, que bom, tão bom quanto Deus? Ele é o padrão, ele é o gabarito. Menos do que nota máxima não passa. O que fazer então? Deus oferece a solução. Ele sabendo que nós pecadores não teríamos condições de nos salvar por nossas próprias obras ou de nos aperfeiçoarmos ou de chegarmos ao padrão, o que Deus fez? Desceu a barra, a marca do padrão? Não, ela permanece. Deus enviou o seu filho, para nos limpar de nossos pecados. Se Adão e Eva foram expulsos da presença de Deus, expulsos do paraíso de Deus por causa de um pecado, se você tiver um pecado você não entra na presença de Deus. Então Deus mandou o seu filho para expiar os nossos pecados. O que é expiar? Limpar, tirar, expurgar, arrancar os nossos pecados de nós, deixar-nos purificados para entrar na presença dele. Por mérito nosso? Não, é um presente, por isto que se chama graça.

Quando alguém diz ah, hoje estou num estado de graça está pensando que é porque está se sentido bem, alguma coisa assim, mas não é. Graça é de graça. Você não paga, Deus pagou. Alguém convida você para jantar, você não leva um sanduíche de mortadela, a pessoa que convidou você para jantar na casa dela já preparou, custeou tudo aquilo que está na mesa, você tem que chegar e somente agradecer aquela pessoa por aquilo ali. Isto é o que Deus fez por nós na pessoa de Cristo. Se você lê o Velho Testamento acha um absurdo tantos animais mortos todos os dias, porque um israelita pecava, levava um animal pro sacerdote, cortava a cabeça, derramava o sangue, o sacerdote pegava esse sangue e levava lá dentro do templo, queimava aquele animal. Isto era uma figura daquilo que Deus iria fazer. Cordeiros inocentes morriam cada vez que um israelita culpado pecava. O que era essa figura? Um dia entra um homem neste mundo, Jesus, e João Batista quando o vê fala: Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Qualquer judeu ali que conhecesse a história de Israel, conhecesse as Sagradas Escrituras do Antigo Testamento, na mesma hora entenderia o que João Batista estava falando. Ah, esse é o cordeiro? Sacrificamos tantos cordeiros e agora esse é o cordeiro, esse é o derradeiro cordeiro.

Foi o que Deus fez, não tem mais sacrifício agora, não precisa mais derramar sangue, não precisa mais matar nenhum animal inocente para substituir o homem. Cristo na cruz recebeu o pecado do homem, os nossos pecados, e sobre ele Deus lançou o seu juízo, o seu castigo. Ele foi castigado. Lembro-me de uma vez que fui brincar na casa de um amigo e o pai dele batia muito nele, era estranho, batia com tudo que estivesse à mão, cinto, vara o que tivesse. Nesse dia ele fez uma malcriação e o pai estava atravessando o quintal com um fio elétrico, um rolo de fio com uma tomada na ponta e quando o pai o viu, você fez aquilo, virou o fio assim e soltou para acertar. Ele abaixou e pegou no meu rosto a tomada. Eu me senti um perfeito idiota, me senti uma vítima injustamente sendo castigado, não tinha feito nada, não morava naquela casa, não fiz malcriação nenhuma e eu apanhei. É péssimo você tomar o lugar do culpado, apanhar no lugar do culpado, mas Cristo fez isto por você. Ele não tinha culpa nenhuma e ele levou ali na cruz os seus pecados e recebeu o castigo de Deus que você merecia. Esse meu colega quando olhou para mim deu no pé, porque agora ele não iria apanhar mais. Eu já tinha apanhado no lugar dele. Você não será julgado, você não será condenado, se você simplesmente crer em Jesus como o seu Salvador.

Eu queria que cada um aqui voltasse para casa hoje com a certeza de onde irá se o Senhor Jesus voltar nesse minuto ou se um meteoro cair, ou se qualquer coisa acontecer conosco nos próximos segundos. Mas a certeza da salvação eterna, de viver eternamente com Deus, com Cristo, é isto que Deus quer nos dar. Veja, ele não pediu nada de você, ele não pediu para você mudar, fazer algo, ele falou só para você aceitar o sacrifício, aceitar de graça a obra que Cristo fez na cruz por você. Aos 23 anos Deus me mostrou a Cristo, aos 23 anos eu cri em Jesus como meu Salvador, isso são mais de 30 anos agora e hoje eu sei para onde eu vou, eu vou pro céu. Ah, você é bom? Não, porque no céu só vai ter pecador salvo, pecador purificado. Não vai ter pessoa boa no céu, porque pessoa boa não existe. Vai ter pecador que foi salvo por Cristo, pecador arrependido, pecador lavado dos seus pecados, pecador santificado, pecador justificado por Deus. Assim vai ser no céu e só um, só um, esse sim, acima de todos, esse sim, Jesus Cristo, o Cordeiro, e todos louvarão a esse e todos darão graças a ele quanto tempo? O tempo que dura o valor da sua obra, uma eternidade. Para nunca mais cessar, não tem data de vencimento essa salvação.

Podemos dar graças a Deus. Nosso Deus e nosso Pai, que favor imenso, Pai, Tu nos deste entregando o teu próprio filho para morrer por nós, teus inimigos, servos de Satanás, servos do diabo, guiados por ele neste mundo, andando aqui, vagando, tateando na escuridão e ainda assim Pai, Tu quiseste nos salvar e Tu entregaste o Teu próprio filho para pagar o preço que nós devíamos. Para pagar por nossos pecados, para morrer ali na cruz, derramar o seu sangue precioso, nos salvar. Pai, se alguém nesta sala ainda não tem a certeza dos seus pecados perdoados, a certeza do seu ingresso definitivo para o céu, para estar na presença de Cristo, que Tu possas tocar esta alma neste momento, Pai. Tu possas libertar mais um da servidão de Satanás, mais um desse amo tão terrível e levar a esse Senhor, tão amoroso, tão amável que é Cristo. Pai nós pedimos isto confiando no valor e no poder do sangue que Jesus derramou na cruz e confiando no poder do teu Espírito Santo que nos convence do pecado e da justiça. Pai, nós pedimos isto por cada um de nós aqui, dessas pessoas que ainda não tem essa salvação e aqueles que já conhecem o Teu favor que possam se regozijar na grande dádiva que receberam. Damos graças, Pai, no nome precioso de nosso Senhor e de nosso Salvador Jesus. Amém.