Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Jerico' - Mario Persona

Jericó - Mario Persona (mp3)
http://files.3minutos.net/evangelho/Jerico-Mario-Persona.mp3



Youtube: https://youtu.be/XIzfL3t7M7o

Jericó
Mario Persona

Esta semana eu perguntei a uma pessoa, um homem, se ele conhecia o evangelho e ele respondeu: “é fazer o bem ao próximo, não é?”. É interessante isso. Existe essa ideia de que o evangelho seja fazer o bem ao próximo... “Nós precisamos ser bonzinhos e ajudar o próximo; fazer caridade; imitar Jesus e fazer as coisas que Ele fez neste mundo e, se nós fizermos tudo isso, então quem sabe, talvez um dia, Deus possa se apiedar de nós e nos dar a salvação; se os nossos pecados não forem muitos e não forem muito graves”. Essa é a ideia que o homem tem do que é o evangelho: fazer algo!

Na realidade o evangelho é algo que Deus fez; algo que Cristo fez quando Ele foi até a cruz receber sobre si os nossos pecados e morrer ali, como substituto do pecador. Isso é o evangelho!

Em 1 Coríntios 15 vemos muito claramente o que é o evangelho. Esse é um capítulo interessante porque começa falando do que é o evangelho e depois vai falar de algo que é primordial, que faz parte das boas novas do evangelho: a ressurreição de Cristo.

Se Cristo não ressuscitou, nós somos os mais infelizes, os mais miseráveis, porque não tem qualquer esperança para nós se Ele não ressuscitou.

O evangelho, ou a obra de Cristo, não termina na sua morte.

Muitos mártires morreram por uma causa, porém a grande diferença é que Cristo, além de morrer como substituto do pecador e levando sobre si os nossos pecados, ressuscitou ao terceiro dia e Ele está agora no céu, em um corpo de carne e ossos; ressuscitado. Ele é o primeiro de toda uma raça que ressuscitará também e que estará igualmente no céu com corpos ressurretos.

Mas é em 1 Coríntios 15:1 “Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.”.

Então, esses dois fatos relacionados a Cristo condensam tudo o que é o evangelho.

Cristo morreu segundo as escrituras, ou seja, segundo aquilo que Deus havia dito que iria acontecer. Quando eu falo escrituras, refiro-me ao Antigo Testamento, àquilo que os profetas nos legaram; e Cristo ressuscitou, também segundo as escrituras.

A base para tudo são as escrituras e a obra do Evangelho é: Cristo morreu e Cristo ressuscitou.

E basicamente a minha parte nisso tudo é simplesmente crer e aceitar que isso vale para mim, um pecador, para que os meus pecados sejam perdoados e eu possa assim receber a vida eterna.

Sabendo o que é o Evangelho, vamos agora abrir no Antigo Testamento numa passagem que fala da primeira cidade dos israelitas, que são o povo que Deus escolheu.

Pense numa amostragem de solo. Nós não testamos todo o solo da fazenda, mas pegamos uma porção do solo e o testamos com isso. Assim temos uma média das necessidades daquele solo, avaliamos se o solo é bom ou ruim, se faltam potássio, nitrogênio, etc.

Deus pegou também uma “amostragem da raça humana” representada por Israel; pelas doze tribos descendentes de Jacó, a quem Deus mudou o nome de Jacó para Israel. A essa amostragem Deus deu muitos privilégios e uma lei para testá-los; e eles não passaram no teste.

Se pensarmos no nosso exemplo da amostragem de solo, poderíamos dizer que Israel se mostrou um terreno totalmente estéril para as coisas de Deus e qualquer coisa que fosse plantada neste “solo” não iria vingar.

Deus precisou então fazer uma obra: entregar o seu próprio filho para morrer no lugar do pecador e ressuscitar ao terceiro dia.

Vamos a Josué, capítulo 2.

Deus já havia retirado os israelitas do Egito; havia libertado esse povo e iria então conduzi-lo à Terra prometida, Canaã.

Nessa terra habitavam povos com os quais Deus já havia esgotado sua medida de paciência.

Há uma passagem na qual Deus não permite a invasão de certa cidade porque a medida da iniquidade do povo (se não me engano, eram os amorreus) ainda não tinha alcançado o suficiente para que eles fossem destruídos.

Deus obviamente tratou com cada povo e deu chance a cada um, mas esse povo aqui, da cidade de Jericó, com eles Deus já havia esgotado e não haveria mais chance.

Então, no capítulo 2 de Josué, diz assim: “E Josué, filho de Num, enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Árabe, e dormiram ali”.

Para resumir um pouco a história, o que vai acontecer é que as pessoas da cidade souberam que havia dois estrangeiros na casa de Raabe, a prostituta, e soldados foram enviados até lá para procurá-los. Raabe escondeu os dois no telhado sobre o teto, entre feixes de linho que ela tinha colocado. Eles permaneceram escondidos ali e quando os soldados foram embora, ela subiu no telhado e falou com aqueles dois espias dos israelitas. No versículo 9: “E disse aos homens: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós. Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes. O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra”.

Raabe então pede clemência da parte deles, beneficência da parte deles, para que ela seja poupada dessa invasão à cidade e eles a tratam com misericórdia e bondade; uma prostituta. Todavia dão a ela uma tarefa, no versículo 18: “Eis que, quando nós entrarmos na terra, atarás este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e recolherás em casa contigo a teu pai e a tua mãe, e a teus irmãos e a toda a família de teu pai. Será, pois, que qualquer que sair fora da porta da tua casa o seu sangue será sobre a sua cabeça, e nós seremos inocentes; mas qualquer que estiver contigo, em casa, o seu sangue seja sobre a nossa cabeça, se alguém nele puser mão”.

Eles dão um cordão para ela, um cordão vermelho, o qual ela devia amarrar na janela. Era um sinal. Seria combinado com o exército de Israel o seguinte: “Olha, a casa que tiver um cordão vermelho pendurado na janela, não mexam com aquelas pessoas! Pois, Raabe nos recebeu e nos salvou, dos soldados da cidade”.

A Bíblia tem algumas características que são importantes. Quando nós lemos o Antigo Testamento, vemos que ele é cheio de figuras que nos remetem ao Novo Testamento. Uma pessoa que lê apenas o Antigo Testamento ficará sem entender muitas coisas; é como ler um livro policial, por exemplo, ou de mistério, e ao chegar no fim perceber que alguém arrancou as últimas páginas... Não sendo possível descobrir que o mordomo era o culpado, ou alguma coisa assim; tendo que parar antes do fim do livro.

Meu pai era um ávido leitor. Ele assinava clube de livro e ele sempre contava de um livro que ele leu; ele passou a noite inteira lendo, porque era tão emocionante, cativava tanto e prendia tanto a atenção. Era um livro de mistério. Ele nem dormiu à noite. Estava amanhecendo quando ele chegou na última página e havia uma nota: “devido à morte do autor...”, ou seja, o livro ficou inacabado.

Se uma pessoa lesse apenas o Antigo Testamento, ela ficaria também com sua leitura inacabada; sem saber o que vai acontecer, sem saber como é o fim dessa história.

Mas felizmente nós temos o Novo Testamento, no qual no fim, o autor da Bíblia morre, mas morre para nos salvar; morre para ressuscitar ao terceiro dia. Esta é a grande mensagem da Bíblia completa.

Então não dá pra entender a Bíblia sem o Novo Testamento! O Novo Testamento nos diz que muitas das coisas que aconteceram no Antigo Testamento são figuras, são retratos e expressões; indicações de coisas que aconteceriam no Novo Testamento.

Esse cordão vermelho, não precisa nem dizer figura do que ele é...

O que é vermelho? Sangue! O que é vermelho e salva? O sangue de Cristo!

Então esse cordão vermelho é uma figura do sangue de Cristo que protegia aquela mulher e seus familiares da destruição que Deus ia mandar.

Agora veja que interessante, todos na cidade estavam apavorados, porque sabiam que Deus ia mandar um juízo. Eles sabiam porque tinham ouvido falar que em todos os lugares Deus tinha feito assim, tinha julgado todas as nações. Eles sabiam disso.

E o que eles fizeram?

Eles não fizeram o que fez Raabe, que pediu por misericórdia e pediu por proteção àqueles israelitas. Não! Eles simplesmente fecharam as portas da cidade e foram resistir contra eles.

A continuação da história, vemos um pouco mais a frente no capítulo 6, com Jericó finalmente destruída, no versículo 23 diz: “Então entraram os jovens espias, (os muros de Jericó caem como muitos de nós sabemos, mas vamos somente à conclusão do versículo 23) e tiraram a Raabe e a seu pai, e a sua mãe, e a seus irmãos, e a tudo quanto tinha; tiraram também a toda a sua parentela, e os puseram fora do arraial de Israel. Porém a cidade e tudo quanto havia nela queimaram a fogo; tão-somente a prata, e o ouro, e os vasos de metal e de ferro, deram para o tesouro da casa do Senhor. Assim deu Josué vida à prostituta Raabe e à família de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje; porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó”.

Agora veja que interessante, o nome Josué é o mesmo nome Jesus; é uma outra forma de escrever Jesus; “aquele que salva o seu povo”, ou alguma coisa assim, é o significado deste nome, “aquele que salva”. Josué é uma figura de Cristo.

Como eu falei, o cordão vermelho é uma figura do sangue de Cristo e Josué é uma figura de Cristo, e aqui ele está ao mesmo tempo assumindo o seu papel de juiz e seu papel de salvador. São dois papéis que Cristo assume; um de Salvador, obviamente quando ele salva essa mulher Raabe com sua família, e o outro papel de Juiz, quando destrói a cidade.

E Cristo vai voltar para julgar o mundo. Cristo vai voltar para julgar aqueles que o rejeitaram.

Mas espera, porque ele salva uma prostituta?

A última pessoa que se pensaria em salvar naquela cidade seria uma prostituta...

Prostitutas não são pessoas marginais da sociedade?

Por que salvar uma prostituta?

Porque a Bíblia é toda assim! Ela salva por graça e não por merecimento.

Quando aquela pessoa respondeu pra mim que o Evangelho é você fazer o bem ao próximo, ela estava pensando numa religião, porque a religião é assim: “faça isso que Deus vai fazer isso, faça isso que Deus vai ajudar você”.

Porém o Evangelho é isso: não faça nada! Porque não tem nada que você possa fazer para cobrir os seus pecados.

Você tem que se humilhar.

E essa mulher se humilhou diante daqueles que poderiam julgá-la, que poderiam matá-la, e ela foi salva; ela foi tirada da cidade a salvo.

Mas vamos ver outro morador da mesma cidade de Jericó antes disso.

No versículo 26, que é o que acontece depois que Jericó é destruída e vira ruínas.

No Versículo 26: “E naquele tempo Josué os esconjurou, (ou seja, os amaldiçoou) dizendo: Maldito diante do Senhor seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó; sobre seu primogênito a fundará, e sobre o seu filho mais novo lhe porá as portas”.

Foi uma maldição colocada sobre aquela cidade para ninguém tentar reconstruí-la.

Quem tentasse, no momento em que colocasse a pedra do alicerce, perderia o filho primogênito e no momento em que colocasse as portas da cidade, perderia o seu filho mais novo. Esta foi uma maldição colocada sobre a cidade. E essa maldição vale para o mundo inteiro.

Quando o homem pecou, este mundo todo ficou debaixo do pecado.

Nós estamos, por assim dizer, num caldeirão fervendo de pecado, que está destinado ao juízo de Deus, ao fogo do juízo de Deus.

Mas a maioria das pessoas pensa que é bobagem... “Imagina, tanta coisa bonita aos olhos! Tanta tecnologia, tanto isso, tanto aquilo”. O juízo de Deus virá segundo as escrituras, como veio também para a cidade de Jericó.

Vamos conhecer outro habitante de Jericó e para isso nós vamos ao evangelho de Lucas, no capítulo 19, para ver um homem que também morava em Jericó, que foi reconstruída depois.

Eu vou contar para vocês como isso aconteceu.

Quando Cristo veio ao mundo, Jericó tinha voltado a ser construída e havia um homem que morava em Jericó e ele se chamava Zaqueu. No capítulo 19 do Evangelho de Lucas: “E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico. E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver; porque havia de passar por ali. E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente”.

Bom, aqui está tudo resolvido para Zaqueu. Por quê?

No meio de uma multidão o Senhor Jesus viu Zaqueu! Trepado numa árvore. Humilhado naquela posição... Um homem rico e nobre como ele, que era um coletor de impostos e um homem importante na sociedade, trepado numa árvore. O Senhor o viu e disse, “desce que me importa pousar na sua casa”. Pronto! Já estava feita a escolha, por assim dizer, o Senhor escolheu Zaqueu. Escolheu a casa dele para ali entrar.

Porém, quando ele entra na casa de Zaqueu o que acontece?

Lemos no versículo 7: “E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador”. Porque os publicanos eram judeus que pegavam os impostos de seu próprio povo para entregar aos romanos, que era o povo inimigo e invasor.

Portanto Zaqueu era um traidor de sua pátria. Ele trabalhava para o inimigo e ele sabia disso.

Ele era muito rico, tinha uma posição de destaque.

Mas os outros falavam, “como pode? Ele entrou para ser hóspede de um homem pecador!”.

Quando Zaqueu escuta isso, no versículo 8: “E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado”.

O que é isso Zaqueu? O que você está fazendo?

Ele está defendendo a sua reputação diante daquele que tudo vê e tudo sabe, que é Cristo!

É interessante vermos a defesa da reputação... É uma coisa que todos nós fazemos.

Alguém fala mal de mim, por exemplo; eu estou na internet, e alguém diz: “olha Mário, alguém falou mal de você”. Logo o sangue sobe na cabeça, a panela de pressão já começa a soltar fumaça pela orelha e eu já vou lá para responder. Já quero tirar satisfação e defender a minha reputação.

Mas pra quê?

Essa é a questão!

A reputação é aquilo que as pessoas pensam de nós, mas e o que nós somos na verdade?

Pecadores falhos e fracos; sujeitos às piores barbaridades!

Somos assim e isso está na velha natureza do homem que é caída. Uma natureza pecadora; nós somos assim!

Então, não tem que fazer nada.

Vi uma frase hoje do Spurgeon, “se alguém vier falar mal de você, diga que ele está errado, porque você é muito pior do que aquilo que ele está falando” ou uma coisa assim.

Essa é verdade. Essa deveria ser a defesa do cristão.

Se alguém vier falar mal de você: “amigo, você está enganado. Vem aqui que eu vou te dar uma lista de coisas que você não sabe ao meu respeito. Você vai ver que eu sou muito pior do que você está falando”.

E Zaqueu aqui se preocupou com a sua reputação e apresentou sua reputação ao Senhor.

Mas Ele por acaso pediu?

Não! Pois Ele sabia quem era Zaqueu! Muito mais do que ele estava falando no seu currículo...

Lemos no versículo 9: “E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar (Quem? Aquele que dá aos pobres metade dos bens, que se defraudou alguém o restitui duplicado? Não! Não veio salvar a esse!) o que se havia perdido”.

E Zaqueu estava perdido; por isso ele precisava de um salvador.

Nós precisamos de um Salvador porque estamos perdidos!

Não por fazermos isso ou aquilo. Não, nada disso!

Este homem, nesta cidade que foi amaldiçoada lá atrás, agora é abençoado por Cristo, tanto quanto foi aquela mulher, Raabe, uma prostituta, abençoada também, na mesma cidade de maldição.

Olhe que interessante! Como Deus faz as coisas!

Parece que, às vezes, Ele tem um certo humor na maneira que Ele trata...

No lugar de maldição, Ele traz benção; primeiro para Raabe, e no meio da destruição, sai ela e sua família, salvos. E agora Zaqueu na cidade da maldição; ele sai agora com sua família, salvos. Ele entrou na casa de Zaqueu!

Na mesma cidade de Jericó, se voltarmos um pouquinho, no versículo 35 do capítulo 18 de Lucas, vamos encontrar outro habitante.

Outra vez a cidade amaldiçoada; e esse outro não é como Zaqueu. Ele não é rico; é pobre.

E o que ele tem para mostrar ao Senhor? Metade dos bens? Que bens? Ele não tem nada!

“Mas eu vou procurar então trabalhar.”

“Mas você não pode. Você é cego e está sentado à beira do caminho, mendigando.”

No Versículo 35: “E aconteceu que chegando ele perto de Jericó, estava um cego assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo (ele ouviu o barulho das pessoas falando). E disseram-lhe que Jesus Nazareno passava” (ele já devia ter ouvido falar quem era Jesus. Agora pensa assim, dali a uma semana, Jesus vai morrer. Isso aqui acontece uma semana antes da morte de Jesus na cruz, e esse cego, quando escuta falar de Jesus, não perde tempo. Ele não fala, “tá bom, vou esperar na volta, quando ele passar na volta então eu converso com ele”. Não!). No versículo 38: “Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim. E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim”.

Essa é a atitude de quem realmente se considera cego, mendigo, pobre, desesperado, necessitado e clama por Jesus! Não espera Ele voltar!

Quem está passando? É Jesus, o Nazareno!

“Senhor tem misericórdia de mim”.

É urgente a questão.

“Ah, mas o povo... Fica quieto aí, que vergonha, ficar gritando, que coisa feia...”

Ele não está nem aí!

Quantas pessoas ouvem o evangelho e daí começa; a família vem, os amigos vêm também e dizem que aquilo é muito careta. “Vai virar crente agora? Onde já se viu uma coisa dessas? Seja inteligente. A ciência já provou etc.”.

A pessoa fica toda melindrada, não sabe o que faz, abaixa a voz e não clama por socorro, perde a chance, Jesus que estava passando...

Hoje! Ele está passando hoje!

Quando a palavra dele é pregada, quando o evangelho é pregado, é Jesus passando.

O que você vai fazer?

Dar ouvidos para a família ou amigos, que vão tentar abafar essa passagem?

Não! Clame por misericórdia, por salvação; “Senhor tem misericórdia de mim”.

No versículo 40: “Então Jesus, parando, mandou que lho trouxessem”. Que graça, que bondade! Aquele, que é criador de todo universo, aquele que tem o poder de manter todas as coisas funcionando!

Eu gosto muito de ver programas de astronomia que mostram os planetas, as estrelas e viagens espaciais. Fico abismado com aquilo. Eles nunca conseguem chegar ao fim, nunca! Atrás daquilo tem aquilo outro, e mais outro...

Quando o telescópio foi construído no começo do século 20, pegaram um espaço que não tinha estrelas e falaram, “vamos ver o que tem aqui”. Foram ampliando, ampliando e tinha uma mancha. Depois foram ver o que era aquilo; era uma Nebulosa, uma nuvem de poeira. Quando vieram os telescópios mais modernos, descobriram que cada Nebulosa na verdade, é mais uma galáxia.

A nossa galáxia, Via Láctea, tem milhões de sóis e milhões de planetas, bilhões, nem mesmo milhões; mas sim bilhões de sóis e planetas. E não se sabia que existiam outras galáxias, mas agora se sabe que cada nuvenzinha daquelas é uma galáxia.

E esse, que criou todas essas coisas, parou para um cego!

Não parou para um rico, para um importante ou para um rei de Israel. Não! Para um cego.

Ele para quando você clama por socorro, Ele para!

Ele para porque ele é o Salvador; Ele não é outra coisa senão misericordioso. E Ele para.

Alguns dizem, “Ele não está ouvindo”. Está sim. Ele para pra escutar você. Ele para quando você clama por misericórdia; quando você reconhece sua cegueira, seu pecado e clama, Ele para pra atender.

Continuando, “e, chegando ele, perguntou-lhe, Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja”, no versículo 41. E Jesus lhe disse: vê! “A tua fé te salvou. E logo via e seguia-o glorificando a Deus e todo o povo vendo isso, dava louvores a Deus!”

Mas todo o povo não foi beneficiado com isso. Estes foram meros espectadores.

Só um que teve a ousadia de fazer Jesus parar, que foi sincero.

Será que você vai fazer com que Ele pare hoje, pedindo por salvação, por misericórdia e pelo perdão de todos seus pecados?

Ou você vai ser como Zaqueu? Que apesar de tudo, acabou sendo salvo também, mas querendo defender sua reputação, “Senhor, eu não faço isso, eu dou metade aos pobres...”. Não é isso que Ele quer, que Ele busca.

Mas vamos ao quarto habitante de Jericó.

Quem é esse? Essa é uma história triste...

Vamos voltar lá em 1 Reis capítulo 16, numa época em que Israel estava dividido em dois reinos, o reino de Judá e o reino de Israel.

Eram 10 tribos de um lado e duas tribos do outro lado. E aqui ele está falando do que acontece no reino de Acabe que era rei de Israel e que reinava em Samaria. 1 Reis16:33, no versículo 32, vemos o estado desse reino. Falando também da mulher de Acabe, Jezabel, enfim, tudo errado aqui.

Versículo 32: “E levantou um altar a Baal, na casa de Baal que edificara em Samaria”. Baal era um deus dos povos pagãos. No versículo 33: “Também Acabe fez um ídolo; de modo que Acabe fez muito mais para irritar ao Senhor Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele”.

Então esse foi o pior rei de Israel, o mais maligno, o rei mais inimigo de Deus foi esse Acabe e inserido na história de Acabe aparece o versículo 34: “Em seus dias Hiel, o betelita, edificou a Jericó”.

Veja, 500 anos depois que Jericó tinha sido destruída, aquelas muralhas, aquelas pedras, ninguém jamais ousou botar a mão naquelas pedras; de temor de Deus, porque Ele havia amaldiçoado aquele lugar e quem tentasse reconstruir, perderia o primogênito e perderia também o filho mais novo.

Mas então vem esse homem: “Em seus dias Hiel, o betelita, edificou a Jericó; em Abirão, seu primogênito, a fundou, e em Segube, seu filho menor, pôs as suas portas; conforme a palavra do Senhor, que falara pelo ministério de Josué, filho de Num”.

Havia uma maldição e ele não a respeitou.

Claro que todo mundo sabia.

Por que ninguém reconstruiu Jericó?

Quinhentos anos atrás, Josué amaldiçoara, em nome do Senhor, essa cidade para que ninguém a reconstruísse. Quem o fizesse, perderia seu primogênito quando pusesse a fundação e, na hora que pusesse as portas da cidade, perderia o filho mais novo. E foi assim que aconteceu nessa Jericó amaldiçoada.

Mas, o que Deus faz no lugar de maldição?

Depois nós vimos; Deus salva o cego, salva Zaqueu, e antes da destruição da cidade, havia libertado Raabe, a prostituta.

Mas essa cidade aparece novamente em 2 Reis, no capítulo 2, num que é um dos capítulos mais belos do Antigo Testamento porque, como eu falei, muita coisa no Antigo Testamento nos fala de Cristo e são figuras das coisas do Novo Testamento.

No capítulo 2 de 2 Reis, nós vemos Elias, que é uma figura de Cristo. Ele era um profeta.

Haviam dois profetas muito usados por Deus em Samaria, nessa parte do reino que ficou ao norte; um era Elias, e o outro Eliseu.

Elias é uma figura de Cristo. É um profeta que Deus usa muito e chega um momento na vida de Elias, que Deus avisa que vai tirá-lo da terra. Elias sabe então que não vai mais ficar na terra, e assim era com Senhor Jesus também. Ele veio ao mundo, mas Ele sabia que iria morrer e que iria ressuscitar. Entretanto, toda figura ou todo tipo do Antigo Testamento, nunca conseguirá abranger tudo o que Cristo é, mesmo que eles apontem para Cristo.

Davi era uma figura de Cristo como rei poderoso, rei conquistador, rei que destrói os inimigos. Já Salomão era uma figura de Cristo como rei pacífico, que representa o milênio, quando Cristo vier para reinar.

Elias então, representa Cristo na sua ressurreição e ascensão.

Elias não passa pela morte e sobe vivo ao céu; ele é arrebatado ao céu.

É o que acontece nesse capítulo 2, no versículo 2 de 2 Reis: “Sucedeu que, quando o SENHOR estava para elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com Eliseu. E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Betel”.

Que maravilha essa figura!

Eliseu não quer sair de perto de Elias. Ele sabe o que Deus vai fazer com Elias e ele não quer perder isso de jeito nenhum... “Fica aqui.”, “não fico.”

Mais pra frente, no versículo 3: “Então os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos”.

Então todos estavam sabendo do que ia acontecer.

Os filhos dos Profetas eram por assim dizer, assistentes dos profetas. Eles eram pupilos, ou seja, pessoas que acompanhava os profetas, não necessariamente eram profetas e não necessariamente eram pessoas que criam na Palavra de Deus.

Eles seguiam os profetas. Podiam ou não crer.

Eles são uma figura daqueles que seguem o cristianismo e que podem ou não ser verdadeiros cristãos; todavia seguem e acreditam nas coisas que são ditas, mas não levam a sério aquilo.

Eles falam com Eliseu e este diz: “fiquem quietos. Eu sei. Eu sei que ele vai ser levado hoje!”

No versículo 4: “E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Jericó”.

E Eliseu junto de Elias; e vêm os filhos dos profetas, no versículo 5, e mais uma vez eles perguntam. Eliseu sabe que será levado. No versículo 6, “E Elias disse: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou ao Jordão”.

“Eu não fico aqui. Eu vou junto!”, e Elias pega sua capa, lança-a sobre o Jordão e este se abre (o que é uma figura de morte. Atravessar o Jordão é uma figura de morte), Elias passa pela morte antes de ser levado ao céu, porque ele atravessa o rio Jordão com os pés a seco; assim como aconteceu com o povo de Israel quando entrou na terra de Canaã, um pouco antes de destruição de Jericó.

E no versículo 7: ”E foram cinquenta homens dos filhos dos profetas, e pararam defronte deles, de longe: e assim ambos pararam junto ao Jordão. Então Elias tomou a sua capa e a dobrou, e feriu as águas, as quais se dividiram para os dois lados; e passaram ambos em seco”.

Eles continuam e quando chega no versículo 11: “E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho”.

Aqui Eliseu pega a sua capa e rasga e recolhe a capa de Elias, que tinha caído quando ele subiu.

Ele toma a capa de Elias (uma capa é algo que nos cobre; e aqui essa capa é figura do Espírito Santo e figura também da nova vida que nós temos em Cristo, quando cremos em Cristo Jesus), como fala Paulo depois, “quando aquilo que é corruptível se revestir da incorruptibilidade”. Essa é a figura da capa.

E ele volta então. Eliseu abre o Jordão, com aquela capa de Elias. O Jordão se abre e Eliseu vai; e o que acontece com aqueles filhos dos profetas? Aqueles assistentes dos profetas.

No versículo 16, eles vêm, aqueles cinquenta, que eram os que ficaram só olhando de longe; eles vêm, “E disseram-lhe: Eis que agora entre os teus servos há cinquenta homens valentes; ora deixa-os ir para buscar a teu senhor; pode ser que o elevasse o Espírito do SENHOR e o lançasse em algum dos montes, ou em algum dos vales. Porém ele disse: Não os envieis”.

“Não manda ninguém procurar”; Eliseu sabia que Elias tinha subido ao céu, os outros não acreditavam nisso... “Ele só deu uma voltinha e caiu ali, vamos achar.”

Mas eles insistem e no versículo 17: “Mas eles insistiram com ele, até que, constrangido, disse-lhes: Enviai. E enviaram cinquenta homens, que o buscaram três dias, porém não o acharam”.

Vai então. Vão!

“Mas eles insistiram com ele, até que, constrangido, disse-lhes: Enviai. E enviaram cinquenta homens, que o buscaram três dias, porém não o acharam”.

No versículo 18, Eliseu fala aquela famosa frase, que a gente às vezes não gosta nem de falar com uma pessoa, quando damos um conselho e a pessoa não segue; ele fala: não disse?

No versículo 18: “Então voltaram para ele, pois ficara em Jericó; e disse-lhes: Eu não vos disse que não fôsseis?”

Eu falei para vocês não irem! Está vendo?

Por quê? Ora, porque ele sabia.

E uma pessoa que crê em Jesus, sabe que Cristo morreu, que Ele passou pelo Jordão da morte e que Ele ressuscitou e Ele ascendeu aos céus. Isso faz parte do evangelho que nós lemos em 1 Coríntios. O que crê, sabe.

O que não crê, vai ter que procurar onde caiu, onde está... Vai procurar num túmulo; vai mandar exploradores escavar a terra para ver se acha o túmulo de Jesus; para ver se acha os ossos e vai fazer exame de DNA para ver se é aquele ou não. Como já fizeram muitas vezes aí com vários ossos que encontraram na Palestina.

Mas aquele que crê na palavra, crê nas escrituras, sabe! Tem fé! A fé é isso: é certeza; não é uma incerteza. Fé é a certeza!

E quando ele vai, no versículo 18, “então voltaram para ele tendo ele ficado em Jericó”, olha, de novo a cidade de Jericó. “E disse-lhes, eu não vos disse que não fôsseis? E os homens da cidade disseram a Eliseu: Eis que é boa a situação desta cidade, como o meu senhor vê; porém as águas são más, e a terra é estéril. E ele disse: Trazei-me um prato novo, e ponde nele sal. E lho trouxeram.
Então saiu ele ao manancial das águas, e deitou sal nele; e disse: Assim diz o Senhor: Sararei a estas águas; e não haverá mais nelas morte nem esterilidade. Ficaram, pois, sãs aquelas águas, até ao dia de hoje, conforme a palavra que Eliseu tinha falado”.

Isso é graça!

Na cidade da maldição, Eliseu mostra a graça de Deus, purificando aquelas águas. Isso é a graça!

Na cidade da maldição, Deus tira uma prostituta e a salva.

Na cidade da maldição, Deus tira um coletor de impostos que ainda tentava justificar sua reputação, porque dava a metade aos pobres, e o Senhor não quer nem saber disso, mas Ele o salva.

Na cidade da maldição, Deus tira um cego e o salva.

Na cidade da maldição, Deus agora abençoa os habitantes com boa água para se beber.

Esse é Deus!

Se você crer em Cristo Jesus como seu Senhor e seu Salvador, você tem a salvação eterna e perdão dos seus pecados.

Ele morreu na cruz para pagar os nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia.

Ele é o único que pode nos justificar; graças a sua morte na cruz.

E é pela fé que nós recebemos a justificação e o perdão dos nossos pecados.

Agora, o que acontece com aqueles que não creem?

Mesmo que eles estejam no lugar de benção, eles vão encontrar maldição. É isso que acontece.

A continuação do nosso texto... No versículo 23 ele sai de Jericó e vai pra onde?

“Então subiu dali a Betel; (Betel, é uma cidade abençoada. É o lugar onde foi construído um altar. Acho que Abraão que faz um altar em Betel. Significa casa de Deus e era um lugar abençoado. É um nome até que na Bíblia encontramos várias vezes relacionado à benção).

E o que acontece ali agora? Benção? Não, pelo contrário: “Então subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo; sobe, calvo!”

Esses garotos estavam zombando de Eliseu porque, obviamente, ouviram falar que Elias tinha subido. Certamente não estavam dando crédito a isso; tanto é que muitos saíram para procurar Elias, achando que ele caíra em algum lugar. E esses aqui gritavam: “sobe calvo, sobe. Mostra que você tem poder pra subir. Sobe calvo!”. Eliseu devia ser calvo... Eles estão zombando da própria obra da ressurreição. Zombando da ascensão de Cristo num sentido figurado. Eles estão zombando de um profeta de Deus, Eliseu.

E o que acontece com eles?

“E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do Senhor; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos”.

Eu já vi gente me falar: “mas que Deus é esse aí que despedaça crianças?”. É. Esse é Deus!

“Mas não é esse Deus que eu gosto...”

Não?

E quem deu a você o peso e a medida para determinar como Deus deve ser?

Deus é amor! Tem uma passagem que fala assim no Novo Testamento; mas lá tem outra que fala que Deus é Fogo Consumidor!

Muita gente me pergunta como Jesus, tão bom, poderia ser Jeová do Antigo Testamento. E Ele era mesmo Jeová!

Se o Jeová destruía cidades inteiras, mandava destruir, fazia cair fogo do céu sobre Sodoma e Gomorra. Como é que pode ser o mesmo Jesus que andou calmamente e bondosamente nesse mundo?

Claro que pode! Vai a Apocalipse!

Quem é aquele que Joao vê, com olhos penetrantes de fogo, com uma espada saindo pela sua boca, saindo em batalha para destruir os inimigos?

É o mesmo Jesus. Só que agora num outro caráter, o de juiz!

Quando Ele esteve aqui, Ele veio para salvar. Ele veio como o Cordeiro mudo, levado ao matadouro para morrer no lugar do pecador. E é isso que Ele está ainda oferecendo a você: a salvação por meio d’Ele como sacrifício que Deus enviou!

Alguns zombam dessa salvação que Deus oferece de graça hoje, por bondade e misericórdia, assim como foi para Raabe, para Zaqueu, como foi para o cego ali no caminho de Jericó, essa mesma salvação Deus oferece hoje àqueles que aceitam a Cristo como Salvador.

E depois o que virá? Para os que desprezarem essa morte, ressurreição e ascensão de Cristo ao céu? Como esses meninos aqui desprezaram o profeta de Deus, relacionando isso à ascensão de Elias...

O que vai restar?

Condenação!

“Ah, mas isso é injustiça!”

Como injustiça?

Estamos vendo hoje, todos os dias nos jornais, pessoas serem presas por terem recebido propina, ou por terem pago propina. Toda hora estão prendendo empresários, políticos e nós estamos contentes com isso. Porque pelo menos a justiça está funcionando... Está pegando os marginais e os bandidos. Nós queremos justiça, não é?

Então espero o quê de Deus?

O homem é pecador; inimigo de Deus.

Deus abriu um parêntese na história para falar: “creia em Cristo agora! Hoje é o dia da salvação, hoje é o dia da misericórdia de Deus”.

Quem esperar e pagar para ver, vai ter que enfrentar o juízo de Deus, porque uma salvação sem um juizo no fim, é salvação de quê?

A salvação é do pecador, para ele não ser lançado no fogo eterno. Sem juízo não faz sentido ser salvo. Salvo de quê?

Então essa é a mensagem do Evangelho: Cristo morreu, Cristo ressuscitou e virá então um juízo para aqueles que forem rebeldes ao Filho. Para aqueles que não crerem em Jesus como Salvador; estes serão sim julgados da maneira mais cruenta que possamos imaginar.

Mas é porque Deus é justo. Ele não vai fazer a coisa “na maciota”; vai realmente julgar o pecador.

Alguém pode falar: “essa mensagem é meio chata, meio difícil de engolir”. Mas, é assim!
Mas e aquela parte que eu falei, que você pode ser salvo por graça, apenas crendo em Jesus?

Você a achou chata, cruel, achou que ela é difícil?

Não é!

Então aceite essa parte e deixe a outra parte para Deus. Não tente ser juiz de Deus.

Uma das coisas que aprendi com minha conversão... Na noite em que me converti, eu estava rebelde. Eu tinha escutado o evangelho.

Eu morava sozinho e cheguei em casa, peguei uma bíblia que eu tinha ganhado e abri assim a esmo, “Deus, fala aí o que você quer então; o que é que você está pensando?”. Assim, totalmente desrespeitoso.

Quando eu abri, caiu nos últimos capítulos de Jó.

Não me lembro exatamente se era o último ou penúltimo, mas é um capítulo em que Deus fala para Jó: “quem você pensa que é?”, é mais ou menos assim a linguagem se você quiser ler, o penúltimo capítulo de Jó... Leia.

Eu me sentia como se houvesse alguém na minha frente me apontando o dedo: “fique quieto. Você não sabe nada!”.

É isso o que ele fala para Jó; “você sabe como as cabras dão luz nas montanhas? Você sabe como é que a chuva vem das nuvens? Você não sabe nada. Fica quieto!”.

Quando eu li essa parte eu fechei a Bíblia, deitei na cama, puxei a coberta até a cabeça.

Sentimento que tive foi de me esconder de Deus.

Realmente Ele é assim! Não podemos enfrentá-Lo.

Entretanto hoje por graça, Ele, na pessoa de Cristo seu filho, pode parar para você, desde que você clame a Ele por misericórdia e por salvação.

E isso você recebe pela fé.