Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Entendendo evangelismo - Mario Persona

Entendendo evangelismo - Mario Persona - mp3
http://files.3minutos.net/evangelho/Entendendo-evangelismo-MPersona.mp3



https://youtu.be/5JyOyiy-FeM

Entendendo o evangelismo
Mario Persona

Romanos 10:8 em diante diz: “Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos. Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; Pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido. Porquanto não há distinção entre judeu e grego; porque o mesmo Senhor o é de todos, rico para com todos os que o invocam. Por que: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão se não há quem pregue? E como pregarão se não forem enviados? Assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas! Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem deu crédito à nossa mensagem? Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo. Mas pergunto: Porventura não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra saiu à voz deles, e as suas palavras até os confins do mundo. Mas pergunto ainda: Porventura Israel não o soube? Primeiro diz Moisés: Eu vos porei em ciúmes com aqueles que não são povo, com um povo insensato vos provocarei à ira. E Isaías ousou dizer: Fui achado pelos que não me buscavam, manifestei-me aos que por mim não perguntavam. Quanto a Israel, porém, diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente”.



Uma leitura rápida aqui pode dar a impressão de que a salvação venha por invocar o nome do Senhor. Mas eu não creio que é o que está sendo dito, porque o invocar é uma consequência do crer. No versículo 14: “como invocarão aquele em quem não creram?” Primeiro ele fala que com a boca se faz confissão para salvação, conforme o versículo 10: “pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação”.

Tudo começa pela fé, pelo crer, na parte que diz respeito ao homem. E depois do crer, invoca o nome do Senhor, conforme versículo: 13: “Por que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão se não há quem pregue? E como pregarão se não forem enviados? Assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas”! Romanos 10:13-15

Aqui temos que ler ao contrário para entendermos a ordem das coisas. Primeiro, alguns são enviados pelo Senhor a pregar e é importante lembrar-se disso, porque até mesmo a disposição de pregar o Evangelho não vem do homem, mas deve vir de Deus. Há uma passagem em Atos 16:6 que diz: “passando pela Frísia e pela província da Galácia foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia”. Ora, para a mente lógica, racional, isso não faz sentido, porque eles estavam saindo para pregar, para levar a palavra, então como o Espírito Santo poderia impedi-los? Porque a origem do pregar deve partir necessariamente de Deus. E não só isso, mas continua no versículo 7 de Atos 16: “e quando chegaram a Mísia intentavam ir para Bitínia mas o Espírito de Jesus não permitiu”.

As razoes disso não conhecemos, mas Deus estava no controle de tudo - provavelmente Paulo e Silas ( Atos 15:40 mostra que Paulo escolheu Silas para fazer essa viagem) não estavam em sintonia com o Espírito de Deus. Tanto é verdade, que eles quiseram pregar em um lugar e o Espírito Santo não permitiu, quiseram pregar em outro lugar e o Espírito de Jesus não permitiu. Então, Deus precisa mandar uma mensagem muito clara para Paulo, algo como: Agora vou mostrar para vocês onde tem que ir! De noite, Paulo teve uma visão: um macedônio, em pé, diante dele, lhe rogava: “Passa à Macedônia, e vem em nosso auxílio! Assim que tive essa visão, procuramos partir para a Macedônia, certos de que Deus nos chamava a pregar-lhes o Evangelho”. Atos 16:10

Agora era uma coisa inequívoca, não havia o que discutir! Muitas pessoas interpretam esta passagem como se também precisassem ter uma visão. Mas isso aconteceu porque ele não estava entendendo o que Deus estava querendo, portanto agora ele entenderia. Eu creio que esta visão na realidade, foi uma correção de rumo, e não necessariamente, que todo cristão deva ter uma visão de um varão da Macedônia para poder pregar o Evangelho. Mas aqui me parece que é a terceira coisa que acontece - porque nas duas primeiras, Paulo não teve o discernimento para entender qual era a vontade do Senhor.

Romanos 10:15: “Quão formosos são os pés daqueles que anunciam as boas novas”. Isto quer dizer: Deus prepara os pés daqueles que levarão sua mensagem. “E como pregarão se não forem enviados?” Ou seja, Deus precisa enviar, é como se fosse um comando que parte de seu Espírito. Versículo 14: “E como ouvirão falar, se não houver quem pregue? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? Porém, como invocarão aquele em quem não creram? Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Lendo de trás para frente, percebemos de onde vem a fonte do invocar o nome do Senhor, ou seja, foi a pessoa quem creu, mas a fonte parte de Deus desde o momento em que prepara os pés, quando chama e envia, e assim por diante, até a palavra chegar aos ouvidos daquele que vai crer - obviamente será uma obra do Espírito Santo.

É muito estranho quando nós ouvimos na cristandade, alguns irmãos bem intencionados dizerem - A igreja me enviou para pregar o Evangelho na China - Muito bom pregar o evangelho na China, mas é o Espírito Santo quem envia e dirige, não existe nenhuma organização ou junta de homens ou de missões! - Eu trabalho para missão tal, então a junta me enviou para pregar o Evangelho em tal lugar. - Isso não tem fundamento bíblico! Aquele que evangeliza, deverá ter seus pés, sua mente, sua vontade, movidos e gerados pelo Senhor. Ele é quem vai cuidar de tudo para que você chegue até a pessoa que está precisando ouvir a Palavra, que não necessariamente precisa ser uma multidão de dez mil pessoas, pode ser apenas uma, conforme fez o Espírito Santo quando pegou Filipe e o transportou até o caminho onde estava o eunuco. Esse caminho estava deserto e só tinha um ali para ouvir a mensagem do Evangelho da boca de Filipe. Foi o Espírito Santo quem o transportou!

Nunca é demais repetir o versículo 17, que por sinal, eu sempre li errado durante muitos anos, pois entendia que era “de sorte que a fé é pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus”. Na realidade temos que ouvir a palavra de Deus para crer, mas o que versículo quer dizer é que a capacidade de ouvir é Deus quem desperta, é Ele que abre os ouvidos da pessoa para que ela possa ouvir. Eu sempre penso naquela passagem que o Senhor cura o surdo. É Ele quem vai fazer uma pessoa realmente escutar e ter capacidade de ouvir, pois tem que vir de Deus e é muito importante também lembrar que a palavra de Deus está envolvida. Por isso numa pregação do evangelho, você pode contar muitas histórias, fazer muitas ilustrações e tornar interessante a mensagem, mas é claro que você não pode fazer nada para converter alguém, nada além de impedir que a pessoa durma durante a pregação, mas tem que ter a palavra de Deus, obrigatoriamente. Ainda que não precise necessariamente dizer: Vamos abrir em Romanos capítulo e versículo tal, pois o incrédulo não sabe, ele não entende. Tem que ser dita a palavra de Deus e isso pode até ser feito an passant, ou seja, quando a pessoa está pregando poderá dizer: Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna. Não precisa nem dizer que está em João 3:16. Mas, isto que foi dito, é a palavra de Deus, que é o que vai abrir os ouvidos do incrédulo, pela ação do Espírito, para que ele possa entender a mensagem e crer.

Então qualquer que seja a pregação, a mensagem e o assunto, tem que existir passagens da palavra de Deus costuradas à mensagem do pregador do Evangelho. Por isso que aqueles calendários com versículos que as pessoas presenteiam outras pode parecer nada, mas aquilo é a palavra de Deus e tem poder.

Quando era garoto lia aqueles gibis do cara que falava: Shazam! Aquilo era como uma palavra mágica que dava poder ao super-herói para que ele voasse, por exemplo. Na realidade, este é um exemplo tosco, mas é isso que a palavra de Deus faz através do Espirito Santo: vai gerar vida naquele que estava morto em seus delitos e pecados, incapaz de crer, ouvir e entender, incapaz de sentir o peso dos seus pecados. A palavra de Deus é a água, - baseando-se em João 3 que diz: “Quem não nascer da água e do espírito”- , essa água da palavra de Deus, é que vai dar vida para que a pessoa creia no Evangelho.

Recentemente uns cientistas encontraram uma semente de tamareira enterrada em algum lugar, semente esta, dos tempos de Jesus, que tem cerca de dois mil anos. A própria tamareira inclusive não existe mais, já foi extinta aquela espécie específica, mas os cientistas conseguiram fazer com que ela brotasse. Um exemplo: Na escola pegávamos uma semente de feijão e colocávamos no algodão, mas tínhamos que colocar água, do contário a semente permaneceria ali, seca, durante um século e nada aconteceria. Mas no momento em que você gotejasse um pouco de água sobre aquela sementinha, no dia seguinte ela abria e nascia uma plantinha de feijão ali, naquele algodão. A água tem esse poder e ela é a palavra de Deus que vai regar a pregação daquele que evangeliza.

O apóstolo vinha falando de Israel e abriu esse parêntese aqui para falar do Evangelho sendo enviado, e volta agora ao versículo 18: “Pergunto, agora: Acaso não ouviram? Claro que sim! Por toda a terra correu a sua voz, e até os confins do mundo foram as suas palavras. E pergunto ainda: Acaso Israel não o compreendeu? Já Moisés lhes havia dito: Eu vos despertarei ciúmes com um povo que não merece este nome; provocar-vos-ei a ira contra uma nação insensata”.

Certa vez, este versículo fez muito sentido para mim. Estava em uma fila, numa livraria evangélica em São Paulo, comprando uma Bíblia, e havia um judeu na minha frente comprando um LP para dar de presente de amigo secreto, a sua amiga que era evangélica. Ele virou para mim e começou a se explicar porque estava ali, embora eu nada tenha perguntado. Ele não acreditava na Bíblia e começou a falar um monte de coisas, tentei falar do evangelho para ele e o mesmo, já na mesma hora, refutou dizendo: não, esta parte que você fala do evangelho a gente joga fora, isso aí não tem valor nenhum.

Não consegui abrir uma conversa com ele, e aí um senhor atrás de mim pediu licença, pegou a Bíblia e abriu em Daniel 9, que fala sobre a profecia do Messias que será tirado, a saber: “Então o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o templo”. Então o senhor perguntou: quem é esse que seria tirado e quando o templo teria sido destruído? O jovem respondeu que o príncipe era o Messias e a cidade fora destruída nos anos setenta da era cristã. E o homem perguntou: - Cadê o Messias? - E Só falou isso. O rapaz judeu disse: não é possível, não pode ser! Largou o LP no balcão e saiu correndo da livraria, repetindo essas palavras.

Então este irmão em Cristo virou para mim e disse este versículo: “Eu vos despertarei ciúmes com um povo que não merece este nome; provocar-vos-ei a ira contra uma nação insensata”. E me disse ainda: - Quando o evangelho toca em um judeu ele reage com ciúme! Porque aquilo era um privilégio muito grande que Deus deu ao povo judeu: seus oráculos, a Lei e tudo o mais, e se transformaram em motivo de orgulho, e eles acabaram desprezando, como se aquilo fosse uma coisa que tivessem conquistado, como se não fosse dado por graça para eles.

Por mais que falemos da lei, do Antigo Testamento, foi só por graça que Deus escolheu uma nação, o vermezinho de Jacó, como fala na Bíblia, e entregou-lhes todos os privilégios como uma atitude de graça, de separá-los e colocá-los em um curral, ainda que de mandamentos e ordenanças, mas com isto os separava de toda a idolatria e iniquidade existentes naquele mundo pagão. Deus, por graça, isolou aquele povo da contaminação.

Como quando você pega uma pessoa e a coloca isolada em um balão, num ambiente totalmente esterilizado, para que não seja contraminada por uma doença. Deus fez isso com o povo, por graça, mas eles se orgulharam achando que aquilo era obra deles, que de alguma maneira tinham conquistado aquilo. É disso que fala o versículo: Eu vos despertarei ciúmes com um povo que não merece este nome; provocar-vos-ei a ira contra uma nação insensata.

Até hoje, os judeus odeiam os cristãos e os chama de “Gói” que é uma palavra pejorativa.

No versículo 20, uma condensação do que é graça, antes que alguém se glorie até de ter um dia, crido em Jesus como seu Salvador. Lembre-se: “Fui achado pelos que não me buscavam; manifestei-me aos que não perguntavam por mim”. Romanos 10:20

Existe uma corrente na cristandade chamada arminianismo que diz o seguinte: tudo bem, a salvação é por graça, é pela fé somente, mas um dia eu decidi crer em Jesus, fui eu quem tomou a decisão de crer!

Mas, veja o que diz o versículo acima! Como foi achado, como foi manifestado? Ora, foi por pura graça!