Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Quando um cantor morre ele continua cantando? - Mario Persona

Quando um cantor morre ele continua cantando? - Mario Persona (mp3)
http://files.3minutos.net/evangelho/Quando-um-cantor-morre.mp3



https://youtu.be/nkrqoH3-Xps

Quando um cantor morre, ele continua cantando?
Mario Persona

Hoje vou falar sobre música, que é um tema que muitos gostam. Outro dia, recebi um e-mail de alguém perguntando num tom meio desapontado: “- Quer dizer que no céu tudo que vamos fazer é louvar a Cristo, louvar a Deus, cantar louvor?”

Achei interessante a pergunta, porque parecia que a pessoa estava esperando ir para Disneylândia e lá descobriu que não poderia andar em todos os brinquedos. Talvez seja uma pessoa muito jovem quem fez a pergunta, mas na realidade, é isso o que vai acontecer mesmo. No céu, vamos fazer uma coisa que gostamos de fazer na terra, que é cantar. Terá música no céu! Imagine um lugar com música vinte e quatro horas por dia, quero dizer, não exatamente vinte e quatro horas, pois na eternidade, não há mais tempo. Mas, sim, música tem o “tempo” todo no céu. Todo mundo aqui já cantou no banheiro, ou entre amigos, e vamos continuar cantando no céu, o que é uma promessa que temos da palavra de Deus. Haverá muita música!

Em Genesis nós encontramos descendentes de Caim criando os primeiros instrumentos musicais. Mas, foi Deus quem criou a música e apesar de terem sido eles que criaram os instrumentos, foi Deus quem depois, aconselhou que na adoração, no templo de Jerusalém, músicos com instrumentos musicais fossem utilizados, e isso não tinha nada a ver com Caim. Era uma adoração terrena, e as pessoas cantavam.

A música, por ser algo que Deus criou, faz parte das nossas células, da trama do corpo do ser humano, temos música dentro de nós. Tem uma experiência muito interessante que vi no Youtube, onde o cantor e compositor Bob Mcferrin, faz uma experiência num palco, que inclusive nem era um show musical, mas uma conferência de cientistas sobre a mente humana. Ele está no palco e simplesmente sem nada ter sido combinado antes, ele começa a pular como se estivesse em teclas de piano e reproduz a cada pulo, o som com a boca, pedindo para a platéia que o acompanhe. Nesses pulinhos em teclas imaginárias, ele faz algumas notas da escala pentatônica, enquanto o público o acompanha, e ele começa a cantarolar dando as notas do acompanhamento daquela melodia. Mesmo quando ele pulava em notas diferentes e que não tinham sido apresentadas, o público não errava. Isso acontece porque a música está dentro das pessoas, elas sabem instintivamente, qual a próxima nota.

Há uma passagem em Apocalipse 5:6, que fala que vamos louvar a Deus com cânticos: “E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra. E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono. E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir o seu selo; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra”.

Esses que cantam nesta passagem, são os redimidos e salvos. No céu existem diferentes criaturas, anjos, pessoas, mas apenas os seres humanos redimidos cantam. Importante observarmos isso. Não encontramos na Bíblia nem um perdido cantando, o que obviamente, é bastante compreensível, pois não há razão para cantar.

Ao contar a história do rico e Lázaro, o Senhor diz que o primeiro está reclamando - mas não cantando, - porque ele está sofrendo depois da morte, no Hades, mas os redimidos cantam. A pergunta que eu queria começar fazendo é: você vai cantar no céu depois que sair desta vida ou vai estar entre os que na verdade, farão outro som? O Senhor Jesus fala daqueles que irão para a perdição, fala que no lago de fogo haverá choro, ranger de dentes, gemido. Não haverá cântico, nem música, não haverá nada doce para os ouvidos.

Eu gosto de música e às vezes entro no Youtube, jogo o canal na tela da TV, ponho o fone de ouvido sem fio e fico escutando música. Há muitos shows e apresentações. Ontem mesmo, eu estava assistindo bandas e cantores da época em que eu era garoto na década de sessenta e que ficaram gravados na memória. São músicas que quando você escuta, lembra imediatamente onde estava e o que fazia, já que a música tem esse poder de memória. Enquanto assisto, percebo que um ou outro cantor, já morreu. Inclusive, algumas vezes, faço uma busca no Google pelo nome de uma pessoa ou banda, só pra ver como está a vida dela. Aquela cantora outrora, tão jovem e bonita, cantando com aquele vigor, hoje aparece recebendo uma homenagem do Obama, já velhinha, com mal de Parkinson, precisando de gente para segurá-la ao subir no palco.

Então você pensa naqueles que já partiram, se eles continuam cantando. The mamas and the papas, por exemplo. Quem é da minha geração conhece. Até onde eu saiba, só a mais jovem ainda está viva. Em algumas outras bandas, notamos que falta um ou outro integrante, já morreram. Cantavam tão bem, deixaram uma marca, uma música tão boa aqui na terra, não é? Será que eles continuam cantando? E você, vai cantar?

Existe uma condição para ser cantor no céu: tem que ser um redimido! O que é isso? São as pessoas que cantam, dizendo: “Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação”. Você foi comprado para Deus com o sangue de Cristo? Eu me lembro de um irmão boliviano que contou uma história, que não sei ao certo, se aconteceu com ele ou com um outro irmão. Ele estava em uma praça na Bolívia, pregando o evangelho, quando chegou um senhor e disse: - Olha, gostei muito do que você falou, mas, não concordo que minha salvação será por meio da fé em Jesus, e sim por eu ser uma boa pessoa, honesta, correta, que nunca fez mal a ninguém”. E o irmão perguntou:

— Mas você tem certeza que irá para o céu e será salvo?
— Ah sim, eu vou para o céu!
— Então você causará um grande problema lá!, - afirmou o irmão.
— Mas por quê?
— Você sabe o que fará no céu? As pessoas ficam cantando!
— Ah, então eu também vou cantar! Respondeu o senhor. Ao que o irmão logo respondeu:
— Este será o problema, pois enquanto todos estiverem cantando para Cristo “Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;” você estará cantando para si mesmo: "Digno sou de estar aqui por que fui correto, honesto, bom, caridoso, etc., etc. etc." Você será o único cantando fora da letra, porque este é o cântico dos redimidos, aqueles que foram salvos por Cristo e que podem afirmar que foram comprados com o sangue do Cordeiro.

E quanto a você? Pode afirmar que foi comprado com o sangue do Cordeiro? Talvez você tenha uma religião, tenha ido a uma igreja, a uma reunião e ali lhe disseram que se você seguir uma religião, ou alguma outra coisa, irá para o céu. Mas o evangelho não é isso, mas a Boa Nova, que Deus vendo que o ser humano não tinha a capacidade de salvar-se a si mesmo, por estar total e irremediavelmente perdido, enviou seu próprio Filho para morrer em uma cruz e levar os nossos pecados sobre si, sendo feito ali, pecado por nós, para que pudéssemos ser salvos. Este é o evangelho! “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna”.

Quando o Senhor Jesus falou que “aquele que ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”, a condição que Ele falou para estar nesse estado novo, é crer! Algo que você poderá dizer: - Eu tenho!

Certa vez um irmão contou algo muito interessante que nunca me esqueci. Havia um menino, pastor nas montanhas em algum lugar muito frio da Europa. Ele ouviu uma pregação do evangelho de um pregador que estava em uma aldeia, e que repetiu várias vezes esta passagem, usando a mão e dizendo: “quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”. Este pregador começava segurando o dedo mínimo e na sequência ia segurando os outros dedos até chegar ao polegar. Segurando firme dizia: passou da morte para a vida. O garoto saiu de lá e foi pastorear suas ovelhas. Ocorreu uma forte tempestade de neve nas montanhas e ele não voltou para casa. Então, enviaram um pessoal nas buscas a fim de procurá-lo para saberem se estava vivo, e o encontraram morto pelo frio, durante a tempestade de neve. Os que foram buscá-lo não entenderam a razão de ele estar segurando o polegar. Só depois alguém que havia ouvido a pregação daquele pregador, entendeu e explicou aos outros. Na realidade, ele havia passado da morte para a vida, o menino havia escutado o evangelho, crido, recebido a vida eterna, tido a certeza de que não entraria em condenação e passado da morte para a vida.

Se lermos a continuação da passagem de Apocalipse 5, a partir do versículo 11, vemos que há outras criaturas que não estão cantando. Estas não são redimidas, não estão perdidas necessariamente, pois nunca caíram ou foram pecadoras, mas não vão cantar. Os anjos nunca pecaram, por isso não cantam, eles proclamam ou falam, mas não cantam. Apocalipse 5:11 diz: “E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares”. E tem uma outra passagem que fala que não se pode contar o número de anjos. Eu acho que este milhões e milhões é para dizer que é um número incontável, porque tem muito mais anjos do que seres humanos.

No versículo 12 fala que esses milhões e milhares e milhares de anjos, que com grande voz, cantavam? Não! Diziam, em algumas versões, proclamavam. Eles não cantam porque não foram redimidos, portanto não sabem o que é cantar o cântico dos redimidos. “Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra e glória, e ações de graças. E ouvi a toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que estão no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra e glória, e poder para todo o sempre”. Eles reconhecem quem é Cristo, mas não cantam porque não experimentaram para si mesmos, a redenção. Não podem segurar o dedão, não passaram da morte para a vida.

Talvez seus pais estejam cantando! Pode ser que você pense que, por ter seguido irmãos em Cristo, ou pessoas cristãs nas igrejas ou algum lugar de reunião, poderia cantar, mas não! Isso é uma coisa individual, de cada um. Ninguém vai cantar com a voz do outro. Cada um dará louvor a Cristo.

Quando Deus criou todas as coisas, antes de criar o homem, vemos que é dito que os filhos de Deus rejubilavam e as estrelas cantavam. Em Jó 38:4 podemos ler: “Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-o saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?”

Alguns tem opiniões diferentes quanto a serem as estrelas da alva um, e os filhos de Deus, outros, mas eu creio que é a mesma coisa. Porque todo o capítulo faz uma dobradinha, falando de dois aspectos. A mesma coisa nessa sequência deste capítulo. De qualquer maneira, cantavam e se são os anjos da alva, lá na fundação da terra, eles cantavam e todos os filhos de Deus rejubilavam. E a Bíblia também chama os filhos de Deus de anjos. No primeiro capítulo de Jó, os filhos de Deus vieram se apresentar perante o Senhor e veio também Satanás entre eles, ou seja, ali os filhos de Deus eram anjos. Logo, se eram os anjos que cantavam, o faziam antes da criação da terra, mas não como redimidos, porque o cântico dos redimidos é específico, pois os anjos sem pecados, nunca pecaram, e os que pecaram nunca serão salvos ou redimidos. Então tanto os que pecaram quanto os que não, não sabem o que é ser redimido, e sendo assim, não podem louvar a Deus pela redenção, não podem cantar a Deus o cântico dos redimidos, assim como fazem os seres humanos que creram em Cristo e foram salvos. Nessa passagem de Jó vemos as estrelas da alva e os filhos de Deus cantando, os anjos rejubilando. De qualquer maneira, o que quero mostrar, é que a música já existia, e na Bíblia, dentre os seres humanos, o primeiro que canta é um compositor famoso, chamado Moisés, que compôs vários cânticos na Bíblia, como no livro de Salmos, por exemplo, que é um hinário, um livro de música.

Depois de terem sido libertados do Egito, da escravidão - que é uma figura da libertação do salvo, - ele sai do Egito, da escravidão de satanás e atravessa a morte, que é o mar vermelho que foi aberto, e surge do outro lado, vivo. Essa é uma figura da Redenção de cada um que tem Cristo. Em Êxodo 15:1: “Então cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e falaram, dizendo: Cantarei ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro”. Era um cântico de gratidão pelos israelitas terem sido salvos, redimidos. Outro compositor famoso na Bíblia foi Davi. Muitos dos Salmos foram compostos por ele, obviamente inspirados pelo Espírito Santo de Deus. Deve ter sido muito bonito o canto de Davi, que era conhecido por cantar e tocar muito bem a sua harpa.

Nós temos mais hinos cantados na Bíblia, por exemplo, o livro de Cantares, que é um cântico de amor.

Algumas pessoas me perguntam, como eu sendo crente, escuto música do mundo. Ora, se vejo que uma música tem uma letra romântica, que fala do amor entre um homem e uma mulher, não há razão para não ouvir, já que Cantares é um cântico de amor entre um homem e uma mulher, claro que tipificando Cristo e Israel, que seria sua esposa. Alguns usam esta passagem para tipificar Cristo e sua noiva ou igreja, mas no original é Cristo e Israel. De qualquer maneira, é um cântico de amor, de paixão e não tem nada de errado um homem uma mulher se apaixonarem. No mundo atual existem canções românticas muito mais limpas e corretas do que muita porcaria que vem com etiqueta gospel. Algumas são tão horríveis e blasfemas que fazem de Deus uma espécie de talismã. São egocêntricas, como, “Eu vou ter poder, vou arrebentar, vou conseguir, dez mil cairão do meu lado, vinte mil do outro, eu vou conquistar, Senhor faz isso para mim, eu ordeno, eu profetizo”. Algumas pessoas pensam que Deus é um servo, um súdito, que está ali pronto para atender as suas demandas egoístas, mesquinhas. Muitas letras ditas evangélica, são puro lixo! E realmente eu não aguento escutar e prefiro uma música de amor do que uma coisa que ofende a pessoa de Cristo, ofende a Deus e o coloca em uma situação de submisso às ordens humanas.

Mas onde mais vemos cântico na Bíblia? Existe um cantor que jamais alguém irá se igualar a ele: Jesus! E você pode se perguntar se Jesus cantava. Sim, Ele cantava! Quando termina a última ceia da celebração da Páscoa, Ele instituiu a ceia do Senhor, que foi a última coisa feita por Ele, então Jesus e os discípulos cantaram um hino.

Obviamente também os salmos, que eram os cânticos os quais os judeus cantavam, Jesus, como judeu aqui na terra, cantava-os também quando estava no templo e na sinagoga. Imagine que este mundo já escutou Jesus cantar. Que coisa preciosa!

E não se canta somente quando se está alegre. Pense em Paulo e Silas que cantaram com os pés presos num toco, no fundo de uma masmorra romana. E quando se fala em pés presos no toco, textos históricos explicam como os prisioneiros eram presos dessa forma, descrita em Atos dos Apóstolos. Os prisioneiros eram deitados um ao lado do outro e tinham aqueles tocos e troncos com um furo para enfiar as pernas. Na sequência abaixavam, e tinha um cadeado, uma corrente. Eles colocavam uma pessoa deitada com um pé num furo do toco, outra pessoa deitada com um pé no outro furo, e o outro pé era colocado bem longe, para que a pessoa ficasse na posição mais desconfortável e dolorosa possível. E ainda que permanecessem com os dois pés juntos, um ao lado do outro, nessa posição daria câimbra em qualquer um.

Mas, Paulo e Silas cantavam e oravam a Deus, porque sabiam que não estavam sozinhos e que no fim, seria para a glória de Deus.

Quando lemos as escrituras nas cartas dos Apóstolos, vemos que os cristãos são exortados a cantarem. Efésios 5:18 diz: “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração”. Porém, é importante chamar atenção para um detalhe: hoje existem na cristandade muitos cânticos, muitas gravadoras, muitos cantores, muitas bandas, muitos corais que cantam para uma platéia. Não vemos algo assim na Bíblia, pois eles cantavam ao Senhor e nós devemos fazer o mesmo. Eu posso ouvir o irmão ou irmã que tem uma voz bonita, mas devemos sempre entender que quem canta, o faz ao Senhor, e não a homens. Por que e para que cantar a homens? Para nos apresentarmos a eles? Não! É para o Senhor! Dando sempre graças por tudo ao nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo! Continuando o versículo 20: “Então em cânticos espirituais cantando e salmodiando ao Senhor em vossos corações”.

Encontramos também os cantos e músicas nos Evangelhos, quando o Senhor conta aquela parábola do pai e do filho pródigo que volta para casa. O que acontece quando o filho volta? Música para o filho salvo e redimido. E como nós sabemos disso? Porque em Lucas 15:20 diz: “E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças”. Havia música para alegrar aquele filho que estava perdido e fora encontrado.

Nada melhor do que cantar, fazer música! O louvor de um salvo é fruto de um coração grato. Não cantamos para receber alguma coisa. - Eu vou cantar porque Deus verá que eu canto bonito e me dará a salvação. - Claro que não! O cântico de um cristão é de agradecimento e louvor a Deus pela libertação que ele já recebeu, não há nada que uma pessoa possa fazer para ganhar ou merecer a salvação, ela pode cantar depois que recebeu, de graça, pois é pela fé: “pela graça nós somos salvos, por meio da fé e isso não vem de vós para que ninguém se glorie”.

Cantares, que citei antes, o livro inteiro é uma canção de amor. Temos neste livro, Sulamita cantando o seu amor pelo Senhor. Um comentarista da Bíblia fala que Cantares é um dos livros mais difíceis se entender e interpretar, porque é como música, que é a coisa mais fácil de se desfrutar, porém muito difícil de se explicar. Dificilmente você consegue explicar as razoes pelas quais a música toca um coração e move uma pessoa, que a emocionam. Não tem explicação, simplesmente desfrutamos disso. Cantares é um livro de uma pessoa apaixonada. Você já se apaixonou alguma vez na vida? Acho que a maioria já, e obviamente isso faz parte também daquilo que Deus colocou em nossos sentimentos, não há nada errado em se apaixonar.

Minha pergunta é: Você já se apaixonou por Jesus? Pergunto isso porque a boca fala do que está cheio o coração. Quando você conhece um cristão, uma pessoa que crê em Jesus, que foi salva por Cristo, quando ele abrir a boca para falar de Jesus, seus olhos vão brilhar por que está apaixonado. Quando alguém está apaixonado por uma pessoa, tem saudades dela quando está longe, quer ficar sempre perto, quer conversar sempre. Quando recebe uma mensagem pelo Facebook, Messenger já fica animado, quer andar de mãos dadas o tempo todo, não quer sair de perto.

Um casal apaixonado é uma das coisas mais lindas que existe, porque reflete justamente aquilo que Deus criou antes de tudo, a união entre um homem e uma mulher. Ainda quando não havia homem e mulher, Deus já estava providenciando esta união. Deus já tinha reservado para o seu Filho Jesus uma esposa, que seria a igreja depois, e que seria o conjunto de todos os salvos por Cristo. Então o amor entre o homem e a mulher, o matrimônio, foi inventado por Deus, antes mesmo de Ele criar o homem, desde a eternidade, antes de qualquer outra coisa. Olhe que maravilha são as coisas divinas!

Uma pessoa apaixonada quer saber tudo sobre seu amado, como foi sua infância, seu passado, o que fez hoje, o que pretende fazer da vida amanhã. Assim é uma pessoa apaixonada por Cristo. Quer saber tudo o que aconteceu no passado, quais são os planos de Deus, tudo que Deus está fazendo hoje, e quer saber principalmente, o que Deus tem reservado para o futuro. Daí vai às profecias bíblicas, pois uma pessoa apaixonada por Cristo quer saber tudo, e quer falar com esse que é o objeto da sua paixão: Cristo. Ela terá o desejo de orar e vai gostar de fazê-lo, vai sentir paz no coração quando ora. Como todo casalzinho apaixonado, quando um liga para o outro e gastam meia hora só para desligar: Desliga você, - não, desliga você! Porque são apaixonados e sentem prazer em estarem juntos.

Assim é a pessoa que realmente crê em Jesus, tem prazer em estar junto com Cristo, em ouvir falar de Jesus. Se você não tem prazer nisso, se é um incômodo, é porque tem alguma coisa errada. Você não está apaixonado por Cristo se ele atrapalha a sua vida, seus planos. Essa não é a pessoa que vai cantar. Quando perguntarem de Jesus a pessoa não vai responder como a Sulamita do livro de Cantares, que com brilho nos olhos falava, quando perguntavam a ela, em Cantares 5:

“Que é o teu amado mais do que outro amado, ó tu, a mais formosa entre as mulheres? Que é o teu amado mais do que outro amado, que tanto nos conjuras? - e ela responde: O meu amado é branco e rosado; ele é o primeiro entre dez mil. A sua cabeça é como o ouro mais apurado, os seus cabelos são crespos, pretos como o corvo. Os seus olhos são como os das pombas junto às correntes das águas, lavados em leite, postos em engaste. As suas faces são como um canteiro de bálsamo, como flores perfumadas; os seus lábios são como lírios gotejando mirra com doce aroma. As suas mãos são como anéis de ouro engastados de berilo; o seu ventre como alvo marfim, coberto de safiras. As suas pernas como colunas de mármore, colocadas sobre bases de ouro puro; o seu aspecto como o Líbano, excelente como os cedros. A sua boca é muitíssimo suave; sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado, e tal o meu amigo”.

Você tem esse sentimento quando fala de Jesus, seu Salvador? É com esta palpitação no coração que você fala Dele, ou é com indiferença? Conhece apenas um Jesus histórico que viveu na Palestina ou alguma coisa assim, ou Ele realmente é aquele por quem você está apaixonado?

É interessante pensar nisso, porque o amor é um dos temas da Bíblia. Primeiramente o amor de Deus. Há uma passagem que talvez seja até mais conhecida do que o Salmo 23, pois muitos já a cantaram, inclusive pessoas da música popular. Estou falando de 1 Coríntios 13. Costumamos pensar que tal cantor é um incrédulo, que nunca professou crer em Jesus, será que ele está cantando agora ou parou por ali? Um dos que cantaram e compuseram isto morreu, ele estava naquela leva de bons músicos, que partiram deste mundo. Será que está cantando?

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor”. 1 Coríntios 13:1-13

Fé e esperança vão desaparecer um dia, o amor nunca! Porque a essência de Deus é o amor, Ele é amor! E aqueles que vão cantar no céu, na presença de Cristo, saberão o que é esse amor. Fala-se muito em amor na música popular, nas novelas, nos filmes, mas será que isso que as pessoas conhecem, é amor? O amor que a fala a Bíblia, que vem de Deus, é um amor de paixão por Jesus, é um reflexo do amor de Deus em nossos corações.

João era o discípulo que Jesus amava, como ele é descrito na Bíblia, aquele que se reclinava sobre o peito de Jesus. E é ele que mais fala de amor na Bíblia. Em sua carta, 1 João 4:7 lemos: “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito. E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo. Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus. E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo. No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro”.

Como Ele nos amou primeiro, Deus entregou seu Filho para morrer por nós. No amor não há temor, porque uma pessoa que crê em Jesus não tem mais a condenação pairando sobre ela. Pode segurar o seu polegar com toda a confiança, como aquele pequeno pastor fez, ao partir deste mundo, na certeza que ia encontrar o seu Salvador.

Lhe pergunto: Você está preparado para cantar?

O Salmo 57 é muito bonito e diz, no versículo 7: “Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração; cantarei, e darei louvores. Desperta, glória minha; despertai saltério e harpa; eu mesmo despertarei ao romper da alva. Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; eu te cantarei entre as nações. Pois a tua misericórdia é grande até aos céus, e a tua verdade até às nuvens. Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; e seja a tua glória sobre toda a terra”.

Para terminar, volto a lhe perguntar: Você está preparado para cantar? Você já creu em Jesus como seu Salvador? Já recebeu o perdão de todos os seus pecados? Você já tem a vida eterna assegurada? Você tem prazer de falar com a boca cheia que quer louvar a Cristo pelo que Ele fez por você? Você está apaixonado por Jesus?

Eu espero que você saia daqui apaixonado por Ele, porque em todo crente em Cristo, percebemos, que é um apaixonado por Ele. Algumas vezes até parece louco aos olhos deste mundo, parece um bobo, um careta, porque só fala em Jesus. - Nossa! Não aguento mais aquele cara, ele só fala em Jesus!”

Simples, ele está apaixonado! Espero que você esteja também!