Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Frustracao - Mario Persona

Frustração - Mario Persona



https://youtu.be/qI8BBAIN7_0



Frustração
Mario Persona

Todos sabemos o que é ficar frustrado. Geralmente, acontece quando nós não recebemos o reconhecimento que desejávamos, aquele parabéns. "Trabalhei tanto e em tantas coisas e ninguém reparou, ninguém me agradeceu!". Essa frustração faz parte da vida humana e gostaria de falar um pouco sobre isso.

De onde vem e qual será a causa desta frustação no ser humano? Na realidade, existe em nós um defeito. As pessoas costumam dizer que o apêndice é um órgão que não tem qualquer utilidade ou função no nosso corpo. Não sou médico, mas digamos que realmente essa afirmação seja verdadeira, que o órgão estivesse ali por algum propósito, mas que tivesse perdido sua razão de existir. Semelhantemente, possuímos uma espécie de apêndice que parou de funcionar, acarretando consequentemente a frustação em cada um de nós.

A pergunta que sempre fazemos é: Por que Deus criou o homem e qual seria sua intenção nesta criação? Muitas pessoas perguntam por que, em meio a tanta miséria, dor e sofrimento, Deus criou o homem. Deve haver uma razão muito importante e boa para Ele tê-lo criado! E sim, na verdade existe. Primeiro, Deus não nos criou por se sentir solitário. Deus não disse:   Preciso criar o ser humano porque eu sou tão sozinho, preciso de companhia. Deus é suficiente em si mesmo! Além disto, Deus é Pai, Filho e Espírito Santo. Três pessoas e um Deus, sempre e por toda a eternidade. Não teve principio e nunca terá fim e sempre esteve acompanhado nesta trindade, neste círculo de amor, entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Então não foi por falta de companhia que Deus teria criado o homem, e nem por Ele ter precisado de nós para fazer alguma coisa. Aliás, se assim fosse, Deus não seria Deus, pois Ele é suficiente em tudo, perfeito em todas as coisas, é onipotente, onipresente e onisciente. Não precisa de ninguém, não precisa do homem. Deus tampouco nos criou para fazer uma cópia carbono exatamente dEle. E não poderia fazê-lo, pois estaria criando outro deus, que por definição, não seria possível pois Deus não pode ser criado.

Mas por que Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança? Ora, porque Ele quis ter comunhão com o ser humano, ao contrário dos animais como pássaros, peixes, carrapatos e pernilongos etc., e foi por isso que Ele criou o homem como um ser moral, com espírito, alma e corpo. Biblicamente, esta é a ordem, ou seja, não é corpo, alma e espírito, mas espírito, alma e corpo, ordenado por qualidade de cada parte do ser humano. Deus é uma trindade e o homem também é trino, sendo composto de espírito, alma e corpo.

Os animais possuem corpo e alma, sendo que nesta última habitam os sentimentos. Exemplo: Um cachorro demonstra alegria abanando o rabo e demonstra tristeza se encolhendo. Logo, ele tem uma alma, todavia não tem espírito. O homem foi o único ser no qual Deus soprou o espírito, e por isso o homem é imortal no sentido de deixar de existir. Ninguém será extinto.

Muitos dizem não crer em nada e acham que após a morte, tudo acaba. Grande surpresa terá quando morrer, pois, após a morte, ao contrário do que ele pensava, nada se acaba, ao contrário, começará a eternidade; o tempo sem fim! É portanto, uma grande responsabilidade, como saímos desta terra, que poderá ser para o bem ou para o mal.

Lemos em Deuteronômio 4:35:   “A ti te foi mostrado para que soubesses que o Senhor é Deus; nenhum outro há senão ele“.

Vamos partir deste princípio. Deus é único! Não há outro. Porém, existem os seres humanos e as outras criaturas criadas por Ele com algum propósito. Em Salmo 8: 3-6 diz:   “Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste. Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés “.

Esta passagem nos dá uma pista do porquê Deus criou o ser humano. Ele quis entregar a ele, de mão beijada, todas as coisas, para que fosse o administrador da criação.

Esta foi a intenção de Deus. Não por Deus não poder administrar.

Eu tenho um vídeo que é muito caro ao meu coração. Certo dia, ao visitar minha filha, seu filho mais novo, Marc, estava começando a andar, ainda com aqueles passinhos cambaleantes, segurando nas coisas. Minha filha estava tirando a louça da máquina e Marc quis ajudá-la naquela tarefa, ele pegava um prato ou um talher da máquina e entregava a minha filha, para guardar, um a um. Eu estava filmando e imaginando a hora que algo iria cair. Após o término daquilo, ele foi cambaleando até a pia, pegou um prato limpo e colocou-o dentro da máquina. Ele não entendia exatamente esse tirar e por pratos na máquina. Claro que foi gasto três ou quatro vezes mais tempo do que a minha filha levaria para tirar os pratos sozinha, da lavalouças, porém, para ela, foi muito prazeroso deixar que o seu filho a ajudasse naquela tarefa.

Semelhantemente, Deus teve este prazer quando criou o homem, dando-lhe oportunidade para participar de suas obras, como um pai e uma mãe. Deus teve prazer nisso, como diz:   „Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés “, e não apenas isso, diz também:   „E de glória e honra o coroaste“ . Não foi pouca coisa a criação do homem! Sabemos que tudo foi arruinado, como veremos mais adiante. Mas, voltemos à pergunta: Por que Deus criou o homem? Em Apocalipse 4:11 temos uma espécie de resposta que diz:  “ Digno és Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas“ .

Deus criou o homem porque quis! Esta é a resposta.

Às vezes, quando alguém lhe pergunta: Por que você fez aquilo? Você responde: — porque eu quis! Quando damos esta resposta, geralmente é porque fizemos algo errado, não é mesmo?!

Deus fez porque quis!

Nós não temos a capacidade de imaginar e enxergar quais são as razões finais deste plano de Deus. É como quando começamos a ler um romance, ou assistir um filme e paramos na metade pois estava muito chato, e chega alguém perguntando: Você leu aquele romance, ou assistiu a aquele filme? Viu que final incrível? Você responde: Não, parei na metade, pois estava meio chato! E a pessoa diz: Nossa, vá até o fim!

Em outras palavras, nunca tire conclusões antes de virar a última página! Assim é Deus, Ele ainda não virou sua última página para nós, portanto, temos que acatar a Sua vontade na criação.

Mas, para quê e com que finalidade Ele criou o homem? Uma resposta está na passagem que diz que Deus colocou as obras das suas mãos debaixo dos seus pés; do domínio e administração humana. Em Colossenses 1: 16 lemos a resposta:  “ Porque Nele“  , ou seja, em Jesus, e aqui entra o Filho de Deus, que é Deus encarnado, uma pessoa da Trindade que veio ao mundo; coisa que Deus nunca fizera, ou seja, encarnar-se homem. Todavia, o filho de Deus veio aqui, assumiu a forma humana como todos conhecem a história. E continuando o versículo em Colossenses:   „porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele“.

Algumas religiões que se dizem cristãs, mas não o são, costumam afirmar que Jesus foi o primeiro ser criado por Deus. Existe um desenho famoso de linhas e traços, onde duas mãos estão desenhando uma a outra. Um desenho impossível, pois como uma mão vai desenhar a outra? Quando a Bíblia diz que tudo foi criado por Jesus, teria sido impossível Ele criar-se a si mesmo antes mesmo de existir! Ele teria que existir! Mas se Ele já existisse não haveria razão para tal. Tudo foi criado por Ele! Eis a razão para que Deus criasse todas as coisas. Para Ele, é para Cristo!

No começo Deus colocou Adão no jardim do Éden para administrar todas as coisas, porém, quando o mesmo caiu, falhou nesta missão. Deus não deixou por menos e enviou Seu Filho que veio aqui e foi rejeitado pelos seres humanos, morrendo em uma cruz. Foi ressuscitado, exaltado à destra de Deus para depois voltar e reinar sobre todas as coisas.

Cristo é o Administrador do universo, Ele tem este direito e vai consumá-lo.

Como eu disse: a última página ainda não foi virada.

Fomos criados à imagem e semelhança de Deus para que possamos ter um relacionamento com Ele, amando, servindo e adorando-o. Porém, o homem caiu em pecado. Toda a história da malignidade na face da terra começa no Jardim do Éden, quando Deus deu uma pequena e simples ordem ao primeiro casal. Disse-lhe para não comerem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, e Eva caiu na conversa de Satanás, trasvestido de serpente, com o apelo de que eles seriam como Deus, conhecedores do bem e do mal, ou seja, independentes de Deus. Eva comeu do fruto, e logo depois, Adão fez o mesmo, partindo daí toda a ruína.

E hoje, como está aquele que Deus criou para dominar toda a criação, aquele que Deus criou „menor que os anjos de glória e honra o coroaste“? Está uma vergonha, uma caricatura daquilo que Deus tinha previsto para o ser humano! Em Romanos 1:21-25 está escrito:  “ Porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças... servindo a criatura em lugar do criador o qual é bendito eternamente“ .

Deus criou o ser humano para amá-lo, adorá-lo e servi-lo, o que aliás era Seu direito de fazer, pois, Ele é o Criador, é dono de todas as coisas. Às vezes alguém me pergunta, como o Deus da Bíblia pode ter mandado matar uma pessoa, como ordenou a Israel matar cidades inteiras? Como Ele pode fazer isso? A questão é: De onde vem o seu senso moral para achar que Deus não teve o direito de fazer isto? Afinal, há um Salmo que diz:   Toda a alma é minha  ! Deus é dono da criação! Se eu crio frangos, tenho o direito de fazer o que quiser com os mesmos, certo? Deus criou os seres humanos, portanto tem o direito sobre eles. A própria indagação de alguém ao fazer esta pergunta já demonstra o coração do homem, ou seja, não entendeu ainda que ele é um ser criado, não é dono de si mesmo. Seu dono é Deus!

Recentemente, desligaram a TV analógica no Brasil. Quem chegou em casa à noite e ligou a TV para assistir a novela, percebeu que não tinha mais nada! Sumiu a novela. Dizem que o Bombril perdeu sua utilidade, outrora era mil e uma, e agora apenas mil, não dá mais para usar o bombril na antena da TV analógica, como antigamente.

Foi mais ou menos isso o que aconteceu. O ser humano perdeu a comunicação com Deus quando pecou e hoje, apesar dele ter todas as válvulas, os transistores dentro dele, estas coisas não tem utilidade, por que não recebe mais a comunicação de Deus, perdeu este contato e não passa mais nada na tela quando o ser humano é ligado, não passa mais nada nele que venha de Deus. Assim como quem tem um aparelho de TV analógico, olha e vê apenas uma TV, se ligar, não consegue ver mais nada, não terá conexão com a estação.

Assim é o homem desde que pecou, perdeu a conexão com Deus, portanto é incapaz de se comunicar, agradar ou fazer qualquer coisa para Deus.

Então vem o problema semelhante àquele órgão no corpo, o apêndice, sem utilidade. E qual seria este apêndice? Em Mateus 25:23, o Senhor Jesus contou uma parábola dos talentos, obviamente uma figura de Deus e seus servos. Ele lhes dá tarefas, talentos, para para que os mesmos produzam e façam render os juros e correções monetárias, ou seja, um investimento. Diz assim:  “ Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor“ .

Para isto fomos criados. Para que louvássemos, adorássemos, servíssemos e atendêssemos a Deus e como retorno, Deus pudesse nos dizer: Muito bem servo bom e fiel, parabéns, fiquei contente com você! — Assim como minha filha ficou quando meu neto a ajudou a tirar os pratos. — Muito bem Marc, isso mesmo! E ele ficou todo contente!

Nós igualmente, temos esta necessidade de sermos elogiados por Deus! Porque Deus colocou em nós este apêndice. Pois, se nao existisse isso, e Deus nos dissesse: Muito bom, servo fiel. Diríamos: — Ah, para mim isto não tem valor algum!

Este apêndice que Deus nos colocou é para funcionar desta forma, para que tivéssemos este prazer de escutar de sua boca um parabéns, um bem estar, um bom e fiel servo, todavia esta conexão foi cortada! Não é mais transmitida, não pega mais este canal, não há mais conexão! E nós continuamos com esta necessidade de sermos parabenizados, sermos aceitos e reconhecidos pelo nosso trabalho e pelo que somos!

E o que fazemos então? Procuramos reconhecimento de alguma maneira, procuramos nos embelezar para a pessoa dizer: — Nossa, como você está bonito, bem vestido! Ou vamos procurar ganhar dinheiro para ouvir das pessoas: — Como você é rico! Comprou carrão novo, que bacana! É isto ai! — Vamos tentar de todas as maneiras obter o reconhecimento das pessoas.

Em nossa versão original, não estaríamos explorando a Deus para termos reconhecimento, simplesmente estaríamos servindo a Deus. Porém, nesta versão detonada que somos, de pecadores caídos, arruinados, usamos as pessoas para atender esta necessidade que temos de reconhecimento. Vamos   „amar“  as pessoas, entre aspas mesmo, pois na verdade, o que queremos é ser amados. Temos esta necessidade de ter alguém que nos ame. Logo, estaremos sempre usando os outros, e isso não é amor. O amor de Deus é diferente! Ele dá amor, não busca recebê-lo. O homem busca este reconhecimento de seu semelhante por não poder reconhecer o amor de Deus.

Em Gálatas 5 vemos versículos escritos para cristãos convertidos e salvos. E como é uma pessoa salva por Cristo? É aquela que reconhece sua condição perdida, de pecador destinado ao juízo no lago de fogo, que precisa sair desta vida salvo, ao contrário, não haverá solução depois da morte. Então quando uma pessoa reconhece esta sua condição tão urgente de obter a salvação, busca a Deus, reconhece seus pecados, clama por salvação e reconhece que Jesus morreu na cruz para salvá-la, ali derramou seu sangue para expiar, limpar, tirar os pecados daqueles que creem em Cristo. Este é o Evangelho e sua mensagem!   „Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna“ . Jesus morreu, ressuscitou e hoje está assentado à destra na majestade e nas alturas e voltará a qualquer momento para buscar os seus. A pergunta é: Você irá?

Vamos ler a passagem que fora escrita para pessoas salvas em Gálatas 5:24-26  “ E os que são de Cristo, crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências“. Ou seja, a   carne  é aquele ser arruinado, aquele homem velho, descendente de Adão. Concupiscência e paixões são tudo aquilo inerente ao ser humano caído, todavia os que são de Cristo crucificaram isso, pois Jesus ao morrer na cruz, deu um fim ao descendente de Adão, para depois, ressuscitado e exaltado aos céus, iniciar uma nova criação e linhagem, um novo homem. Os que estão em Cristo são estes novos homens.

Continuemos a passagem em Gálatas:  “ Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito, Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros “. O que ele disse foi mais ou menos assim: Agora que vocês se converteram e crucificaram a carne com suas paixões e concupiscências, não se deixem levar pelo que é inerente e natural à carne, a saber; vanglória , provocação e inveja.

Vanglória, é uma gloria que é vã, que não serve para nada. É aquela que buscamos receber dos homens. Tudo aquilo que é exaltado diante dos homens, para Deus não serve. Quando buscamos glórias dos homens, estamos buscando uma vanglória, algo que não serve para nada, seja por dinheiro, aparência, capacidade intelectual, etc. „Provocando uns aos outros“, é uma competição, onde todos estão querendo ser melhor, eu querendo ser melhor que o outro, então me esforçarei para ser melhor a fim de ganhar uma medalha, um troféu e serei reconhecido. Lembra? Reconhecimento, reconhecimento. Vanglória, provocação e inveja. E o que é inveja? — O outro ganhou o troféu, por que não eu? — Isso é inveja! Querer ser ou ter aquilo que o outro tem!

Mas estas coisas não cabem mais na vida do cristão, porque aquele apêndice que fazia dele um necessitado, um mendigo de atenção, não é mais necessário, pois o mesmo possui total atenção, amor e reconhecimento de Deus. Um salvo por Cristo pode escutar de Deus: Bem está, servo bom e fiel, muito bem, muito bem! Pela fé, Deus preparou para os salvos, que não vem de obras para que ninguém se glorie, conforme diz em Efésios 2:8:   „Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas“ . Quando atendemos essas obras, por incrível que pareça, que mesmo sendo obras Dele, Ele nos usa como instrumento, e ainda fala: bem está, servo bom e fiel, que bom, parabéns!

O cristão pode sentir-se alegre e feliz. É gostoso escutar a aprovação do seu Senhor!

Em Gêneses 11:4, os seres humanos buscaram esse reconhecimento, essa fama a nível mundial: „  Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra “. Eles queriam fazer um nome e não uma torre, quiseram reconhecimento. Então, Deus vai lá e estraga a brincadeira deles, a torre de Babel. Mas o que seria aquilo? Aquele trabalho todo! Tijolinho por tijolinho, para buscarem reconhecimento, nome, fama, vanglória.

No salmo 49:11-13 diz:   „O seu pensamento interior é que as suas casas serão perpétuas e as suas habitações de geração em geração; dão às suas terras os seus próprios nomes “. Chegam a dar seu próprio nome às suas terras! Sabemos que em nossa cidade, toda rua tem o nome de alguém. Todos gostariam de ter nome de rua, de aeroporto, uma homenagem, enfim. O problema é que a maioria das vezes, esta homenagem acontece depois de morto e não tem muito o que aproveitar, porém, o homem luta e busca esta vanglória, por isso chama-se van-glória   e continuando com o versículo:   „todavia o homem não permanece em sua ostentação é antes como os animais que perecem, tal proceder é tolice deles, assim mesmo seus seguidores aplaudem os que eles dizem“ .

Mesmo sabendo disto, seus seguidores aplaudem e os põem num pedestal, uma estátua na praça para pombos pousarem na cabeça, porque foi um grande homem. Vanglória! E não sobra nada além disto.

No Salmo 49: 18 continuam dizendo:   „Ainda que na sua vida ele bendissesse a sua alma; e os homens te louvarão, quando fizeres bem a ti mesmo “. Olhem que interessante! O sujeito ganha muito dinheiro, conquista um público imenso com suas canções, todos aplaudem, pagam para ouvir, por que ele fez bem a si mesmo. É assim que funciona o ser humano, ele tem esta necessidade, e depois tenta também pressionar a Deus por seus próprios feitos. Mas Deus não aceita nada que venha da mão do homem pecador! A obra do ímpio é pecado porque ele faz com segunda intenção, quer sempre ganhar algo.

A pessoa que decide ser boazinha a fim de ir para o céu, quer ir para o céu! Está pouco ligando para o mendigo que deu esmola. Se o mendigo não existisse a pessoa estaria em um aperto, afinal, como ela iria dar esmola sem o mendigo? Como iria fazer o bem se não existisse alguém doente? A verdade é que o homem, até quando faz o bem, é com intenção de ganhar algo em troca.

Em Gênesis 4:3-5 vemos, talvez a primeira vez, apesar de já ter acontecido antes, no Éden, uma competição. No Éden foi entre Adão e Eva, uma vez que um jogava a culpa no outro em relação ao fruto comido da árvore do conhecimento do bem e do mal. Eva culpava a serpente, Adão culpava a Eva. Ninguém quis assumir sua própria culpa e erro.

  „E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta “. Por que atentou o Senhor a Abel e para sua oferta? Porque era uma oferta de sangue! Eles devem ter escutado que no jardim do Éden, Deus matou um animal inocente para cobrir o pecado de Adão e Eva, para com a pele do animal fazer uma cobertura para ambos. De alguma maneira, Abel entendeu que isso era agradável a Deus, o sangue de um inocente, uma figura de Cristo, o cordeiro sem defeito que viria ao mundo para ser sacrificado no lugar do pecador.

E continuando a leitura do versículo:  “ Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante“ . Por que? Porque somente Abel escutou de Deus: Bem está, servo bom e fiel! E por isso, Caim chegou ao ponto de matar seu irmão, porque não recebeu elogio, por causa desta falta, deste apêndice que temos, desta TV analógica que somos por natureza e que já não pega mais nenhum programa digital! A inveja, a raiva, a carência afetiva de Caim foi tamanha, que o levou a matar seu irmão, seu concorrente que recebeu o prêmio!

Com este sentimento de inutilidade por natureza, que nos leva a correr atrás de coisas para sermos alguém nesta vida, vamos sempre buscar fama, riquezas, amor, mas como eu disse: não buscamos amor a fim de amar alguém, mas para sermos amados.

Em uma época como hoje, de internet, vemos quanta gente sai de um relacionamento para outro. Conhece um no Facebook, daqui a pouco não é mais aquele, mas um outro ou outra. É assim, porque a pessoa quer alguém que a complete. Sim, ela não quer completar o outro, ela quer ser completada por alguém! É tudo egoísmo. O ser humano é egoísta por natureza! E este não é o amor que a Bíblia fala,   pois Deus amou o mundo de tal maneira que Deu seu Filho unigênito . Deus não tomou do ser humano, mas deu o Seu Filho para morrer no lugar do ser humano. Pessoas buscam relacionamentos porque querem ser amadas, querem completar esta falta que sentem dentro de si, mas não para completar a falta do outro. Este é o amor natural do homem caído que tem este apêndice desesperado.

Então, recapitulando. Nós fomos projetados para adorarmos e servirmos a Deus, este foi o projeto inicial para o ser humano; o pecado nos tirou do ar, cortando a transmissão; viramos algo como um aparelho de TV analógico, em mundo de TV digital: não servimos para nada aos olhos de Deus. Estamos totalmente desligados de Deus por causa do pecado. Temos esta necessidade desesperada de receber afeto, reconhecimento e vivemos em função disto.

O cara trabalha a vida inteira para ser reconhecido no que faz e às vezes em um trabalho sem reconhecimento ou validade para a sociedade, no seu ponto de vista ou da família. Então, ele corre para procurar uma igreja, onde farão dele um membro, talvez, diretor de louvor. Ou ele procura qualquer coisa, uma sociedade, uma associação, algo enfim para que seja alguém. — Eu sou chefe da minha mesa, o presidente da ala esquerda do secretário do subvice. — Ele quer ser alguém, tem que ter um título, uma plaquinha na mesa. Porque isso dá status, mas é vanglória.

O que Deus fala para os que já creem, em Gálatas 5, é que não se deixem possuir de vanglória, provocando e tendo inveja uns aos outros, por que o cristão não precisa mais lutar, invejar, não precisa mais mendigar por reconhecimento, por atenção, ele já tem a atenção de Deus. Que atenção mais você quer? Você tem a atenção de Deus! Aquele que nos conhece por nome, que sabe de cada um. Você quer atenção maior do que a de Deus?

Pode acontecer de irmos a um lugar, conhecermos uma celebridade e ela te cumprimenta. Então, você diz: — Uau, nem vou lavar as mãos, o cara me cumprimentou! — Ele nem sabe quem é você, ele não está nem aí! Só foi pedir votos, se for na época de eleição, quando o sujeito cumprimenta até poste nas ruas! Ele só quer votos e benefícios para si mesmo! Você pensa mesmo que ele sabe quem é você?

Lembro-me quando trabalhava em um banco na década de 80 e um colega foi lá se cadastrar. Jânio Quadros era candidato a governador ou prefeito, não me lembro bem, e este cara deu seu sangue, virava a noite trabalhando no diretório, beijava as suas mãos: Jânio Quadros pra cá, Jânio Quadros pra lá, era só o que ele falava. Pois bem, a eleição ocorreu e ele foi eleito. Passados alguns dias, este rapaz voltou com o queixo arrastando no chão, triste, xingando o Jânio por não ter lhe dado nenhum emprego ou uma secretaria. Nada! Mesmo depois de ter suado sangue pelo homem. Claro! É assim que os homens fazem!

Mas Deus dá total atenção àqueles que são salvos. Nós não precisamos lutar, invejar, mendigar por admiração, por que fomos totalmente aceitos no Amado, que é Cristo. Deus enxerga em Cristo aqueles que creem em Jesus! Já observaram quando alguém vai tirar uma foto de uma pessoa importante, e todos os outros vão chegando perto dessa pessoa importante para ficar do seu lado na foto? Todos querem ficar perto de quem é importante.

Deus nos vê Naquele que é importante, Cristo!   „Nos predestinou para filhos de adoção, por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade “. Mais uma vez, Deus agiu por sua vontade em salvar o homem,   „para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado “.

Romanos 3 diz que não há quem busque, não há quem agrade, quem faça o bem a Deus, não há nenhum se quer, mas agora, depois de salvos por Cristo, somos feitos agradáveis em Cristo, estamos incluídos no Amado de Deus!

Mas tem um fim, a última página desta história, que é belíssima! Se você ainda não tem sua salvação assegurada por Cristo, creia agora mesmo em Jesus como seu Salvador. Não estou falando de ser batizado em uma religião; fazer-se membro de uma igreja, nada disto adianta para salvação! O batismo é uma ordenança, mas não para ser salvo. E depois que você recebe a salvação que é por graça, a justificação pela fé em Cristo, você recebe um carimbo, um selo.

Sabe quando você vai ao correio e coloca um selo em uma carta e põe na caixinha? Aquele selo garante que a sua carta chegará ao destino. Uma pessoa que crê em Jesus como seu Salvador é selada com o Espírito Santo, ela vai chegar ao céu independentemente de qualquer coisa.

— Então eu não perco minha salvação mesmo se eu cair na gandaia? — Bom, só de você já estiver pensando nesta possibilidade é porque ainda não creu em Cristo, você não conhece o valor da obra de Jesus, e o quanto Ele sofreu para te salvar, porque se conhecesse, não iria pensar nesta possibilidade, ao contrário, teria horror de pecar, e quando pecasse — porque o homem peca, enquanto estamos neste corpo falho, — se sentiria miserável, rastejando, até reconhecer e confessar seus pecados e o erro que cometeu.

Eu prometi a última página: 2 Tessalonicenses 1: 10:  “Quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que creem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós)“ .

Cristo vai se fazer admirável naqueles que Ele salvou! Todas as hostes celestiais, todos os anjos, olharão para aqueles que foram salvos e admirarão a Cristo pelo que Ele fez, pela sua obra!

Espero que hoje mesmo você creia em Jesus como seu Salvador.